domingo, 9 de dezembro de 2012

'Fringe' - 'The Human Kind' - A volta de Olívia e o fim do Peter-Observer! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - 'The Human Kind' - A volta de Olívia e o fim do Peter-Observer! - por Marcos Doniseti!


Neste episódio, Olívia volta a ser tão forte e atuante quanto nas temporadas anteriores. e impede que Peter conclua o seu processo de transformação em Observador.



Testes com o cortexiphan visavam liberar todo o potencial de desenvolvimento do cérebro humano, que é exatamente o que o aparelho introduzido nos Observers faz. 

Assim, estará Walter lutando para destruir com aquilo que ele mesmo teria criado, ou seja, com essa espécie humana mais evoluída, mas desprovida de sentimentos, que é a dos Observadores?


'The Human Kind' foi um bom episódio, com excelentes momentos, principalmente aqueles que foram protagonizados por Olívia, que voltou a ter um papel importante na trama desta última temporada da série.

Nele, vimos o encerramento da trama envolvendo Peter como sendo um Observador, fato este que centralizou os principais acontecimentos do seriado nos episódios anteriores.

E tal como eu afirmei, aqui no blog, que iria acontecer, anteriormente, Olívia reagiu a essa transformação do seu amado, que poderia se tornar um Observer para sempre (o que implicaria no desaparecimento de suas emoções e, logo, do seu amor por ela, Olívia) e agiu de maneira a impedir que isso acontecesse, no que foi muito bem sucedida. 

Desta maneira, Olívia conseguiu fazer com que Peter mudasse de ideia e retirasse o aparelho que o estava transformando, gradualmente, em um Observer. Aliás, esta cena, que encerrou o episódio, foi uma das mais belas da história de 'Fringe'. 

Aliás, tivemos uma revelação importante neste episódio, que é o fato de que o aparelho introduzido no cérebro dos Observers é que foi o responsável por eliminar as suas emoções, transformando-os em seres frios, calculistas (e em excelentes matemáticos, como diz a Olívia) e, essencialmente, desprovidos de sentimentos e de emoções como a paixão, o amor, a compaixão, o altruísmo, etc. 


Usando de tecnologia dos próprios Observers, Peter deseja vingar a morte de Etta, mas terá Olívia em seu caminho. 

Inclusive, fica claro que tal aparelho foi criado para ser exclusivamente utilizado no cérebro humano, pois o mesmo parou de funcionar pouco tempo depois de Walter introduzi-lo no cérebro do híbrido de homem com porco-espinho, que foi uma das criações de William Bell (aliás, terá sido ele o criador do aparelho que concedeu tais poderes aos Observers? Não é de se duvidar...). 

Aliás, é bom lembrar que estas características desumanizadoras não estavam presentes nos Observers do grupo de December-September. Somente os Observers do grupo de Windmark as possuem.

Então, surge a dúvida: Afinal, os Observers do grupo de December tinham ou não esse aparelho em seu cérebro? Ou a fonte dos seus poderes era outra, diferente e desconhecida?

Isso me leva a pensar na possibilidade de que os Observers do grupo de Windmark tenham sido alterados (ou criados...) em função de alguma pesquisa científica realizada por um cientista (Bell? Walter?) ou por um outro Observador (afinal, os Observers são cientistas). 

E como o Walter diz, o aparelho suprime as emoções (que seriam vistas como um sinal de fraqueza dos seres humanos), substituindo-as pelo pensamento lógico e racional, o que permitiria uma maior e mais rápida evolução da 'human kind' (espécie humana). O próprio Walter diz que isso é 'Evolução Controlada', ou seja, é fruto de algum tipo de pesquisa científica. 

Oras, era exatamente isso que Walter e Bell queriam fazer quando promoveram os testes com cortexiphan, ou seja, desenvolver todo o potencial do cérebro humano. E é exatamente isso que o aparelho usado pelos Observers faz.

Então, tudo indica que há uma conexão direta entre os testes feitos com as crianças cortexiphadas e essa Humanidade mais evoluída do futuro, que é a dos Observadores. 

Afinal, vejam o que o Peter falou para o Walter, quando voltou para o laboratório, após lutar com Windmark:

"Se você pudesse ver o que eu vejo, Walter. Se você pudesse experimentar o que eu sinto, aproveitando completamente o potencial inexplorado do cérebro humano, você, de todas as pessoas, deveria saber que não há nenhuma razão para ter medo".

Este é o 'novo Peter' falando para o 'velho Walter' que foi, junto com William Bell, o grande responsável pelos testes feitos com as crianças cortexiphadas, que tinham como objetivo criar seres humanos mais evoluídos. E é isso que os Observers são, embora também sejam uma Humanidade sem emoções ou sentimentos. 

Então, terá sido essa a origem dos Observers? A julgar pelo que 'The Human Kind' mostrou, a resposta é positiva, em minha modesta opinião.

Então, seria a ironia suprema que Walter, agora, estivesse lutando contra aquilo que, de certa maneira, é a sua própria criação, que é a Humanidade evoluída do futuro, ou seja, os Observers. Ele está lutando contra o Destino que ele mesmo criou. Aliás, o título do último episódio do seriado é justamente 'An Enemy of Fate', ou seja, 'Um Inimigo do Destino'. Para mim, esse inimigo do Destino é Walter. 

Então, Walter é o inimigo dele mesmo. É Walter lutando contra os seus demônios interiores (e também contra os exteriores, que são os Observers, uma provável criação sua). 


A história de 'Frankenstein', de Mary Shelley, está relacionada diretamente à trama de 'Fringe'.
E essa luta do Walter continua até agora, tanto que ele pediu várias vezes ao Peter para que o mesmo interrompesse a sua transformação em Observador, a fim de que continuasse a ajudá-lo a não voltar a ser o 'velho Walter' (afinal, o seu cérebro foi reconstruído por Simon e Etta, com a ajuda de Nina, certo?).

Então, para mim, os Observers surgiram como resultado das pesquisas realizadas por ele mesmo, Walter, que agora luta contra a sua própria criação, e que se voltou contra ele e contra as pessoas que ele mais ama. 

Aliás, vocês se lembram o que o Peter perguntou para a Olívia, depois dela fazer um relato sobre as pesquisas secretas feitas pelo Walter quando o mesmo trabalhou para o governo dos EUA? O Peter perguntou "Então, você está dizendo que o meu pai é o Dr. Frankenstein?'.

É isso! Walter é o Dr. Frankenstein, que também fabricou uma criatura que se voltou contra ele mesmo e contra a Humanidade. Inclusive, o nome da esposa do Dr. Victor Frankenstein era... Elizabeth, que é o mesmo nome da esposa dos dois Walters de 'Fringe'. 

Assim, qualquer semelhança da trama do livro 'Frankenstein' (de Mary Shelley) com a história de 'Fringe' não é mera coincidência. 

Porém, a confirmação de tudo isso terá que esperar, pois Walter não se lembra de tudo o que aconteceu em sua vida e Bell está preso no âmbar. 

Logo, o mistério permanece.

Com tudo isso, caem por terra algumas teses, defendidas por vários fãs do seriado, de que Peter teria dado origem aos Observers e também a de que Peter e September seriam a mesma pessoa.

Portanto, com o desenvolvimento da trama, várias teorias acabam ficando pelo meio do caminho.

Este episódio também poderia se chamar 'A volta de Olívia'. 

Afinal, ela finalmente renasceu das cinzas e voltou a ter uma participação importante no centro da trama do seriado.

Após a morte de Etta e separada de Peter, envolvido na sua vingança contra Windmark, Olívia não era nem sombra do que ela tinha sido anteriormente. Agora, junto com Peter, ela recuperou as suas forças e veremos a mesma Olívia das temporadas anteriores do seriado. 

Te cuida, Windmark.


Etta simboliza a Resistência contra tirania dos Observers de Windmark. E a imagem acima é uma clara referência à capa do disco 'War', do U2. Bono e cia. agradecem...


Nesta temporada, Olívia estava muito apática e o motivo disso, tal como a Simone lhe disse no ferro-velho, é que ela havia perdido a fé e a esperança após a morte da filha. 

Um momento muito interessante foi quando Olívia disse que ela era uma anomalia (tal como a própria Simone, que tem o dom de ver os sentimentos das pessoas e até mesmo objetos que elas carregam consigo). E o nome de um dos episódios finais do seriado é 'Anomaly XB-6783'.

Nesta temporada, e em várias oportunidades, Olívia tentou convencer Peter a voltar para casa e a ter uma vida tranquila ao seu lado, mas não havia conseguido, devido à insistência de Peter em se vingar de Windmark. 

E o fato que tirou Olívia dessa apatia em que ela havia mergulhado ultimamente foi a descoberta, por Walter, de que o aparelho introduzido por Peter em seu próprio cérebro alterava radicalmente o funcionamento do mesmo e iria transformar Peter, definitivamente, em um Observador.

Assim, fica claro que sempre que se trata de lutar pelo amor de Peter, a Olívia se transforma em uma verdadeira leoa. E com isso, dois ladrões que a sequestraram e a aprisionaram tornaram-se vítimas da sua fúria.

Aliás, vocês se lembram do que ela aprontou com Jones, na 4a. temporada, quando o mesmo prendeu Peter e ameaçou torturá-lo? Olívia torrou um dos capangas de Jones e quase destruiu com o local, levando o mesmo a dizer que o amor dela por Peter deveria ser muito forte e profundo. 




E com tanto amor 'oliviano' assim, nem o Peter-Observer conseguiu resistir, levando-o a abandonar o seu plano em matar Windmark usando dos seus crescentes poderes de Observador. 

E o melhor e mais belo momento do episódio foi justamente esse, quando Olívia disse para Peter que as emoções é que tornam os seres humanos diferentes e aí é que reside a sua força. 

Assim, este episódio deixa claro que o plano de Walter, cujos detalhes estão nas fitas VHS, voltou a ser a única possibilidade real de derrotar os Observers de Windmark e salvar a Humanidade. 

E com isso, Olívia encontrou outra peça importante do quebra-cabeças que é o plano de Walter, que é um imenso eleitroimã industrial. Qual o uso que será dado ao mesmo? Ele irá tirar os aparelhos dos cérebros dos Observers? Ou teria uma outra utilidade?

A conferir...

Também vimos que Peter, graças à tecnologia dos Observers que introduziu em seu cérebro, desenvolveu a habilidade de antecipar os passos e movimentos de Windmark, prevendo com exatidão o dia e hora em que ele estaria no apartamento de Etta  e, depois, chegou a lutar com o mesmo, chegando a levar uma certa vantagem sobre o inimigo. 

Então, este episódio mudou o rumo da história novamente, trazendo-a de volta ao início da 5a. temporada, quando o plano de Walter para derrotar os Observers estava no centro dos acontecimentos, o que volta a acontecer a partir de agora. 


Windmark descobre que Peter consegue prever todos os seus passos e movimentos e o  enfrenta em uma luta,  mas consegue sobreviver ao confronto.
Obs: A cor vermelha apareceu muitas vezes neste episódio. Será que isso é uma referência ao Universo Vermelho? Seus personagens voltarão a aparecer na reta final da temporada? 

Obs2: Quando a Olívia estava no ferro-velho, em um determinado momento apareceu a expressão 'No Step' (Nenhum Passo) e na cena final, Peter disse para Olívia que quando Windmark desse alguns passos nos degraus da praça, às 7:19, então estaria sendo iniciada uma sequência de acontecimentos que provocariam a morte dele, Windmark. Mas como Peter retirou o aparelho antes disso, isso não aconteceu. 'No Step', portanto. 

Obs3: 

Diálogo:

Peter - Emoção é a nossa fraqueza.
Olívia - Não, Peter. Essa é a nossa força, porque isso é algo que eles não tem.


Link:

Dr. Frankenstein:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frankenstein

Nenhum comentário: