domingo, 13 de janeiro de 2013

'Fringe' - Afinal, o cientista norueguês seria William Bell? - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Afinal, o cientista norueguês seria William Bell? 

- por Marcos Doniseti!


(atualizado no dia 15/01/2013, às 09hs55)


Estariam Bell e Walter perto de se enfrentarem novamente? Talvez...

Alguém mais pensa que o 'cientista norueguês' que criou os Observers, em 2167, pode ser o William Bell? 

Pergunto isso porque há várias semelhanças entre o Bell e o tal cientista norueguês. 

Exemplo: Bell criou o cortexiphan para liberar o potencial de desenvolvimento do ser humano. E os Observers foram criados por um cientista que também tinha o mesmo objetivo. Em ambos os casos, isso se dá através de pesquisas feitas no cérebro humano.

É como o Walter disse uma vez: 'Maravilhoso é o que o cérebro humano pode fazer'. 

A diferença entre eles, Bell e o cientistas norueguês, é que algumas das crianças cortexiphadas tinham os seus poderes acionados através das emoções (como era o caso da Olívia, cujo gatilho era o medo) ou eles estavam ligados à estas de alguma forma.  

Nick Lane, por exemplo, influenciava os outros através de suas emoções. Se ele estava deprimido, as pessoas próximas a ele sentiam o mesmo.

Daí, vimos que no 4o. ano o Bell tentou usar essas crianças cortexiphadas para destruir com os dois Universos e criar um novo, mas fracassou. 

E também vimos que ele sabia como usar as runas para prender os Observers (como fez com September, que estranhou isso, pois tal conhecimento vinha do futuro) e que inventou a arma com a qual a Jéssica atirou em September. 

Outra coisa: Vimos que o Bell estava no mesmo âmbar onde se encontravam Peter, Astrid e Walter e onde o Simon Foster (ex-parceiro da Etta) também ficou preso no âmbar (para poder libertar o Peter).Depois, Peter e Etta foram até uma instalação para ligar a energia no laboratório de Walter. Daí, Etta tentou entrar num laboratório dos Observers no qual ela viu a cabeça de Simon que, portanto, foi retirado do Âmbar. Logo, o mesmo pode ter sido feito com Bell. E como Walter, anteriormente, disse que Bell estava trabalhando junto com os Observers, não se pode descartar a possibilidade de que ele tivesse sido libertado e voltado à ativa. 

Então, com o fracasso do seu plano, Bell pode ter viajado para o futuro e criado os Observers com o objetivo de eliminar as emoções dos seres humanos e dominar a Terra com uma criação sua. Afinal, não foi isso que ele desejou fazer quando tentou criar um novo Universo?

Depois disso, o grupo Original de Observers (December, September, July...) foi superado e derrotado, o que permitiu a conquista da Terra por Windmark. 

Aliás, sobre isso, eu recordo um trecho de um livro que a Astrid leu no episódio 'Nothing As It Seems' (4X16), que foi o seguinte: 

'Cada geração de deuses é deposta por seus filhos, que se tornam novos deuses com novas ferramentas. A ciência proporciona tais ferramentas. E a humanidade ganha domínio sobre todas as pesquisas'. 

Nesta quarta temporada, vimos que o projeto de Bell era levar adiante um processo de 'Evolução Assistida', controlada por ele. E como vimos na quinta temporada, quando Walter analisou o como funcionava o aparelho introduzido no cérebro dos Observers, ele chegou à mesma conclusão, ou seja, de que a criação dos Observers também se relaciona com um processo de 'Evolução Assistida ou Controlada'. 

Assim, teria William Bell criado novas ferramentas (os Observers...) para que pudesse se tornar 'um novo Deus'? Já vimos que Bell tentou fazer isso quando da criação de seu Universo. Seria surpreendente que fizesse uma nova tentativa de criação de um mundo no qual ele seria o Todo-Poderoso? Penso que não. 

E agora o Walter vai até lá, para o ano de 2167, a fim de tentar inviabilizar a criação dos Observers e encontra o Bell...

E os dois velhos amigos (expressão muito usada por Bell sempre que se refere a Walter), que estiveram por trás de virtualmente tudo o que aconteceu nestas cinco temporadas de 'Fringe', travariam o duelo final entre si. 

É claro que não há como saber se é isso que irá acontecer, mas este seria um final épico, com certeza.

E mesmo que o cientista norueguês não seja Bell, quando ele criou os Observers, seu ponto de partida foram as mesmas idéias e princípios que o 'Velho Amigo' de Walter adotou quando tentou destruir com os dois Universos e criar um novo, ou seja, ele estava tentando se tornar um Deus, que cria e controla o seu próprio Mundo. E foi exatamente isso que Bell tentou fazer na quarta temporada da série. 

E foi exatamente esse tipo de comportamento que vimos no 'Velho Walter', no Dr. Owen Frank, no Dr. Nicholas Boone, em Malcolm Truss, que foram alguns dos principais cientistas que apareceram na série e que tinham, em comum, a idéia de que poderiam ser como Deus ou como os Deuses. 

Portanto, embora a trama (a Mitologia) da quinta temporada de 'Fringe' seja diferente daquela que vimos nas temporadas anteriores, em todas elas esse conceito, de que o ser humano pode ser como Deus, está presente. E isso não é diferente agora. 

Assim, 'Fringe' terminará sendo coerente e fiel aos mesmos princípios que já estavam presentes na série em seu início. 

Obs: No futuro, com uma ciência e uma tecnologia bem mais desenvolvidas, Bell poderia ter desenvolvido uma tecnologia que retardasse o envelhecimento (afinal, isso acontece com os Observers, certo?) e o curasse de qualquer doença. Assim, ele pode ter conseguido, novamente, uma vitória sobre a morte. Não seria a primeira vez que ele teria feito isso em 'Fringe'. 

Obs2: No primeiro episódio da 5a. temporada é dito que Bell trabalhava com a Resistência, mas Walter diz que ele avisou aos Observers sobre o local onde estavam. Nesta condição, ele ficava sabendo dos planos dos Observers, bem como da própria Resistência, o que reforça ainda mais a idéia de que ele, na verdade, tinha uma agenda própria, diferente da dos outros. 






Nenhum comentário: