sexta-feira, 24 de junho de 2011

'Fringe': Um histórico da Mitologia da Série! - por Marcos Doniseti!

Histórico da Mitologia de 'Fringe'! - por Marcos Doniseti!

(obs: Esta análise foi feita com base nos episódios das 1a., 2a. e 3a. temporadas da série)

Durante as suas cinco temporadas, produtores de 'Fringe' desenvolveram três Mitologias diferentes. Afinal, para que  fazer as coisas da maneira mais fácil, se de um jeito mais difícil também dá certo?
  • Na época da Guerra Fria, os militares dos EUA desenvolveram uma série de projetos científicos secretos com o objetivo, é claro, de derrotar a URSS.
  • Para isso, os militares contrataram os serviços de milhares de cientistas altamente talentosos a fim de trabalhar nestes projetos. Tais cientistas poderiam até possuir um emprego de fachada (como um emprego de professor em Harvard), mas seu verdadeiro trabalho se desenvolvia nestes projetos secretos.
  • Walter e Bell eram dois dos milhares de cientistas que trabalhavam nestes projetos. E eram, talvez, os dois mais talentosos e ambiciosos de todos. Na visão deles, não havia limites para o que eles poderiam fazer; Eles se consideravam verdadeiros Deuses e pouco se importavam com as consequências de seu trabalho.
  • A imensa maioria dos projetos tinha, sem dúvida, finalidade militar, como a criação de super-soldados ou de armas muito mais poderosas ou sutis, que não pudessem ser detectadas ou destruídas pelos inimigos.

  • Os maciços investimentos, da ordem de bilhões de dólares anuais, do governo dos EUA nestas pesquisas científicas levou a que alguns deles criassem empresas que recebessem as verbas a fim de levar tais pesquisas adiantes, pois como empresas particulares eles poderiam fazer coisas que uma empresa do governo não poderia, devido ao excesso de leis, de burocracia, de interferência do Congresso ou da Mídia. 
     
  • Uma das empresas criadas, por William Bell, foi a Massive Dynamic, que se tornou a maior empresa do mundo.Walter ficou de fora da empresa, provavelmente, devido ao fato de sua assistente (Carla Warren) ter morrido num incêndio (provocado pelos Metamorfos? Talvez...) em seu laboratório, o que o levou a ficar 17 anos internado no hospital psiquiátrico St. Claire's.
  • Em algum momento, durante as suas pesquisas, Bell e Walter descobriram algo inusitado, ou seja, que o nosso Universo não era o único. Era apenas mais um entre milhões de outros.
  • Como 'uma coisa leva à outra', Bell e Walter passaram à fase seguinte, que foi a de tentar descobrir alguma forma de passar de um Universo a outro.
  • Walter e Bell descobriram que, em nosso Universo, existem certos 'pontos vulneráveis', nos quais é mais fácil de se abrir uma 'janela' que permita a travessia entre os Universos.
  • Walter e Bell desenvolveram uma forma de conseguir abrir uma janela para o nosso Universo Paralelo. Com isso, eles começaram a observar o que se passava no mesmo. Lembro de um episódio no qual Walter mostra aos militares ianques a Nova York do Universo alternativo.
  • Ao mesmo tempo, Peter (nos dois Universos) tinha uma mesma doença (Hepes) para a qual não havia cura, pelo menos naquele momento.
  • Num dos momentos em que Walter estava olhando para o Walternativo trabalhando no seu laboratório, ele vê que o mesmo estava muito próximo de obter a cura para a doença de Peter. Mas, isso não aconteceu porque o Observador estava conversando com ele e acabou distraindo o Walternativo e isso impediu que a cura fosse alcançada.

  • Desesperado com o que vira, Walter decide atravessar a janela entre os Universos, sequestrar o Peter-alt e trazê-lo para este lado a fim de curá-lo. 
     
  • A abertura desta janela entre os Universos dá início a um processo de degeneração de ambos, mas no Universo Paralelo esta se desenvolve de uma maneira muito mais rápida.

  • Originalmente, a intenção de Walter, e também de Elisabeth, era a de devolver Peter, mas a morte do seu filho legítimo e a forte conexão emocional estabelecida com o 'novo' filho impediu que eles fizessem isso. De alguma forma, isso contribuiu para que Elisabeth cometesse suicídio. Porém, suspeito que este não foi o único motivo... Se a Elisabeth descobriu que Nina e Walter tiveram um caso, então isso também teria influenciado na decisão dela de se matar.

  • A decisão de não devolver Peter e a crescente degeneração do Universo Paralelo acabam desencadeando uma nova guerra, desta vez entre os Universos, pois o Walternativo descobriu o que havia acontecido e decidiu iniciar tal conflito. Para ele, era uma questão de vida ou morte, inexistindo a chance de qualquer tipo de acordo entre os dois Universos. Assim, a Guerra Fria contra a URSS ficou em segundo plano e começou uma Guerra Quente entre os dois Universos.

  • Com a crescente debilidade da URSS (e o seu futuro desmoronamento) e o aumento dos conflitos entre os dois Universos, os projetos científicos secretos passaram a ter uma nova finalidade, ou seja, a de preparar crianças para serem futuros soldados nesta guerra que será travada entre os dois Universos.

  • Desta maneira, crianças com apenas 3 anos de idade foram transformadas em cobaias de experiências secretas, feitas por Bell e Walter, com o objetivo de transformá-las em soldados que pudessem enfrentar o novo inimigo: o Universo Paralelo.

  • De alguma forma, Walter e Bell conseguiram desenvolver uma maneira de apagar da memória destas crianças os testes que haviam sido feitos com elas na infância. Por isso é que Olivia e as outras crianças, já na fase adulta, não se lembram de coisa nenhuma a respeito dos testes. O único que conseguiu preservar as memórias desta época foi o Nick Lane, mas não foi explicado o motivo disto. Os demais, inclusive Olivia, esqueceram de tudo.

  • Notem que Peter, quando criança, vivia dizendo para Walter que este não era o seu pai, pois ele se lembrava de como era a sua vida no Universo Paralelo. E as crianças, quando se tornassem adultas, poderiam 'botar a boca no mundo', denunciando o que Bell e Walter haviam feito com elas neste projeto secreto do governo. Essa preocupação, portanto, não deveria ser exclusiva de Walter e de Bell, mas do próprio governo dos EUA, que financiava todos estes projetos secretos.

  • Como resolver esse problema? Apagando as memórias das crianças e, também, a de Peter. Com este conhecimento, Bell e Walter usaram tal técnica para fazer com que o Peter se esquecesse da sua vida no Universo Paralelo e que as crianças-cobaias também não se lembrassem, quando se tornassem adultos, de nada do que haviam feito com elas.

  • David Robert Jones foi um dos cientistas recrutados para trabalhar, com Bell e Walter, nos projetos militares secretos, mas acabou entrando em conflito com os dois (em especial, com Bell, que era um tipo de mentor para ele) e passou a agir por conta própria.

    Jones decidiu usar os conhecimentos adquiridos neste período em que trabalhou para Bell e Walter para criar uma organização científica-terrorista – a ZFT - destinada a continuar as pesquisas de criação de soldados e de novas armas a fim de preparar a Humanidade para uma guerra de vida ou morte contra o Universo Paralelo, que ele sabia ser inevitável.

    As experiências realizadas por Bell e Walter estão relacionadas a praticamente tudo que vemos em  'Fringe'.
  • Assim, Jones e a ZFT transformaram o mundo inteiro em um campo de testes destas novas armas e destes novos soldados. Daí, eles começaram a promover os atos de terrorismo biológico que ficaram conhecidos como o 'Padrão'. E foi isso que levou à criação da 'Divisão Fringe', comandada por um Coronel, Philip Broyles. 
     
  • O 'Manifesto', escrito por William Bell, era a 'Bíblia' da ZFT, e a mesma dizia que a destruição da Humanidade seria provocada pelo avanço tecnológico.

  • Jones, claramente, queria matar William Bell. Este, sabendo disso, em algum momento, se refugiou no Universo Paralelo, do qual se comunicava com Nina Sharp 'eletronicamente' (foi ela quem disse isso). 
     
  • Em algum momento da realização destas pesquisas secretas, Walter e Bell também descobriram que havia como se promover viagens no Espaço-Tempo, permitindo que se viaje tanto em direção ao futuro, como em direção ao passado e, também, para Universos Paralelos.

  • Walter construiu uma 'Máquina do Juízo Final', que seria utilizada no momento em que a guerra contra o Universo Paralelo chegasse ao seu ponto culminante. 
     
  • A 'Máquina' foi feita sob medida para que apenas Peter a fizesse funcionar. Através do reconhecimento do DNA dele, pela 'Máquina', é que esta era colocada em funcionamento. 
     
  • Walter também fez com que a única pessoa capaz de desligar a 'Máquina' fosse Olivia. Por isso, o destino de todo o nosso Universo dependia apenas deles.

  • O Walternativo descobriu a respeito da construção da 'Máquina do Juízo Final' e, através dos Metamorfos (inventados por William Bell quando se refugiou no Universo Paralelo) o mesmo foi obtendo os conhecimentos necessários para construir a sua própria versão da 'Máquina do Juízo Final'.

  • Mas, o Walternativo não sabia como acionar a 'Máquina'. É que ele desconhecia o fato de que precisava do DNA de Peter para fazê-la funcionar. Isso explica porque ele não enviou algum Metamorfo para o Universo Azul a fim de obter o DNA de Peter. Ele não sabia que era preciso do mesmo para fazer a 'Máquina' funcionar. 
     
  • Para garantir que os conhecimentos necessários à construção da 'Máquina do Juízo Final' não caíssem nas mãos do Walternativo, o Walter decidiu enviá-la, através de um buraco de minhoca (do Central Park), para a Era Paleozóica, espalhando suas peças e componentes pelo mundo afora conforme certas coordenadas. 
     
  • Mas o Walternativo, que de bobo não tem nada, descobriu sobre isso também e daí mobilizou os Metamorfos, que infiltrou no Universo Azul, para descobrir a localização exata das peças e componentes da 'Máquina', a fim de conseguir montar a sua própria versão da mesma. 
     
  • Como o Walternativo desconhecia o que fazia com que a 'Máquina' funcionasse a mesma virou, para ele, um trambolho inútil. 
     
  • Era o DNA do Peter que colocava a 'Máquina' em funcionamento, mas talvez somente o Walter soubesse disso. No máximo, o Bell e a Nina talvez também conhecessem este fato. Mas este é o tipo de situação na qual quanto menos pessoas souberem das coisas, melhor.

  • Foi somente depois que a Olivia-alt foi infiltrada na Divisão Fringe do Universo Azul e teve um romance tórrido e intenso com Peter e engravidou deste que o Walternativo percebeu que o DNA do filho desta poderia ser utilizado para tentar acionar a 'Máquina do Juízo Final'. 
     
  • Peter, é claro, desconhecia o fato de que a Olivia com quem ele tinha esse relacionamento não era a 'Original', mas a 'Alternativa'. Apesar disso, ele foi muito feliz ao lado da Olivia-alt. Mas isso eu também seria... rs.

    David Robert Jones, além de ser o nome verdadeiro de David Bowie, foi um dos grandes vilões de 'Fringe'.  Afinal, seriado bom é aquele que tem vilão bom. E este foi o caso de Jones. 

  • Quando chegasse o momento da guerra total e aberta contra o Universo Paralelo, Peter entraria na 'Máquina' e destruiria com o mesmo. E isso aconteceu, em 2011. 
     
  • Porém, foi o Walternativo quem primeiro colocou a 'Máquina' para funcionar, utilizando-se do DNA do filho de Peter com a Olivia-alt para fazê-la funcionar. Por isso é que quando o Peter tentou entrar na 'Máquina', a mesma o rejeitou, pois ela já tinha sido acionada. Para a 'Máquina', é como se Peter já estivesse dentro dela. Daí, foi necessário que a Olivia (com o seu poder mental, que foi desenvolvido devido aos testes feitos com ela na infância, por Walter e Bell, e que foi intensificado com o uso do Cortexiphan) a desligasse e, somente depois disso, é que Peter pôde entrar na mesma e pôde assumir o controle dela. 
     
  • Além de destruir com o Universo Paralelo, a consciência de Peter fez uma viagem para 2026, na qual pôde ver as consequências do seu ato de 2011.

  • Depois disso, em 2026, o Walternativo decidiu criar uma organização chamada de 'Os Destruidores de Mundos', tendo Moreau como o seu 'Segundo em Comando'. Tal organização promovia uma série de atos terroristas com o objetivo de destruir com o Universo Azul. Na verdade, este se encontrava em acelerado processo de degeneração e seu colapso era apenas uma questão de tempo. 
     
  • O Walternativo estava apenas tentando acelerar o processo de destruição do Universo Azul, além de dar vazão ao seu desejo de vingança, é claro. Aliás, penso que isso era mais desejo de vingança do que a vontade de acelerar qualquer coisa, pois a destruição do Universo Azul, no fim das contas, era inevitável, mesmo. Para o Walternativo, a questão era pessoal.

  • O Walternativo de 2026 também decidiu vingar-se de Peter, matando o que este mais amava: Olivia. 
     
  • Desesperado com o que a sua consciência vira em 2026, Peter retorna para 2011. Porém, e como o Walter lhe explicou, não havia como alterar o passado (as leis da Física não o permitem). Mas, era possível voltar para 2011 e tomar uma decisão distinta daquela que ele havia tomado anteriormente. Tanto Walter, quanto Peter, dizem que gostariam de voltar ao passado e tomar decisões diferentes das que tomaram e que estavam arrependidos do que haviam feito.

  • Com a volta de Peter para 2011, a fim de tomar uma decisão distinta da anterior, criaria-se uma nova realidade, um novo futuro, no qual o Universo Paralelo não seria destruído. E foi isso o que Peter fez. 
     
  • Durante a permanência de sua consciência em 2026, Peter percebeu que o destino dos dois Universos estava ligado e que a salvação de um deles dependia da salvação do outro. 
     
  • Por isso é que quando Peter voltou para 2011, ele decidiu criar uma série de buracos de minhoca que ligam os dois Universos e que desembocam, todos, na ponte que ele criou e que interliga os dois Universos. Ele também fala para os sobreviventes que era necessário que eles trabalhassem juntos para resolver os problemas que os dois Universos enfrentavam. Logo depois que Peter some e deixa de existir, Olivia repete exatamente as mesmas palavras dele. 
     
  • Quando Walter e Peter decidiram que este retornaria para 2011, ambos sabiam que Peter iria desaparecer da história e que ele não existiria na nova realidade que seria criada. Afinal, foi a travessia do Universo, por Walter, a fim de salvar o Peter-alt, que desencadeou todo este processo de auto-destruição dos dois Universos. Eles concluíram que a melhor maneira de impedir isso era eliminando o Peter da história. E assim foi feito. Peter se sacrificou para salvar os dois Universos e impedir a morte da sua amada, Olivia. 

    September: Um Observador que simpatiza com a Humanidade e que, na temporada final, procurou ajudá-la a recuperar o controle sobre o planeta. 
     
  • Ella pergunta a Walter, no episódio final, que 'não existem finais felizes hoje em dia, não?' e ele diz que não. É claro que não: É que para salvar os dois Universos, alguém terá que ser sacrificado. Se não for Peter, será Walter ou, então, Olivia. 
     
  • Lembro-me de uma frase em 'Arquivo-X' que dizia algo como: “Para que algo sobreviva, é preciso sacrificar alguma coisa”. Então, alguém sempre terá que desaparecer da história para que os demais possam se salvar. Este será o Herói. No final do terceiro ano, de 'Fringe', Peter foi o Herói. 
     
  • Foi por isso que o Observador disse, no episódio final, que Peter 'nunca existiu'. De fato, naquela nova realidade que o próprio Peter criou, e na qual os dois Universos estão interligados, ele nunca existiu, mesmo, pois se existisse os dois Universos (e também a Olivia, é claro) estariam condenados. 
     
  • Como existem infinitos Universos Paralelos e as viagens no Espaço-Tempo são possíveis e são do conhecimento de Walter, então há várias maneiras pelas quais um Peter (destes Universos ou de outra realidade alternativa) possa entrar na história novamente.

  • Walter criou uma máquina que permite justamente isso, viajar no Espaço-Tempo. Foi essa máquina que ele escondeu nos cofres de vários bancos e cujos números (233, 377, 610, 987, 1597) são parte da sequência de Fibonacci. E foi essa máquina que permitiu a Jones se teletransportar da prisão alemã para os EUA. Tal máquina, porém, estava incompleta, pois a peça do cofre de número 1597 não foi roubada pela ZFT. Isso talvez explique porque Jones adoeceu tão gravemente após se teletransportar e porque ele conseguiu viajar apenas no Espaço, mas não no Tempo. 
     
  • Quando Peter retornar para a história, estará sendo criada uma nova realidade alternativa, diferente de tudo o que já vimos na série. Por isso é que, daí em diante, as tramas irão se desenvolver de maneira bem distinta daquilo que vimos, até o momento, em 'Fringe'. 
     
  • A questão é: Como Peter irá retornar? Através da memória de algum dos personagens, as Olivias e Walter em especial? Ou então através do imã de almas? Ou ainda, algum Peter de outro Universo entrará na história? Ou então os Walters e as Olivias, ou alguns deles, farão alguma viagem no Espaço-Tempo a fim de voltar ao período anterior à morte do Peter do Universo Azul com a cura da sua doença e, assim, poderão salvá-lo? Não sabemos. Vamos ter que esperar pela quarta temporada para ver qual a solução que os roteiristas irão adotar para resolver esta situação. 
     
  • De certa maneira, o que teremos daqui em diante é uma nova série, embora com as mesmas características fundamentais, com a mesma essência. A série foi, literalmente, 'virada de pernas para o ar' e reinventada pelos roteiristas no final do 3o. Ano. E a 4a. Temporada tem tudo para ser excelente. 
     
  • Então, que venha logo o quarto ano de 'Fringe'!

Nenhum comentário: