sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

'Fringe' - O diálogo entre September e Peter! - por Marcos Doniseti!


'Fringe' - O diálogo entre September e Peter! - por Marcos Doniseti!

No episódio 'The End of All Things' (4X14) Peter e September travaram um diálogo que ajuda a compreender a atual situação do seriado, que se aproxima do seu final

Peter e September tiveram uma conversa importante em 'The End of All Things' e que pode ajudar a entender a trama atual do seriado, que se aproxima do seu final.

No epísódio 'The End of All Things' (4X14), Peter diz que David R. Jones está por trás de tudo o que estava acontecendo com Olívia (que havia sido sequestrada e recebendo aplicações de cortexiphan em seu organismo), pois ele fez o mesmo na Timeline Original e que o objetivo de Jones, agora, deve ser o mesmo.

Daí, aparece September ferido (tiro que ele levou de Jessica, no final da temporada) e que confirma isso.

Vendo que September está morrendo, Peter se conecta à mente do Observador para poder descobrir onde está Olívia, pois está convencido de que ele poderá ajudar a encontrá-la, já que ele não está preso ao Espaço-Tempo, viajando dentro e entre o mesmo.

Durante essa conexão, a conversa entre os dois trouxe muitas informações novas e importantes para o passado e, percebe-se agora, para o futuro do seriado.

September afirma que eles, Observers, são os humanos do futuro, ou melhor, que eles eram humanos, o que leva a concluir que eles são humanos modificados através de algum tipo de tecnologia, embora eles não tenham os aparelhos introduzidos em seu cérebro, como acontece com Windmark e o seu grupo de Observadores.

September também diz que os Observers são cientistas, que não estão presos aos limites do Espaço-Tempo, podendo observar o Big-Bang e a sua própria morte.

September afirma que eles são 'um dos incontáveis possíveis futuros da Humanidade' (portanto, isso significa que podem existir futuros nos quai eles, Observers, não existam) e que a tecnologia deles, Observers, é que foi a responsável por permitir que eles pudessem viajar dentro e fora do Tempo, bem como observar a sua própria origem.

September fala que as interferências na vida humana que ele promoveu foram resultado da sua tentativa de corrigir o erro que havia cometido. E este erro foi o de impedir, involuntariamente, a cura de Peter-alt pelo Walternativo. Essa cura era algo que fazia parte do curso natural dos acontecimentos da história da Humanidade. Ao impedir que ela acontecesse, September mudou o curso desta mesma história (e por isso ele foi obrigado, por December e pelos demais Observers, a corrigir os seus erros). 

Ele também fala que Peter é importante e que por isso o salvou no Reiden Lake (somente na Timeline Original, pois isso não aconteceu na Reescrita). Ele diz que suas ações corromperam essa Timeline, provocando uma guerra entre os Universos 

Obs: Vejo isto é uma espécie de 'pecado original', que desvirtuou e distorceu a história da Humanidade, que tomou rumos imprevistos.

Com isso, Peter acabou gerando um filho com a 'Olívia errada', que é a Olívia-alt .

Obs.: Este filho, Henry, deixou de existir na Timeline Reescrita, pois nenhum dos Peters chegou a atingir a fase adulta. 

Daí, Peter fica surpreso ao saber que teve um filho, mas September diz que esse evento alteraria totalmente o futuro. September diz que ao entrar na Máquina, Peter se sacrificou e o filho deixou de existir (pois Peter criou uma nova realidade, na qual ele morreu quando era criança e nos dois Universos). 

Daí, September diz que pensou que esse acontecimento representaria o fim. É claro, pois sem Peter-alt, sem Henry e com os Universos unidos seria possível restabelecer o Equilíbrio entre os mesmos, sem guerras, e daí a Humanidade retomaria o curso natural dos acontecimentos, como dizia December. Pàra September, a história terminava aí e se acabasse deste jeito, ele teria conseguido corrigir os erros que havia cometido, mesmo tendo que sacrificar Peter. 

Mas September diz que se enganou, pois Peter retornou à vida, em forma física, o que não deveria acontecer, pois isso dá origem a um Paradoxo, já que nesta Timeline Reescrita os dois Peters morreram quando eram criança e não chegaram à fase adulta. Logo, Peter não poderia existir nesta Linha Temporal, algo que ele mesmo reconheceu, inclusive, tornando-se um Paradoxo. 

Porém, September suspeita que isso dará a Peter a chance de consertar as coisas, ou seja, de eliminar o Paradoxo no qual ele mesmo se transformou e, assim, conseguir restaurar o Equilíbrio entre os Universos, eliminando a corrupção desta Timeline.

Daí, September diz que Olívia é a escolhida, com quem o futuro de Peter (e da Humanidade) estava destinado a florescer. 

Aqui, entendo que a razão de September falar isso é que a união entre Peter-alt e Olívia daria origem a uma nova Humanidade, capaz de promover a união entre os dois Universos, manter o Equilíbrio entre os mesmos e, gerar uma espécie Humana capaz de se expandir pelo Multiverso, permitindo que os seres humanos desenvolvessem todo o seu potencial. 

September diz que isso (a união entre Peter-alt e Olívia) é o que precisa acontecer, pois isso é o que foi planejado. A questão é: Isso foi planejado por quem? Pelos próprios Observers? Claramente isso passa a ideia de que os destinos dos seres humanos já estão traçados e que, portanto, o 'Livre-Arbítrio' não passaria de uma mera ilusão.

Daí, September diz que Peter precisa encontrar uma maneira de consertar tudo e fala, para ele, o mesmo que disse para Walter no final da quarta temporada, ou seja, que 'Eles estão vindo'. Entendo que, neste momento, September se referia à December e aos demais Observadores que haviam dito que ele teria que aguentar as consequências dos erros que havia cometido. 

Penso que, neste momento, ao dizer que Peter teria a chance de 'consertar as coisas', September estava se referindo à várias possibilidades, como: 

1) Derrotar os planos de Bell (para destruir com os dois Universos e criar um novo);

2) Corrigir os desequilíbrios entre os dois Universos, cujo processo de degeneração ainda estava em andamento;

3)  Anular o fato de que Peter havia se tornado um Paradoxo. 

Desta maneira, seria possível evitar que a Terra, no futuro, fosse inteiramente devastada pelos Observers do grupo de Windmark e que a Humanidade do século XXI fosse conquistada e destruída por eles. Com isso, a Humanidade poderia se desenvolver livre e plenamente, sem maiores dificuldades. 

September também diz que, para encontrar Olívia, basta Peter 'voltar para casa'. 

Peter entendeu que ele falava da sua Timeline Original, mas depois ele percebeu que a casa a que September se referia era a sua casa, mesmo. Daí, Peter voltou para a sua casa, foi sequestrado, levado para o local onde Olívia se encontrava e ela acabou libertando os dois.

Por tudo isso, entendo que esse diálogo entre September e Peter foi um dos mais importantes a respeito das Mitologias de 'Fringe' e que ele ajuda a entender, inclusive, o que está acontecendo atualmente na série, embora ele tenha acontecido durante um contexto diferente, no qual a situação enfrentada pelos protagonistas do seriado.


Nenhum comentário: