sábado, 11 de junho de 2011

A Linha do Tempo Contínua em 'Fringe'! - por Marcos Doniseti!


A Linha do Tempo Contínua em 'Fringe'! - por Marcos Doniseti!

Durante as três primeiras temporadas de 'Fringe' vimos os fatos se desenvolverem em dois Universos, ao mesmo tempo e na mesma época: o Presente.

Somente no final da 3a. Temporada é que tivemos, primeiro, a criação de uma ponte ligando os Universos e que permite que os habitantes de ambos passem de um para o outro através dos buracos que o Peter criou e que desembocam na ponte.

Mas, no final da terceira temporada, os roteiristas introduziram um novo elemento nesta Mitologia, que foi o de viagens no tempo.

Em 'The Day We Died' vimos Peter se deslocar para o futuro, 15 anos à frente, para 2026. E neste futuro o Universo Alternativo já não existia mais, pois tinha sido destruído pelo Peter em 2011, quando o mesmo entrou na Máquina e a usou para aniquilar com o Universo Paralelo. E em 2026, o Walternativo matou a Olivia, vingando-se de Peter por este ter destruído com o seu Universo.

Mas, em 2026, Walter convenceu Peter de que era possível voltar no tempo e mudar este futuro. E é exatamente isso o que Peter faz. Ele volta a 2011 e, em vez de destruir com o Universo Alternativo, ele une os dois Universos através de uma série de buracos de minhoca que desembocam naquela ponte.

Portanto, o futuro que vimos em 2026 já não existe mais, pois Peter tomou uma decisão diferente quando retornou para 2011. Ele construiu a ponte e uniu os dois Universos em vez de destruir com o Universo Alternativo.

Logo, a paritir deste momento, os destinos dos dois Universos estão inteligados. O que acontecer com um, também ocorrerá com o outro.

O problema é que ao fazer isso, Peter criou uma nova realidade e, nesta, ele nunca existiu.

Fica bem claro no diálogo que Walter e Peter travam em 2026 sobre a possibilidade de voltar no tempo e, assim, de modificar o destino dos dois Universos, que eles sabiam muito bem que Peter iria desaparecer da história. Este era o preço a ser pago para dar aos dois Universos a chance de continuar existindo.

Walter e Peter sabiam muito bem que esta seria a consequência da iniciativa de alterar o futuro: Eles criariam uma realidade na qual o Peter não existe.

Peter, assim, se sacrifica em benefício dos bilhões de moradores dos dois Universos. E é exatamente isso que caracteriza um Herói, certo?

De certa maneira, uma das histórias de 'Fringe', nestas três temporadas, foi a de acompanhar o processo de transformação de um Peter 'picareta' e envolvido em sabe-se lá quantos tipos de golpes, um típico malando egoísta que não dava a mínima para os outros (nem com o Walter ele se importava), em alguém que abre mão da sua própria existência para tentar salvar a todos, ou seja, em um Herói.

Porém, ao fazer isso (fazer Peter viajar no tempo), surgiu uma nova possibilidade de solução para se impedir a destruição dos dois Universos e, até, de trazer Peter de volta à história. E não se trata mais de viagens a Universos Paralelos, mas de viagens no tempo.

Vejam o caso da Olivia: No presente ela está mais viva do que nunca e em duas versões: a deste Universo e a Alternativa.

Mas, em 2026, vimos a Olivia do futuro, que foi assassinada pelo Walternativo para poder se vingar do Peter. Porém, este futuro não existe mais, pois Peter o modificou quando voltou para 2011.

Porém, o mais importante é isso: Além da Olivia do Presente, vimos que existe a Olivia do Futuro. E é claro que o mesmo vale, também, para o Passado.

Então, devem existir, pelo menos, três versões de nós mesmos em um mesmo Universo: a do Passado, do Presente e do Futuro.

Portanto, a partir de agora, talvez desenvolva-se, em 'Fringe', um conceito de Tempo radicalmente distinto daquele que nós conhecemos, que é o linear ou cronológico, onde Passado, Presente e Futuro existem de forma separada.

A nova ideia que surgiu no final do terceiro ano de 'Fringe' foi a de que o Tempo é contínuo e, logo, Passado, Presente e Futuro existem ao mesmo tempo.

É por isso que existem (pelo menos) três versões da Olivia em um mesmo Universo. E é claro que devem existir três versões do Walter, da Astrid, da Ella, da Rachel e do Peter, é claro.

Quantos Peters apareceram em 'Fringe' até o momento? O deste Universo, que morreu quando criança, o do Universo Alternativo, que foi sequestrado pelo Walter, e o Peter de 2026, do Futuro.

Bem, apareceram três Peters, até agora, certo? Mas podem existir 6: 3 em cada Universo. Logo, existem pelo menos mais 3 Peters que podem vir a aparecer na série futuramente.

Aliás, questionado a respeito de como fariam para promover a volta de Peter à série na quarta temporada, os roteiristas disseram que isso é possível por que existem vários Peters. Pelo menos seis, provavelmente.

A questão é: Qual destes outros três Peters aparecerá na quarta temporada de 'Fringe'?

Dependendo da escolha que for feita, o rumo que a série tomará será completamente diferente.

Uma possibilidade, por exemplo, é que Walter volte no tempo, quando o Peter deste Universo ainda não havia morrido. Como ele conhece a cura da doença de Peter, ele poderá usar (no passado) este conhecimento para salvá-lo. Com isso, Peter retornará a história, anulando-se o seu desaparecimento.

A cada mudança que fazemos na história determinamos a criação de uma nova realidade. O próprio Walter já falou sobre isso em um episódio, no qual explicou para Peter, Olivia e Astrid que o Tempo pode ser contínuo e não linear.

Começa logo, 4a. temporada!

Obs: Alguns fãs da série disseram, na principal comunidade do seriado no Orkut, que Peter não teria viajado fisicamente no tempo e que apenas a sua consciência teria feito isso.

Mas, mesmo isso não anula a idéia de que viagens no tempo, mesmo que com a consciência e não com o corpo, sejam possíveis (pelo menos em 'Fringe').

Além disso, Walter disse, no episódio final da 3a. temporada, que foi o responsável por construir a Máquina e que a enviou, desmontada, para a era Paleozóica. Assim, a Máquina realizou uma viagem no tempo.

Portanto, foi lançada a idéia, sim, no final do 3o. ano de 'Fringe', de que viagens no tempo são possíveis.

Vamos aguardar, agora, para ver como essa idéia irá ser explorada na 4a. temporada.

Nenhum comentário: