sábado, 15 de dezembro de 2012

"Fringe' - 'The Black Blotter' - O julgamento e a culpa de Walter! - por Marcos Doniseti!

"Fringe' - 'The Black Blotter' - O julgamento e a culpa de Walter! - por Marcos Doniseti!

Em 'The Black Blotter' Walter enfrenta os seus demônios interiores, encara os inúmeros erros que cometeu e reconhece a sua culpa! Mas, o 'velho Walter' ameaça dominá-lo novamente. Qual deles vencerá essa batalha?


Porque o Observer-Criança consegue se lembrar de Olívia, se eles se conheceram em uma Timeline diferente? O fato concreto é que ele é uma ameaça ao domínio de Windmark e de seu grupo e terá papel importante para ajudar a Humanidade a se libertar. 



Os remanescentes da 'Fringe Division' que lutam para derrotar os Observers de Windmark e salvar a Humanidade.

Neste episódio, vemos Walter encarando e enfrentando os seus demônios interiores (a arrogância, a soberba, etc) e temos a volta do Observer-Criança, que deverá ter um importante papel a desempenhar no plano para derrotar os Observers de Windmark. 


O episódio começa com Astrid ouvindo o aparelho de rádio (que Donald havia deixado no Universo de Bolso) recebendo um sinal, mas que parece estar codificado. Astrid tenta descobrir qual é o código, mas não consegue e Olívia sugere que talvez não haja código algum e que o sinal precisa apenas ser rastreado até a sua origem para levá-los até Donald e o Observer-Criança. No fim, Walter terá que se lembrar da senha (que é 'guarda-chuva negro'), para provar ao casal responsável por tomar conta do pequeno Observador que eles é que devem levá-lo embora. 


Vimos também que Peter ainda tem fortes dores de cabeça, o que é resultado do tempo em que ele foi um Observador, e não consegue dormir. 


Enquanto isso, Walter tem uma viagem de ácido (ele tomou 'mata-borrão negro') e, nela, vê uma fada verde e Carla Warren, a assistente de laboratório que morreu em um incêndio quando ele ainda era o 'velho Walter' e queria ser como Deus. 


Walter diz para Peter que tomou ácido antes que o 'velho Walter' volte a controlá-lo e que, daí, ele irá perder Peter, Olívia e Astrid. Ele diz que o 'velho Walter' está crescendo dentro dele e que também deseja lembrar, o quanto antes, do plano elaborado para derrotar os Observers. 


Assim, vemos Walter enfrentando os seus demônios interiores (arrogância, soberba, egoísmo, egocentrismo, megalomania, etc). Ele também conta para Peter sobre o acordo que fez com Nina, pelo qual ela irá retirar os pedaços do seu cérebro que foram reimplantados (por Simon e Etta) logo depois que os Observadores forem derrotados. 


Walter anda pelo laboratório e vê uma cena que mostra o exato instante em que Nina tenta impedir que ele atravesse para o Universo alternativo. Desta maneira, vemos representado ali o momento em que tudo começou, pois foi a iniciativa de Walter de atravessar para o outro Universo, a fim de tentar salvar a vida do Peter-alt, que iniciou um processo de colapso dos dois Universos e gerou uma guerra entre ambos. 


Depois disso, vimos a realização, por Walter e Bell, de testes com as crianças cortexiphadas (Olívia, entre elas, é claro) e que seriam usadas como soldados para derrotar o outro Universo. E vimos que o próprio Bell usou essas crianças cortexiphadas (Olívia, em especial) para tentar destruir com os dois Universos e criar um novo. 


Assim, este episódio faz uma espécie de colagem, mostrando que tudo o que aconteceu em 'Fringe', nas quatro temporadas anteriores, está diretamente relacionado com as pesquisas realizadas pelo 'velho Walter' e, também, por William Bell. 



Neste episódio, Walter encara os seus erros e reconhece a sua culpa pelas tragédias que provocou, como a morte de Carla Warren, sua assistente. Mas será que isso aconteceu tarde demais?

E é perfeitamente compreensível, portanto, que Walter se sinta culpado por tudo o que aconteceu posteriormente. Resta saber, no entanto, qual é a culpa ('Guilt', que significa 'Culpa', foi a glyph deste episódio) de Walter na trama da atual temporada. 

Tudo que foi mostrado na série, até o momento, indica que, tal como já afirmei aqui em outros textos, as pesquisas com as crianças cortexiphadas estão (de alguma forma) diretamente relacionadas com o surgimento dos Observadores no futuro da Humanidade. 


Confirmando-se isso, então ficará fácil entender porque Walter pode ser considerado como sendo o culpado (e por sentir-se como tal) por tudo de ruim que aconteceu na série em todos estes anos, como: a morte de Carla em seu laboratório, a destruição da sua família, com Elizabeth cometendo suicídio e Peter tornando-se um 'fora-da-lei', a guerra entre os Universos, os 'eventos Fringe', a tentativa de Bell de destruir com os dois Universos e criar um novo, a invasão dos Observers em 2015. 


Haja culpa para carregar...


Durante a sua viagem de ácido, Carla Warren diz para Walter que ele tem segredos guardados em seu laboratório, induzindo-o a procurar pelos mesmos. 


Com a ajuda de Anil, é encontrado a fonte do sinal recebido pelo aparelho de rádio deixado por Donald. Peter e Olívia vão até o local de onde o sinal estaria vindo e, pela primeira vez na temporada, eles se beijam, com Peter reconhecendo que ele é um cara de sorte por ter alguém como Olívia ao seu lado. Ah, isso ele é, mesmo...


Eles encontram os esqueletos de dois Observadores, de um Legalista e de Sam Weiss (que, inicialmente, eles pensaram pertencer a Donald). Assim, descobrimos que este morreu lutando contra os Observers e que ajudava a proteger a transmissão do sinal, demonstrando todo o seu valor e coragem e se transformando no 'The Last Sam Weiss'. Pelo menos foi um fim digno para este personagem que apareceu pouco no seriado, mas que conquistou a simpatia dos fringemaníacos. 



O pequeno Observador terá um papel importante na luta contra Windmark e o seu grupo.
E novamente Carla volta a aparecer para Walter e ela cita a frase que ele tanto repetia: 'Não há nenhum Deus nesse laboratório além de mim' nos tempos em que ainda era o 'velho Walter' e que, agora, ameaça dominá-lo novamente, deixando-o aterrorizado, pois ele sabe o que isso significa. 

No fim das contas, foi essa sensação, de que poderia ser um Deus, que levou Walter a fazer as coisas (que citei anteriormente) que resultaram na situação em que a Humanidade se encontrava naquele momento, ou seja, de ter que lutar por sua sobrevivência e liberdade. 


Aliás, um dos momentos mais interessantes do episódio foi quando Carla disse, para Walter, que um homem com a inteligência e a visão dele seria reconhecido, valorizado e até reverenciado pelos Observers, o que é verdade, pois Walter foi um cientista absolutamente genial e os Observadores de Windmark também são cientistas (nem todos, mas alguns são, como já tivemos a oportunidade de confirmar no início desta temporada). 


E tal como o 'velho Walter', os Observers de Windmark também agem de forma arrogante, egocêntrica, egoísta e prepotente. 


Logo, há muito mais em comum entre o 'velho Walter' e o Windmark e seus Observers do que este Walter gostaria de reconhecer. De certa maneira, o 'velho Walter' é o pai espiritual destes Observers desprovidos de compaixão que dizimaram com grande parte da Humanidade e que dominaram o planeta. 

Com isso, não é apenas Walter que está sentado no 'banco dos réus', mas a própria Ciência que, em 'Fringe', não é mostrada de uma forma muito positiva, muito pelo contrário. 


Aliás, este episódio foi construído e desenvolvido como se fosse  'O Julgamento de Walter', pois nele são mostrados todos os erros e equívocos que ele cometeu e que resultaram, de alguma forma, na situação em que a Humanidade se encontra naquele momento. 


E a Carla Warren atuou como se fosse uma espécie de promotora, que lembra ao 'criminoso' que ele tem que encarar e reconhecer o que fez de errado. E o veredicto foi: culpado. E o Walter teve que enfrentar e reconhecer isso. 



Carla Warren obrigou Walter a reconhecer os seus erros, mas disse que agora é tarde para se fazer qualquer coisa. Será?

Walter, devidamente estimulado pelo LSD e por Carla, descobre onde está o seu antigo diário e nele vê as anotações que mostram como ele poderia atravessar de um Universo para outro e, assim, salvar Peter, ou seja, criando o fato que foi o princípio de tudo o que deu errado depois, de que ele  tinha a intenção de criar o seu próprio Universo, começando tudo do zero novamente. Essa revelação mostra, aliás, que aquele plano que William Bell desenvolveu ao longo da 4a. temporada (de criar um novo Universo) era, essencialmente, de autoria de Walter. 


E a própria Carla acaba dizendo que ela representa todas as coisas que ele, Walter, deseja esconder, ou seja, os inúmeros erros que cometeu e que resultaram em inúmeras tragédias. 


E depois de um tiroteio no qual mataram vários Legalistas, os membros remanescentes da 'Fringe Division' vão até a casa onde está o Observer-Criança. 


Como eu já afirmei aqui, em outros textos, entendo que este pequeno Observador foi deixado para trás, de forma intencional, pelos Observers do grupo de December-September, para que ele pudesse ajudar a Humanidade a lutar contra os Observers do grupo de Windmark quando estes promovessem a invasão da Terra no início do século XXI. 


Esta foi a maneira que os Observers do grupo de September encontraram para ajudar a Humanidade sem interferir diretamente nos acontecimentos, o que é algo que ia contra os seus princípios. 


Um momento fundamental do episódio, e também para o futuro da trama nesta reta final de 'Fringe', se dá quando Olívia pergunta para o Observer-Criança se ele se lembra dela e se ele sabe quem ela é? E ele responde que sim. Daí, quando Peter a questiona como isso seria possível, já que eles estão numa Timeline diferente daquela que vimos nas três primeiras temporadas, Olívia diz que o Observer-Criança também vivencia o Tempo-Espaço da mesma maneira que os Observers do grupo de December. 


Esta, para mim, foi a informação mais importante de todo o episódio, pois confirma que o pequeno Observador pertence ao grupo de Observers que era liderado pelo December (mais abaixo, logo após as Observações que faço, publiquei um Spoiler sobre isso) e, portanto, é de um grupo diferente de Observadores, que é inimigo dos Observers de Windmark. 


E tal como os membros do grupo de December, o pequeno Observador também possui os poderes de vivenciar os acontecimentos no Tempo-Espaço, independente da Timeline na qual os eles se desenvolvam, sabendo o que aconteceu, o que acontece e o que irá acontecer. 


Por isso é que ele 'diz' que se lembra de Olívia e que sabe quem ela é. 


Aliás, na promo do episódio 5X10 (o 'Anomaly XB-6783746', que será exibido na sexta-feira que vem) temos mais algumas informações que apontam para essa possibilidade, ou seja, de que o pequeno Observador é do grupo de December (se quiser saber quais são, vá para os Spoilers). 



No confronto entre o 'velho' e o 'novo' Walter, quem sairá vencedor? Disso depende o futuro da Humanidade em 'Fringe'.

No final do episódio, vemos Walter se lembrando de tudo o que ele fez quando era o 'velho Walter', o mesmo que, agora, ameaça voltar a dominá-lo e que chora, reconhecendo a sua culpa pelos fatos do passado (a destruição dos dois Universos originais, a criação de um novo, etc) e pelo que ainda está acontecendo. E com isso ele decide queimar o seu diário, que contém todas as informações sobre as pesquisas que fez na época do 'velho Walter', tentando romper com ambos, ou seja, com o 'velho Walter' e com o passado que ele representa. Mas, Carla diz que isso não é possível, pois ele foi o 'velho Walter' por muito mais tempo. E no fim, vemos o 'novo Walter' encarando o 'velho'. 

Afinal, qual deles sairá vitorioso desse conflito que se desenrola dentro da alma e da mente de Walter Bishop? Disso irá depender o futuro da Humanidade, pois se o 'velho Walter' prevalecer, ele poderá se aliar à Windmark e ao seu grupo, com o qual tem muitas afinidades (arrogância, soberba, etc), como vimos aqui . Mas se o 'novo' Walter vencer a batalha, então a sua genialidade e o seu brilhantismo estarão a serviço da Humanidade e, daí, Windmark e seus Observers poderão vir a ser derrotados. 


Esta sequência foi, sem dúvida alguma, uma das mais belas e emocionantes de todas as temporadas de 'Fringe', com uma atuação fantástica de John Noble. 




Observações:


Obs: Um navio atracado na doca em que Olívia e Peter mataram Legalistas tinha o nome de 'Master', ou seja, Mestre. Será algum personagem que ainda não apareceu? Ou é uma referência ao 'Master Plan' de Walter para derrotar os Observers de Windmark?


Obs2: Quando Walter está prestes a encontrar o seu diário, na parede temos um desenho que lembra muito o Observer-Criança que irá aparecer no episódio e que era aquele garoto que Olívia e cia. encontraram e ao qual ajudaram na 1a. temporada. 


Obs3: Quando Astrid retira Walter do carro e eles caminham na direção de Peter e Olívia, no caminho vemos um sapo gigante que pisca. Depois, um sapo irá aparecer no desenho quando Walter consegue se lembrar de qual é a senha (guarda-chuva negro) para decifrar o código do sinal que era transmitido da casa onde o Observer-Criança se encontrava. 





SPOILER



SPOILER

SPOILER


SPOILER



No vídeo promocional do episódio 5X10 ('Anomaly XB-6783746') vemos Peter analisando o Observer-Criança e, aparentemente, ele não possui o aparelho que é introduzido no cérebro dos Observers do grupo de Winmark (e que os torna possuidores de vários poderes e habilidades) e que o Peter introduziu em si mesmo, iniciando um processo de transformação em Observador. 


Entendo que, caso isso venha a se confirmar (a ausência deste aparelho no cérebro do pequeno Observador) então teremos a comprovação de que (tal como eu já afirmei aqui no blog em várias oportunidades) ele faz parte de um grupo distinto de Observadores (que é o de December-September) e que, com certeza, é inimigo do grupo de Observers liderado por Windmark. E eu também escrevi aqui que os dois grupos possuem poderes e habilidades diferentes. 


Nesta 'promo' também vimos que Walter fala da imensa importância do Observer-Criança para o plano que visa derrotar os Observers do grupo de Windmark. Isso é algo que também já comentei anteriormente, aqui no blog. 



Cena da promo do episódio 'Anomaly  XB-6783746'.

Outra informação importante desta promo se dá no momento em que um dos Observers do grupo de Windmark diz o seguinte a respeito do Observer-Criança: 'O garoto. Ele é o mais importante. Não temos muito tempo'.

Para mim, isso demonstra claramente que Windmark e seu grupo tem muito medo dele, pois o pequeno Observador possui muito mais poderes e habilidades do que eles, ou então, ele sabe o que é preciso fazer para neutralizar e derrotar Windmark e seus Observers. 



Link:

Fringe homenageou grupo de humor Monthy Python:

http://io9.com/5968776/the-amazing-tribute-to-terry-gilliams-monty-python-cartoons-from-last-nights-fringe

Nenhum comentário: