sábado, 22 de dezembro de 2012

'Fringe' - 'Anomaly XB-6783746' mostra que Observers tiveram origens diferentes! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - 'Anomaly XB-6783746' mostra que Observers tiveram origens diferentes! - por Marcos Doniseti!



Em 'Fringe', a idéia de Tempo é diferente daquilo que a maioria das pessoas acreditam, não havendo distinção entre Passado, Presente e Futuro. 
Walter está mudando de comportamento, ficando cada vez mais parecido com o 'velho Walter' e somente Peter consegue controlá-lo. Até quando isso será possível? 


Uma das informações mais importantes que o novo episódio de 'Fringe' revelou foi mostrar que os Observers que vimos no seriado, até o momento (o do grupo de December e o de Windmark) tiveram, de fato, origens distintas e isso ajuda a entender porque eles são tão diferentes.


Logo no começo do episódio já há uma confirmação disso quando Peter, ao verificar a base da nuca do Observer-Criança, nota que ele não tem o aparelho que os Observers do grupo de Windmark possuem em seu cérebro e que lhes dá os poderes dos quais fazem uso para impor a sua vontade e dominar a Humanidade do século XXI. 


Portanto, ele pertence a um grupo distinto de Observers, o que explica porque os dois grupos tem características, habilidades e poderes distintos. 


Posteriormente, como a Nina afirmou, os Observers de Windmark podem ter origem humana, mas são mais parecidos com 'lagartos evoluídos', pois as características destes é que estão presentes entre estes grupos de Observers, como o fato de que eles não conseguem amar, sonhar ou contemplar a beleza. 


Obs: Um dos símbolos de 'Fringe' é a cauda de um lagarto no qual temos uma sequência numérica (a sequência de Fibonacci) e a letra grega Phi. Isso é 'Fringe'...


Já os Observers do grupo de December são os 'humanos do futuro', tal como o próprio September informou ao Peter (na 4a. temporada), mas que preservaram uma dose maior de Humanidade, como vimos ao longo do seriado, com August se apaixonando por uma estudante, September ajudando a Humanidade a lutar contra Windmark e, agora, com o Observer-Criança chorando. Estas são manifestações e sentimentos que nunca vimos no grupo de Observadores liderado por December. 



Walter criou um portal que permitiu atravessar Universos e isso desencadeou uma série de acontecimentos nefastos para a Humanidade. Agora, ele enfrenta as consequências do que fez, tentando consertar o estrago.

No início do episódio, vimos que Olívia tenta estabelecer uma conexão com Michael (o Observer-Criança), mas não consegue, mesmo tentando lembrá-lo de que ele a havia ajudado a resolver um caso antigo (o do 'Artista', no episódio 'The Inner Child') e que havia estabelecido uma conexão emocional com ela naquela época. Walter perde a paciência com o garoto por isso, mas mesmo assim este se mantém impassível. 

Posteriormente, iremos descobrir que não é o garoto que tem que estabelecer essa conexão emocional, mas Walter. E é essa conexão que irá ajudá-lo a entender a ligação entre tudo o que aconteceu (a tentativa de curar Peter, o salvamento deste por September, etc) e os fatos que se desenvolvem em 2036. 


Assim, novamente vemos que são as ações de Walter que estão relacionadas com o desfecho da trama do seriado. 


Esse episódio também aponta para a possibilidade da existência de uma realidade alternativa para a Humanidade, na qual September aparece como um ser humano normal e não como um Observador. 


Desta maneira, nesta realidade alternativa, os Observers não existiriam... 


Resta saber o que é preciso que tenha acontecido (ou o que não tenha acontecido...) na história da Humanidade para se chegar nesta realidade alternativa: Walter não ter atravessado para o Universo Vermelho? Ou o próprio September não ter interferido no processo de cura do Peter pelo Walternativo? Ainda não temos a resposta para isso. 


Porém, uma possível explicação é a de que September estaria tentando quebrar com um processo de interminável repetição dos acontecimentos no Tempo. No livro 'O Fim da Eternidade', de Isaac Asimov, vemos que um Técnico '(Andrew Harlan, um Eterno...) tenta acabar com a Eternidade, devido à qual o desenvolvimento da espécie humana se dá de forma controlada e limitada (pelos Eternos). 


E se, em 'Fringe', September está tentando fazer a mesma coisa, ou seja, quebrar com esse Loop Infinito no qual a Humanidade estaria presa e que, para conseguir isso, ele precisaria da colaboração de Walter, Peter e Olívia? 



September, com as suas ações desastradas, pode ter ajudado a criar os problemas que a Humanidade enfrenta atualmente. E ele, tal como Walter, também está tentando consertar os seus erros. 

Isso explicaria porque September sempre procurou ajudar e proteger os três, procurando conhecê-los melhor e também porque sempre mostrou uma simpatia pelos seres humanos. Até porque, como membro do grupo de Observers liderado por December, September estava impedido de interferir na evolução da Humanidade. 

Logo, September deve ter percebido que somente com a colaboração de Walter, Peter e Olívia é que ele poderia atingir o seu objetivo. Assim, September seria o Andrew Harlan de 'Fringe'. 


A conferir...


Como não conseguem, no início, estabelecer essa conexão com o pequeno Observador, Olívia pede a ajuda de Nina, que acaba descoberta por Windmark como sendo uma 'traidora'. E para proteger e salvar o Observer-Criança e a Resistência, Nina acaba se sacrificando, cometendo suicídio. Ela é mais uma que morre na luta contra os Observers de Windmark, tal como já havia acontecido com Etta.


Porém, antes de sua morte, Nina teve uma atuação importante, levando os três e o pequeno Observer para um laboratório secreto da antiga Massive Dynamic, e que era usado pela Resistência, o que deixou a Olívia surpresa, pois pensava que a empresa não possuía laboratórios secretos.


E ela explica para Peter que, qualquer que seja a decisão tomada por Walter no futuro (se irá ou não retirar novamente os pedaços do seu cérebro) implicará num custo elevado para eles (Peter, Olívia e para o próprio Walter, é claro). Se não retirar este pedaço do cérebro, a personalidade do 'velho Walter' poderá se tornar dominante e se ele fizer tal cirurgia, os resultados para Walter também poderão ser trágicos, com ele jamais conseguindo se recuperar de tantas intervenções feitas em seu cérebro. Tal dilema será fundamental, inclusive, para a conclusão da trama. 


Inclusive, em algumas cenas deste episódio, como naquela em que ele se refere ao pequeno Observador como sendo apenas um indivíduo, sem o chamar pelo nome (Michael), vimos o 'velho Walter' em ação. Foi necessária a intervenção de Peter para trazer o 'novo Walter' de volta. Mas até quando Peter conseguirá fazer isso? 


E neste episódio vimos, novamente, a conexão entre os acontecimentos do Passado e do Futuro na trama do seriado, como naquela cena em que os Observers usam o vidro para descobrir o que Nina havia falado em sua conversa com Olívia. 


Em um episódio antigo de 'Fringe' (The Road Not Taken, 1x19) vimos Peter se utilizar dessa mesma técnica, embora sem o mesmo grau de sofisticação, é claro. 



No episódio 'The Road Not Taken',Walter explica sobre a criação de realidades alternativas. Será esta a solução para derrotar e aniquilar com os Observers de Windmark?
E Olívia volta a sofrer pela morte de Etta, ao ver um cartaz dela novamente. E com Peter não é diferente, é claro. 

Quando chegam ao laboratório secreto, vemos que há grandes quantidades de Oxigênio e de Nitrogênio no local. Isso indica que ambos serão usados para se promover alguma alteração na atmosfera da Terra e que isso fará parte do plano de ataque para derrotar Windmark e o seu grupo.


E no laboratório também são encontrados vários corpos de Observadores mortos que foram estudados por Nina e pela Resistência, mas sem que isso permitisse descobrir muito mais sobre eles.


Nina sugere que se utilize um estimulador neural (tal como Walter fez com o mesmo Observer-Criança em 'The Inner Child') para poder ler os pensamentos de Michael, mas isso não dá certo. 


Assim, novamente o passado de 'Fringe', da 1a. temporada, se conecta com os fatos desta 5a. e última temporada da série. 


Enquanto isso, Windmark tenta descobrir quem está ajudando Nina, mas isso permite que Walter, Peter, Olívia e Nina tenham tempo suficiente para conseguir se conectar com a mente de Michael. 


E tal como aconteceu em 'The Inner Child', é novamente Olívia quem tenta estabelecer uma conexão emocional com Michael, mas isso não dará certo desta vez, pois não é ela que está no centro da trama desta 5a. temporada, mas Walter. 


E quando se coloca o estimulador neural em Michael, confirma-se que ele é um tipo diferente de Observador, sendo que o mesmo processa as informações de uma forma inteiramente distinta quando comparado com os Observers do grupo de Windmark. Nina, espertamente, sugere que, para se conectar com ele, deve-se permitir que Michael penetre em suas mentes e não o contrário. 


Além disso, e como já vimos no episódio anterior, 'The Black Blotter', são as pesquisas feitas por Walter quando era o cientista arrogante, que desejava ser como Deus, que estão relacionadas aos acontecimentos atuais. Então, é com ele que Michael quer e deseja estabelecer uma conexão emocional e não com Olívia. 


Pelo que vimos no episódio anterior e neste, Walter é o fator-chave que vai determinar se os Observers poderão ser derrotados ou não (ou seja, a forma como a série irá se encerrar) e não Peter ou Olívia, e me parece que Michael sabe disso. 


Aliás, penso que isso é totalmente coerente com tudo o que foi mostrado no seriado nesta temporada, e também nas anteriores, pois todas as tramas de 'Fringe' estão diretamente relacionadas com as pesquisas feitas por Walter e William Bell. 


E é justamente por isso que é tão importante saber qual o Walter que será vitorioso, se o 'velho' ou o 'novo'. O final da trama (e da série, é claro) irá depender de quem for vitorioso nesta batalha que se trava dentro da mente e da alma de Walter. 



De que maneira o Observer-Criança irá ajudar a Humanidade a derrotar os Observers liderados por Windmark?

E Walter vai mostrando, aos poucos, um comportamento cada vez mais parecido com o do 'velho Walter'. Tivemos vários exemplos disso, como:

a) Quando ele se referiu a Michael como sendo um indivíduo;


b) Quando ele se irritou com Astrid quando esta os orientava sobre como invadir o Ministério da Ciência, onde estavam o ECOG e o adaptador neural dos quais precisavam para se conectar com Michael. 


Nas duas ocasiões, Peter teve que intervir para acalmá-lo e poder mudar a sua postura. Mas, até quando Peter conseguirá controlá-lo? Não sabemos...


E o interessante no caso de Michael é que a primeira pessoa com a qual ele estabeleceu uma conexão emocional mais forte foi Nina. Inclusive, ele chegou a tocar no rosto dela e supõe-se que ela deve ter tido alguma visão em função disso. Penso que Nina tenha tido uma visão de como ela mesma iria morrer. 


E quando Nina é interrogada por Windmark, descobrimos que o 'Observer-Criança' é uma anomalia genética, ou seja, é um Observador com características distintas das dos demais Observers e que o mesmo havia desaparecido na época em que eles viviam. E somente agora é que Windmark descobriu onde ele se encontra. 


A questão é: Porque Windmark se preocupa tanto com o 'Child Observer'? 


Talvez porque ele seja o Observer que dá origem a uma nova linha de Observadores, ou seja, ao grupo de December. E estes, como já vimos, possuem características, poderes e habilidades distintos dos Observers do grupo de Windmark, como o fato de poder viajar pelo Tempo-Espaço e, assim, saber tudo o que acontece (no Passado, Presente e Futuro), poder que o grupo de Observers liderado por Windmark não possui. 


E se foi esse 'Observer-Criança' que deu origem a essa linhagem de Observers, então isso explicaria o motivo dele gerar tanta preocupação para Windmark. E isso explicaria porque ele precisa ser protegido.  


Então, o papel de Peter, Walter, Olívia, Nina seria, justamente, o de proteger o 'Observer-Child', porque talvez ele seja o outro fator-chave (além de Walter, é claro) que pode impedir o domínio da Terra pelos Observers do grupo de Windmark. 


Afinal, porque o Observer-Criança teria 'desaparecido', assim, misteriosamente? Com certeza, porque ele é muito importante para o desfecho da trama e, por isso, precisava ser protegido. 


Isso é reforçado pelo fato de que ao ver que Nina morreu, o 'Child Observer' chora, demonstrando a sua capacidade de se emocionar e de sentir empatia pelos seres humanos, algo que também acontecia com September. 


Logo, o Observer-Criança seria duplamente importante: 


a) Porque ele era uma anomalia genética, talvez Michael também fosse o primeiro Observador da linhagem que gerou o grupo de December, que possuía empatia pelos seres humanos e que, portanto, ainda conseguia preservar a capacidade de se emocionar, algo que é visto como uma fraqueza pelos Observers de Windmark. 


E como já vimos, os Observers do grupo de December nunca fizeram nada que prejudicasse aos seres humanos, por qual nutriam uma empatia muito forte. 

Logo, salvar Michael seria a única maneira de impedir que essa linhagem de Observers desaparecesse. 


Desta maneira, ele teria sido escondido na Terra do século XX para garantir que Windmark não soubesse onde ele estava. E isso permitiria que o grupo de Observers liderado por December pudesse ter a sua existência garantida;


b) Vivendo na Terra do final do século XX e início do século XXI, ele estabeleceria contato com os seres humanos, fazendo uma aliança com os mesmos, e os ajudaria a derrotar o grupo de Windmark. 


Com isso, os Observers do grupo de Windmark seriam eliminados da história e tanto a Humanidade do século XXI, como os Observers da linhagem de Michael seriam salvos, modificando-se o Destino dos seres humanos, tanto os do presente (a Humanidade do século XXI), como os do futuro (os Observers do grupo de December). 



Neste episódio, vimos Nina Sharp se sacrificar, para impedir que Windmark descobrisse onde está o  Observer-Criança e permitir que o plano para derrotar os invasores tenha continuidade.

Assim, neste momento, tudo indica que são os papéis desempenhados por Walter e pelo Observer-Criança que farão a diferença na história. 


Walter porque, com a sua genialidade, poderá ajudar, e muito, a destruir com os Observers do grupo de Windmark. E o Observer-Criança porque também teria um papel importante a cumprir nessa tramam, ajudando os seres humanos e garantindo a continuidade da existência do grupo de Observers ao qual ele, como uma anomalia genética, teria dado origem. 

Neste caso, tanto o Destino da Humanidade do século XXI, como o dos Observadores da linhagem de Michael. 


No livro 'O Fim da Eternidade', um Eterno (o técnico Andrew Harlan) envia um ser humano para o século errado e impede que ele faça uma descoberta que iria gerar a criação da Eternidade. 


Com isso, a Eternidade deixa de existir naquela realidade (há realidades nas quais ela existe, outras onde ela nunca existiu e ainda realidades nas quais ela existiu e, depois, deixou de existir). 

Em 'Fringe', talvez o envio do Michael para o século XX tenha um objetivo parecido, ou seja, o de criar uma nova realidade, na qual os Observadores do grupo de Windmark não venham a existir. Assim, seria possível salvar tanto a Humanidade do Presente (a do século XXI), como a do Futuro (a dos Observers do grupo de December). 


Desta maneira, modifica-se o Passado e cria-se uma nova realidade e, é claro, um novo Futuro. 

Isso já foi feito anteriormente na série, por iniciativa de Walter, Peter e Olívia, mas não deu certo, quando Peter entrou na Máquina e criou um futuro no qual o Olívia era assassinada e os dois Universos acabavam destruídos (final do 3o. ano). 


Depois, ele voltou, criou uma nova realidade, na qual conectava os dois Universos para que trabalhassem juntos na resolução dos seus problemas, mas isso também acabou não dando certo (final do 4o. ano). 


Talvez, agora, com a importante ajuda de Michael, isso possa vir a funcionar. 



Cartazes de Etta fazem Olívia e Peter sofrer, mas os estimula a continuar lutando contra aqueles que a mataram. 

Bem, mas tudo isso são meras conjecturas e que poderão vir a se confirmar ou não. Vamos aguardar. 


Com relação à morte de Nina, isso elimina a possibilidade dela fazer a cirurgia de retirada de parte do cérebro de Walter, e que ela havia prometido que faria depois que os Observers de Windmark fossem derrotados. Sem Nina Sharp, não há como fazer essa cirurgia e o 'velho Walter' ganhou caminho livre para se impor. Até agora, somente a presença de Peter consegue mantê-lo dentro de certos, digamos, 'limites humanitários'. Mas fica a dúvida se ele conseguirá continuar fazendo isso. 


Ao ver que Nina morreu, o 'Child Observer' chora, demonstrando a sua capacidade de se emocionar e de sentir empatia pelos seres humanos, algo que também acontecia com September e os demais Observadores deste grupo. 


Depois, vimos Michael se ligar à mente de Walter, fazendo com que este se lembrasse de tudo o que havia acontecido na Timeline original, que foi a das três primeiras temporadas da série.


E neste momento vimos September (que descobrimos ser Donald), mas como um ser humano normal (com cabelo, inclusive). 


Que imagem seria essa? Para mim, talvez seja a de uma realidade alternativa, que seria aquela que a Humanidade deveria ter seguido caso o próprio September não tivesse interferido no destino dos dois Universos ao impedir, de forma involuntária, a cura de Peter-alt pelo Walternativo. 


Outra possibilidade é a de que September foi para o passado e, de alguma forma, reverteu à condição humana 'normal', de um não-Observador, e deixou Michael para ajudar a Resistência. 

Mas isso já é motivo para outro texto, que irei publicar na sequência. 


Trama do livro 'O Fim da Eternidade', de Asimov, pode ajudar a compreender o desfecho da trama de 'Fringe'. 

Obs: Quando Walter, Peter e Olívia levam o pequeno Observador para se encontrar com Nina, aparecem cartazes na parede, pregados pelos Observadores, com a frase 'Take Back America', que é muito utilizada pelo Tea Party, movimento político neoconservador e que é tão reacionário que acusa o presidente Barack Obama de ser comunista... Acredite, se quiser. 


E como os Observers de Windmark criaram uma sociedade com características nitidamente fascistas na Terra, quando a dominaram, seria o caso de se perguntar: Seria esta uma maneira que os produtores da série encontraram de criticar o Tea Party? Talvez...


Obs2: Também vemos cartazes dos Observadores usando máscaras de gás. Será esta uma referência ao fato de que, futuramente, eles terão que usá-las para poder sobreviver na Terra do século XXI? Isso é reforçado pela presença de oxigênio e nitrogênio no laboratório secreto que Nina usou para pesquisar sobre os Observers do grupo de Windmark.


Obs3: Quando Peter, Olívia e Walter roubam aquele carro para não serem presos na barreira montada pelos Legalistas, o número 13 está na parede do lado pelo qual Olívia e Walter entram no veículo. E Olívia era a 'Subject 13' na época das pesquisas feitas por Walter com as crianças cortexiphadas. 


Obs4: Adorei a cena na qual a imagem de Olívia aparece refletida no sangue de Nina.



Nenhum comentário: