segunda-feira, 4 de julho de 2011

Primeiro show do Clash completa hoje 35 anos!

Primeiro show do Clash completa hoje 35 anos

 por THALES DE MENEZES - da Folha de S.Paulo

Duvide de qualquer relação das cinco ou dez melhores bandas da história que não incluir o Clash. Começou punk e se tornou uma mistureba de gêneros musicais. Acabou em 1985 e ainda hoje influencia a molecada.

É o tal começo punk que faz aniversário hoje. No dia 4 de julho de 1976, o grupo abriu o show dos Sex Pistols em Sheffield, na Inglaterra.

Com dois meses de ensaios, não foi nada sensacional, a ponto da banda só arriscar uma segunda apresentação cinco semanas depois.

O grupo começou a ensaiar como quarteto, com Mick Jones e Keith Levene nas guitarras, Paul Simonon no baixo e Terry Chimes na bateria. Um mês depois, Joe Strummer entrou para o Clash e fez a diferença.


David Handschuh - mai.81/Associated Press
A partir da esquerda, Mick Jones, Joe Strummer, Topper Headon e Paul Simonon, do Clash, em 1981
A partir da esquerda, Mick Jones, Joe Strummer, Topper Headon e Paul Simonon, do Clash, em 1981

Após a apresentação em Sheffield, Jones e Strummer se firmaram como o núcleo criativo, escrevendo as canções e dividindo os vocais.

Simonon só ficou no Clash pela grande amizade com Jones, porque nem tocar baixo ele sabia naquele início.

No primeiro ensaio, ao ver as seis cordas da guitarra de Jones e as quatro em seu baixo, ele teria perguntado: "Por que a sua tem seis e a minha tem quatro?".

Levene deixou o grupo, enciumado pela aproximação de Jones e Strummer. Na capa do primeiro disco, "The Clash" (1977), apenas o trio Strummer, Jones e Simonon aparece na capa. Chimes, o baterista, não gostou e saiu da banda pouco depois.

As músicas políticas são incisivas, como "Police & Thieves", "I'm So Bored with the U.S.A.", "White Riot" e "London's Burning".

Jones chama outro amigo para a bateria, Topper Headon. Com essa formação, o grupo gravaria clássicos como o LP duplo "London Calling" (1979), o triplo "Sandinista!" (1980) e seu álbum mais bem-sucedido em vendas, "Combat Rock" (1982).

Este tem seus maiores hits, "Rock the Casbah" e "Should I Stay or Should I Go."

Brigas e problemas com drogas separaram a banda. E não tem volta. Strummer morreu de infarto em 2002, aos 50 anos, fechando de vez a história do Clash.

Link:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/938362-primeiro-show-do-clash-completa-hoje-35-anos.shtml

Nenhum comentário: