terça-feira, 8 de janeiro de 2013

'Fringe' - Esclarecendo algumas dúvidas dos fãs! (Parte 1)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Esclarecendo algumas dúvidas dos fãs! (Parte 1)- por Marcos Doniseti!

(revisto e atualizado no dia 25/01/2013, às 12hs46)


Emily Meade interpretou Ella, sobrinha de Olívia, no último episódio da 3a. temporada, cuja história se desenvolveu em 2026, depois que Peter destruiu com o Universo Vermelho.

Em várias comunidades e grupos de discussão na Internet acabo encontrando mensagens de fãs de 'Fringe' que demonstram possuir uma série de dúvidas sobre as tramas do seriado. 

Assim, decidi tentar ajudar aos mesmos, procurando responder e esclarecer tais dúvidas.

Vamos começar, então:


1) Se não me falha a memória, na quarta temporada, somente dois episódios se passam neste futuro em que vivem agora

R - Na verdade, apenas o episódio 'Letters of Transit' (4X19) se passa neste futuro que vemos na 5a. temporada.

2) Parece que os roteiristas esqueceram de toda a trama anterior. É como se tivessem arrumado um jeito de passar uma borracha em tudo sem ter que explicar nada. Por exemplo, nas temporadas anteriores tudo indicava que a Olívia iria desenvovler alguns superpoderes...


R - Os roteiristas não esqueceram de tudo, não. De fato, tudo o que aconteceu na 4a. temporada estava diretamente relacionado com o que vimos nas três primeiras temporadas. Lembra do 'porco-espinho-humano' que apareceu no episódio 'The Transformation' (1X13)? Ele voltou a aparecer na 4a. temporada, no episódio 'Nothing As It Seems' (4X16). 

E a Olívia desenvolveu esses poderes e eles foram mostrados, com bastante frequência, na 4a. temporada, principalmente nos últimos episódios, quando ela e outras crianças cortexiphadas (Nick Lane, Sally Clark) foram usadas pelo Bell para tentar destruir com os dois Universos e criar um novo (episódio 'Worlds Apart - 4X20).


3) O Peter tinha uma relação com a Máquina que sumiu com ele da realidade.

R - Essa relação do Peter com a Máquina foi mostrada, claramente, no episódio final do 3o. ano. Primeiro, ele entrou na Máquina para destruir com o Universo Vermelho. Daí, a sua consciência foi para 2026, viu as consequências do que havia feito, retornou para 2011 e decidiu criar a ponte que unia os dois Universos, para obrigar os seus moradores e trabalharem juntos a fim de resolver os problemas que eles enfrentavam.


4) Enfim, está parecendo que eles iniciaram uma outra série e esqueceram de todas as confusões das temporadas passadas. O que acham?

R - Na verdade, foram feitas algumas alterações, sim, mas as histórias e as tramas desenvolvidas na 4a. e na 5a. temporadas de 'Fringe' estão diretamente relacionadas com o que vimos nos anos anteriores. 

Exemplo disso: Nesta última temporada, o Observer-Criança, que havia aparecido no primeiro ano (episódio 'Inner Child' - 1X15), retornou à série e irá ajudar Walter, Peter e Olívia na luta contra Windmark e o seu grupo.

E algumas das tecnologias usadas nos primeiros anos são utilizadas, agora, por Walter, Peter e Olívia para lutar contra Windmark e o seu grupo. 

Exemplo: A utilização da toxina que fechava todos os orifícios do corpo humano que foi usada por Walter, Peter e Olívia para atacar os Observadores do grupo de Windmark. Originalmente, essa toxina havia aparecido no episódio 'Ability' (1X14).

5) Aquela história sobre 'discos de vidro' que eram introduzidos na palma da mão de algumas pessoas foi esclarecida?

R - Esses discos introduzidos na palma da mão das pessoas continham informações sobre armas biológicas. Esta era a maneira pela qual os criminosos, que as produziam, usavam para contrabandear estas armas. Olívia e Pèter acabaram forjando uma compra da armas e terminaram prendendo o líder da organização criminosa. Isso foi mostrado no episódio 'The Transformation'. 

6) Quem são as 'Primeiras Pessoas'?

R - Peter diz (no episódio 'The Day We Died' - 3X22) que as 'Primeiras Pessoas' são eles mesmos, ou seja, Walter, Ella, Astrid...

Neste episódio, que se passa em 2026, Walter diz que eles usaram o 'Buraco de Minhoca' que foi aberto no Central Park para enviar as peças da Máquina para um período anterior à existência dos Dinossauros. Walter enviou a Máquina desmontada, espalhando as suas peças por todo o planeta, usando de diferentes coordenadas. 

E também os manuscritos que deram origem ao livro das Primeiras Pessoas também foram enviados ao Paleozóico, por Walter.

Essa história é melhor explicada na HQ 'Beyond the Fringe', escrita por Joshua Jackson. Nesta, vemos tudo o que aconteceu enquanto ele esteve dentro da Máquina. 

Eu li a HQ e afirmo que a sua leitura é importante, sim, pois ela esclarece pontos importantes deste momento da Mitologia do seriado. 

Segundo diz o Sam Weiss de 2011 (no episódio 'The Last Sam Weiss' - 3X21) o primeiro Sam Weiss encontrou o primeiro manuscrito do livro quando fazia uma escavação. E o terceiro e o quarto Sam Weiss passaram as suas vidas procurando pelas partes dos livros que faltavam. E os livros foram escritos pelo quinto Sam Weiss. Tais livros mostram como ligar e desligar a Máquina, bem como o fato de que Peter e Olívia, juntos, é que são os responsáveis por isso, pois ela foi construída especificamente para eles. 

Então, Walter foi o responsável por tudo: projetar a Máquina, fazer os manuscritos que deram origem aos livros das Primeiras Pessoas e enviar tudo isso para períodos anteriores da história humana. Depois disso, sucessivas gerações de Sam Weiss encontraram tudo e escreveram tais livros. 

E através daquelas emissoras de rádio que transmitiam números eles deixaram as coordenadas exatas nas quais se encontravam as peças da Máquina, permitindo que, no século XX-XXI, eles mesmos (Walter, Peter, Olívia, Astrid, etc) descobrissem a exata localização das mesmas. 

A localização exata das emissoras de rádio, porém, é desconhecida, pois muito provavelmente Walter inventou uma maneira de impedir que isso fosse descoberto. 

7) Sobre o episódio 'Subject 13' (3X15), eu queria saber se a Olívia, quando sumiu, isso aconteceu no lado A ou B? E porque ela e o Peter não lembram de nada no futuro?


R - Olívia, quando criança, conseguia atravessar para o Universo Alternativo sempre que ela ficava com medo, como ocorria quando o padrasto a agredia. Neste episódio, ela atravessa para o Universo Alternativo, conta para o Walternate que estava sendo espancada pelo padrasto, mas o Walternate não entende nada do que ela fala, é claro. 

Daí, ela retorna para o Universo Azul, vê o Walter e não entende o que havia acontecido. 

De fato, Walter e Bell devem ter, de alguma maneira, apagado a memória das crianças cortexiphadas. Nick Lane foi um dos poucos que não se esqueceu dos testes a que foi submetido. 

E Walter deve ter apagado a memória de Peter, sim, quando este era criança, pois o mesmo vivia dizendo que ele e Elizabeth não eram seus pais, o que estava deixando Elizabeth totalmente maluca. 

8) David R. Jones morreu mesmo?


R - Sim, morreu. E duas vezes: No final da primeira temporada ('There's More Than One of Everything' - 1X20) e também no penúltimo episódio do 4o. ano ('Brave New World - 4X21')

9) E o William Bell? Ele desapareceu do nada no final do 4o. ano?

R - Sim, desapareceu, e não se sabe onde ele foi parar ao final da 4a. temporada. Mas não é a primeira vez que ele faz isso no seriado, certo? Porém, não se pode esquecer que ele está preso no âmbar em 2036 (tal como foi mostrado em 'Letters of Transit' - 4X19). Então, de alguma maneira ele poderá voltar à trama da série, caso esta tenha continuidade em futuros livros, filmes, etc. E na Timeline Redefinida, tudo o que aconteceu antes de 2015 é rigorosamente igual ao que vimos na Timeline Reescrita. 

10) E a Olívia, irá perder os seus poderes?

R - Não. A Olívia continua com o cortexiphan como parte do seu organismo (no nível biológico), o que o Walter explicou no final de 'Brave New World - Parte 2' (4X22). 

Porém, as quantidades de cortexiphan em seu organismo foram reduzidas ao mínimo.

Isso explica porque Etta tinha a capacidade natural de bloquear a leitura de sua mente pelos Observers. Ela herdou essa capacidade de Olívia, que fazia o mesmo com o Simon Philips, que era uma criança cortexiphada como ela e que tinha a habilidade de ler as mentes, mas que não conseguia ler a mente da Olívia. 

Mas tais poderes da Olívia precisam ser ativados de alguma forma, através de algum 'gatilho'. E isso acontece através do medo ou então com a injeção de cortexiphan em seu organismo, que foi o que o William Bell fez com ela na 4a. temporada e que Walter voltou a fazer, agora, no penúltimo episódio da série ('Liberty' - 5X12). 


Nenhum comentário: