quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

'Fringe' - Comentários sobre cenas e fatos da série! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentários sobre cenas e fatos da série! - por Marcos Doniseti!

Mesmo depois do fim da série na TV, ainda temos muitas questões que precisam ser esclarecidas. Em 'Fringe' nada é dado aos fãsde forma mastigada. Tem que pensar muito para poder compreender as elaboradas e complexas tramas do seriado.

1) Mais alguém ficou tenso nos segundos anteriores ao abraço do Peter com a Etta, no episódio 'An Enemy of Fate'? Juro que fiquei com receio de que um pouco antes os Observers aparecessem... 

Quando vi finalmente o Peter segurando a Etta, suspirei aliviado e vibrei porque significava que o Walter e o Michael foram bem sucedidos em 2167. 

Aliás, parece que a Olívia também estava tensa, como se ela também temesse pela invasão dos Observers novamente. 

E apenas depois que ela viu Peter segurando a Etta é que ela sorriu. Aliás, ela não se limitou a sorrir... Ela movimentou a boca, como se estivesse dizendo 'Thank You' ou 'Thanks'. A quem ela estaria agradecendo? Na minha opinião, era Walter e Michael.

Quando digo que a Olívia, em 'Fringe', é a Deusa da Memória da Mitologia Grega (Mnemósine) e que ela se lembra de tudo o que aconteceu nas Timelines anteriores, essa cena é a comprovação disso.

Obs: Eu nem precisei perceber que a Olívia estava tensa para ficar tenso também...


2) Revendo a cena em que o September fala sobre ir para o futuro (2167), vi que ele não falou em impedir que os Observers fossem criados pelo cientista norueguês, mas que as emoções humanas não fossem retiradas deles. 

Assim, a idéia de September não era impedir a criação dos Observers, mas sim que estes preservassem sua capacidade de se emocionar. 

Eles ficariam mais inteligentes, mas sem eliminar as emoções humanas. 

Com isso, somente surgiriam Observers do tipo do December, September, Michael, que preservaram a sua capacidade de se emocionar, de sentir amor, compaixão. 

E Observers do tipo do Windmark nunca surgiriam e por isso é que não tivemos invasão em 2015, quando o Tempo foi reiniciado.


3) Me parece que, claramente, Walter, Peter e Olívia estão lutando contra um Destino que lhes foi imposto e ao qual eles não se submetem. E justamente por isso é que eles vivem reiniciando o Tempo e criando novas Timelines, pois desejam viver juntos e serem felizes, mas parece que o Destino os impede. 

Peter fez isso, usando a Máquina para criar uma nova Timeline no final do 3o. ano. E agora Walter e Michael fizeram a mesma coisa, reiniciando o Tempo a partir de 2015. E o December, no episódio final, no diálogo com o September, a respeito do domínio da Humanidade pelo Observers, diz claramente que 'esse é Destino das pessoas desta Era'. 

Oras, quem criou esse Destino? Quem o manipula, como você mesmo questionou? E o Destino pode ser modificado, como diz o September. Aliás, o December decide ajudá-lo e acaba sendo morto por isso. 

Creio que uma ótima forma de entender esse tema em 'Fringe' seria a leitura do livro 'O Fim da Eternidade', do Isaac Asimov, cujo grande tema é justamente esse, ou seja, o conflito entre Destino X Livre-Arbítrio. 

Afinal, a Humanidade é realmente livre ou somos apenas peões num grande jogo no qual sequer sabemos quem são os que o comandam?

Tempos atrás eu encontrei o livro do Asimov na Net para baixar. Aqui está o link para que desejar fazer o download do livro:

http://www.2shared.com/document/nbChTToB/O_Fim_da_Eternidade.html



4) Afinal, o que aconteceu com o William Bell?

Como vimos no episódio 'Letters of Transit' (4X19) Bell ficou preso no âmbar junto com Walter, Peter e Astrid. Walter até retirou a sua mão, a fim de poder entrar naquela antiga instalação da Kelvin Genetics onde estavam guardados os dois cilindros que, depois, tornaram possível a viagem de Walter e Michael ao futuro. 

E esse local onde Bell estava preso caiu, depois, sob o domínio dos Observers. Então, o destino de Bell é nebuloso, sem dúvida alguma. 

Bell teve o seu grande momento na série na quarta temporada, quando desenvolveu um plano para destruir com os dois Universos e criar um novo. 

E na quarta temporada, também vimos que Bell teve acesso ao conhecimento a respeito do uso da runas de extâse que eram utilizadas para prender os Observers. Inclusive, o September disse que este conhecimento vinha do futuro. Como Bell teria tido acesso ao mesmo? Teria sido repassado a ele pelos Observers do grupo de Windmar ou teria descoberto isso sozinho, através de alguma viagem rumo ao futuro?

Além disso, não se pode esquecer que foi Bell que inventou a arma que permite matar os Observers. 

Porém, na última temporada vimos a Astrid falar que Bell estava trabalhando junto com os Observers, informando-os a respeito do local onde eles se encontravam e que, por isso, Walter teria preso todos eles no âmbar. 

Então, todos estes elementos reforçam ainda mais o caráter enigmático e misterioso de William Bell. Este demonstrou, durante as cinco temporadas, ter uma agenda própria. Suas eventuais alianças com este ou aquele grupo se davam em função dos seus próprios interesses.


Nenhum comentário: