quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

'Fringe' - Esclarecendo algumas dúvidas dos fãs! (Parte 2) - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Esclarecendo algumas dúvidas dos fãs! (Parte 2) - por Marcos Doniseti!

Degeneração dos Universos e memórias de Walter e, principalmente, de Olívia, foram os fatores responsáveis pela volta de Peter!

atualizado no dia 09/01/2013


O professor universitário do Universo Azul, John McClennan, vai até o Universo Vermelho ajudar 'Fringe Division' a fazer com que a sua versão do mesmo pare de cometer crimes.
1) Afinal, como Peter voltou para a trama do seriado se o September havia dito que ele nunca tinha existido?

R - O que trouxe o Peter de volta foram as memórias, as lembranças que Walter e Olívia tinham dele e a marca que o mesmo deixou na alma de ambos. 

Afinal, Walter e Olívia foram as pessoas com as quais ele conviveu mais intensamente na Timeline Original. 

Nos primeiros episódios da 4a. temporada vimos que Peter aparecia nos sonhos da Olívia e também para Walter (refletido em espelhos, telas de TV, etc). 

Porque isso acontecia? Walter e Olívia conviveram com Peter quando ele era um adulto (na Timeline Original), mas não se lembravam mais disso, porque estão numa Timeline Reescrita, na qual as suas memórias e lembranças de Peter adulto foram apagadas, pois este morreu quando era criança nos dois Universos da Timeline Reescrita. 

Assim, como eles poderiam se lembrar de um Peter adulto que nunca existiu nesta nova Timeline (Reescrita)? Sem chance. 

O próprio December disse isso para o September, no primeiro episódio da temporada ('Neither Here Nor There' - 4X01), ou seja, que eles nunca poderiam se lembrar que Peter havia atingido a idade adulta, referindo-se à Timeline anterior. 

E December diz isso porque, talvez, soubesse que, ao se lembrar de Peter (e mesmo sem saber quem ele era...) isso acabaria por trazê-lo de volta, se nada fosse feito. E foi exatamente isso que aconteceu. 

Daí, September foi obrigado, por December, a resolver o assunto de uma vez por todas. Com isso, September montou um equipamento que lhe permitiria apagar Peter desta Timeline Reescrita, mas ele não teve coragem de fazer isso e acabou sendo punido por December posteriormente, que o expulsou do Universo. 

No segundo episódio da 4a. temporada ('One Night in October' - 4X02), vimos um caso em que um 'Serial Killer' do Universo Alternativo (John McClennan) roubava as memórias e lembranças felizes das pessoas. 

E quando a sua versão do Universo Azul foi para o Universo Vermelho, ele também teve as suas memórias roubadas pelo McClennan-alt. 

Quando o John McClennan do Universo Azul retornou para o mesmo ele não se lembrava mais do que havia acontecido nas últimas semanas e nem de Margery, que foi a mulher responsável por impedir que ele também se transformasse em um 'Serial Killer', pois o amou, tirando-o da 'escuridão' em que nascera e na qual a sua versão do Universo Alternativo vivia. 

Mesmo assim, o McClennan do Universo Azul se lembrava, claramente, do que Margery havia lhe ensinado. 

Obs: Isso está diretamente relacionamento com o "Apagamento Quântico', que também contribuiu decisivamente para o retorno de Peter à trama no início da 4a. temporada (ver link abaixo).

No fim, quando Olívia pergunta, para Broyles, como isso era possível, se as memórias e lembranças de McClennan haviam sido apagadas, o chefe da 'Fringe Division' respondeu que algumas pessoas deixam uma marca tão forte na alma dos outros que isso não tem como ser apagado. 

É isso! Foi exatamente isso que permitiu que Peter retornasse. 

Peter conviveu intensamente com Walter e com Olívia, fazendo com que deixasse uma marca na alma de ambos e, com isso, eles acabaram sonhando com ele por várias semanas seguidas (caso de Olívia, que inclusive chegou a sonhar com o fato de que teve relações sexuais com Peter) ou vendo imagens dele projetadas em telas de TV, espelhos, etc, (que foi o caso de Walter).

Assim, eles começaram a se lembrar de Peter, mesmo sem que soubessem quem era aquela pessoa com a qual sonhavam ou cuja imagem viam ser projetada. 

Posteriormente, Olívia vai conseguir se lembrar de tudo o que havia acontecido entre ela e Peter na Timeline Original, enquanto Walter não consegue se lembrar de nada. 

Porque isso aconteceu? 

Nesta época, Olívia estava sendo submetida a novas aplicações de cortexiphan em seu organismo (por ordens de William Bell) e isso fez com que a sua memória (que já era prodigiosa) se intensificasse, o que permitiu a ela se lembrar dos momentos em que havia convivido com Peter anteriormente. 

Obs: Estas aplicações de cortexiphan eram feitas por David R. Jones, e o o motivo disso ficaria claro no final da temporada, quando Bell utilizou a Olívia super-cortexiphada para tentar destruir com os dois Universos e criar um novo. 

Não podemos esquecer também que Olívia já possuía uma memória fotográfica (como a Olívia-alt descobriu quando se infiltrou na 'Fringe Division' do Universo Azul, na 3a. temporada) em função de ter sido submetida a testes com o cortexiphan quando era criança e, agora, com novas aplicações da substância ela a desenvolveu ainda mais. 

Além disso, penso que Olívia representa, em 'Fringe', a Deusa da Memória da Mitologia Grega, que se chama Mnemósine, e que é a única pessoa com esse poder se lembrar do que aconteceu nas Timelines anteriores. 

E foi exatamene em função de tudo isso (junto com o fato de ter convivido intensamente com Peter) que permitiu que Olívia se lembrasse do Peter adulto da Timeline Original. 

Já com relação a Walter, o mesmo teve o seu lobo temporal retirado, o que fez com que ele perdesse praticamente toda a sua memória, como vimos em todas estas temporadas de 'Fringe'. E assim ele não teve como se lembrar que Peter havia chegado à fase adulta na Timeline Original. Aliás, ele somente vai ter acesso à estas lembranças na 5a. temporada, graças à intervenção do Michael. Sem esta, ele jamais teria como se lembrar dos acontecimentos ocorridos na Timeline Original. 

Até porque somente a Olívia cortexiphada tinha tal poder.  

Logo, foi a intensa convivência que levou Peter a deixar uma marca nas almas de Walter e, principalmente, de Olívia, que permitiu que ele retornasse à história.

Obs: Penso que a degeneração dos Universos também contribuiu para o retorno de Peter, mas este já é assunto para um outro texto, que publicarei na sequência. 

Link:

O 'Apagamento Quântico' e o retorno de Peter:

http://popeseries.blogspot.com.br/2012/03/fringe-fisica-quantica-explica-o.html

Nenhum comentário: