terça-feira, 15 de janeiro de 2013

'Fringe' - Comentando os episódios finais da série! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando os episódios finais da série! - por Marcos Doniseti!

Obs: Este texto contém inúmeros SPOILERS, pois foi escrito com base na Promo e no Trailer dos episódios de encerramento do seriado. 


(atualizado no dia 16/01/2013, às 11hs40)






Walter, Peter e Olívia comandam a luta para derrotar os Observers e impedir que eles voltem a controlar o planeta novamente. 

Com base na promo e no trailer final da série, que foi divulgado hoje, é possível deduzir algumas coisas importantes sobre a maneira como Walter, Peter, Olívia, Astrid e a Resistência irão tentar derrotar os Observers. 


Entre as principais conclusões, temos o seguinte:


1) Michael fará com que Windmark sangre pelos olhos e pelo nariz, o que é uma situação típica de quem sofreu uma leitura da sua mente. Quando Windmark leu Walter, este sangrou pelos olhos e pelo nariz. 


E agora, o pequeno Michael faz o mesmo com ele, pois é mais poderoso e evoluído do que qualquer outro Observer. 


Lembram do que o September falou sobre o seu filho? Ele tem uma inteligência que vai muito além da compreensão e consegue isso preservando as suas emoções.


2) Como explicar a origem de Michael? Penso que aqueles 12 Observadores originais (September, December, etc) não tiveram as emoções totalmente erradicadas. Isso explicaria porque September simpatizou com a Humanidade e porque August se apaixonou por uma estudante, cuja vida ele salvou (episódio 'August' 2X08). 


Daí, quando um destes 12 Observers, que foi o September, teve o seu material genético usado para gerar outro Observer, a situação mudou. 


Vendo que o seu filho estava sendo perseguido por Windmark pelo fato dele ser diferente (que era uma anomalia genética e que conseguiu ter uma inteligência muito evoluída sem perder a capacidade de se emocionar) September decidiu ajudar e proteger o seu filho, levando-o de volta à Terra no século XX, para escondê-lo de seus inimigos, que desejavam destruí-lo.


Assim, como Michael é mais poderoso e evoluído do que o grupo de Windmark, este captura e prende o garoto para poder estudá-lo. Afinal, o que ele tem de diferente? Como surgiu essa mutação? O que é preciso fazer para impedir que isso aconteça novamente? Então, é por isso que Windmark não mata o garoto, pois precisa entender o que ele é. 


É justamente em função de tudo isso que entendo que a prisão de Michael pelo Windmark já fazia parte do plano de September, pois ele possui a habilidade de transferir emoções aos Observers, o que irá enfraquecê-los, é claro. 


Logo, Michael irá ser um 'Cavalo de Tróia' contra os Observers. Depois, já enfraquecidos, os Observers serão atacados com todas as armas que Walter guardou em sua Bat-Caverna que ele tem no laboratório, que é exatamente o que eu irei comentar na sequência. 


3) Walter irá se utilizar de antigos casos que foram investigados pela 'Fringe Division' para combater os Observers. 


Assim, no trailer nós vemos Observers com os orifícios do corpo  totalmente fechados, o que é provocado por uma toxina que apareceu pela primeira vez no episódio 'Ability' (1X14) e que foi criada pelo Dr. Nicholas Boone, informação essa que foi revelada no episódio 'Midnight' (1X18).


Também vemos Observers flutuando, o que pode indicar que a substância inventada pelo Dr. Krick (chamada Ósmio), no episódio 'Os' (3X16), e que fazia com que os paraplégicos flutuassem, também está sendo usada na guerra contra os inimigos da Humanidade. 


Além disso, vemos que Walter irá aplicar cortexiphan na Olívia, acontecimento este que é essencial em toda a Mitologia do seriado. 


E porque Walter fará isso? Porque a ponte que ligava os dois Universos foi fechada e a única que consegue atravessar entre Universos em segurança nesta situação é a Olívia cortexiphada. 


Então, é por isso que Walter injeta cortexiphan na Olívia. 


Assim ela poderá  atravessar para o Universo Vermelho a fim de pedir ajuda para a 'Fringe Division' do 'Over There'. No começo de sua ida ao Universo Vermelho, a Olívia embora é presa por alguns agentes da 'Fringe Division', pois é evidente que eles não sabem quem ela é. 


Mas é claro que essa prisão será temporária e, depois, ela irá ao encontro de Olívia-alt e de Lincoln, que se unirão a ela quando a mesma explicar a situação em que o Universo Azul se encontra. 


E é por isso que vimos Olívia-alt e Lincoln em ação na Promo do episódio 'Liberty/An Enemy of Fate'. 


E para onde ela irá atravessar? Para a Liberty Island, que é onde fica o Departamento de Defesa comandado pelo Walternativo. Mas este, provavelmente, já morreu ou deve estar muito idoso, razão pela qual não deve estar mais na ativa. Resta saber o que ela foi buscar lá. Alguma peça da Máquina, que foi desligada no final do 4o. ano? Ou então, algum outro equipamento ou tecnologia que irá ajudar na guerra contra os Observers. 


Penso que, na verdade, Olívia foi para o Universo Vermelho a fim de entrar na Liberty Island. Daí, ela faz o caminho de volta, entrando na Liberty Island do Universo Azul, na qual Michael está preso.


Também vemos, no Trailer, um Observador com um gigantesco vírus da gripe saindo de sua boca, o que remete aos fatos que foram mostrados no episódio 'Bound' (1X11). Este vírus foi usado para matar alguns cientistas que eram especialistas justamente em vírus e estava diretamente relacionado, na época, com a atuação da ZFT. 


E os Observers também levam tiros fatais, o que remete à arma que William Bell inventou (vide episódio duplo 'Brave New World' - 4X21 e 4X22) e à qual eles não conseguiram neutralizar até agora. 


4) Será que tudo isso será suficiente para evitar a conquista da Terra pelos Observers? Penso que não. 


Porque? Simples: É claro que uma guerra será necessária para se derrotar os Observers. Não há como vencê-los sem isso. E é por isso que o Walter esvaziou a Bat-Caverna com todas essas armas que vimos no trailer.


Mas não basta derrotar os Observers. É preciso fazer mais do que isso. Como assim? 


É que mesmo que os Observers venham a ser derrotados em 2036, quando chegar o ano de 2167 um 'cientista norueguês' (Bell?) irá criá-los novamente e, daí, no ano de 2609, esses mesmos Observers retornarão para a Terra em 2015 a fim de conquistá-la. 


É o famoso Loop Temporal, no qual se fica preso, com os fatos repetindo-se indefinidamente. Por isso, não basta vencer a guerra. É também necessário quebrar o Loop Temporal.


E talvez seja esse o sacrifício que o Walter terá que fazer para poder se redimir de todos os seus erros e, assim, conseguir alcançar a 'Grace', ou seja, o perdão divino, que é o que ele mais deseja. 


E foi por isso que o Michael fez com que o Walter se lembrasse de tudo o que ele havia feito anteriormente (episódio 'The Boy Must Live' - 5X11), pois somente assim ele perceberia a necessidade de se sacrificar. 


E no que consiste este sacrifício? Entendo que é a viagem que ele fará ao ano de 2167, junto com o Michael (se este for libertado, é claro), com o objetivo de convencer o cientista norueguês para que o mesmo não crie os Observadores. 


Se o Loop Temporal não for interrompido, tudo recomeçará, mesmo que os Observers sejam derrotados em 2036 e isso acontecerá indefinidamente. Assim, essa eventual vitória sobre os Observers será sempre inútil. 


E daí todos ficarão presos neste Loop: Bell (se ainda estiver vivo, é claro), Walter, Peter, Olívia, September, Michael, os Observers e isso não acabará mais. Por isso é que o Windmark diz para o Broyles que todos eles estão presos com ele nesta Era, ou seja, nesta Timeline.


Então, como é que se pode quebrar com o Loop Temporal? Ou o cientista norueguês se deixa convencer por Walter e Michael e abandona a idéia de criar os Observers lá em 2167 (o que eu duvido...) ou então estes terão que fazer algo mais para que os Observers não sejam criados. E o que seria isso? 


Reiniciar o Tempo, talvez. 


Assim, seria criada uma nova realidade alternativa, tal como Peter fez no último episódio do terceiro ano ('The Day We Died - 3X22'), e na qual não exista nenhum cientista com vontade de criar os Observadores. Daí, estes não existiriam. 


Assim, percebe-se claramente que tudo o que foi mostrado na série durante todos estes anos começa a fazer sentido. Todos os conceitos, elementos, idéias e fatos mais importantes estão presentes neste fantástico final de temporada. 


Isso é que é série de verdade!


Não sabemos qual será o final da série, mas é mais do que evidente que 'Fringe' terá um final apoteótico, épico e que será coerente com tudo aquilo que vimos nestes cinco anos fantásticos. 


Para mim, 'Fringe' poderá se tornar a 'Star Trek' do futuro. 


Como assim? 


É que, ao contrário do que alguns pensam, a série clássica de 'Star Trek' não fez tanto sucesso quando foi exibida pela primeira vez na TV dos EUA, tanto que foram produzidas apenas três temporadas. Mas ela começou a ganhar um prestígio e uma popularidade imensas vários anos depois que ela já tinha sido cancelada, quando passou a ser exaustivamente repetida pelas emissoras locais e regionais dos EUA (chamadas de Syndications).


Com isso, o sucesso foi tão grande que ela retornou, gerando inúmeros filmes e novas séries, da qual a que fez o maior sucesso foi a 'The Next Generation'. 


Talvez aconteça algo deste tipo com 'Fringe' no futuro.


Assim espero, pois a série é fantástica e já entrou para a história da TV mundial. 


Links:


Promo:


http://www.youtube.com/watch?v=t-KB5ol9hZI



Trailer:


http://www.youtube.com/watch?v=NLVWIFhLhKk

Nenhum comentário: