domingo, 13 de janeiro de 2013

'Fringe' - O que aconteceria se os Observadores deixassem de existir? - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - O que aconteceria se os Observadores deixassem de existir? - por Marcos Doniseti!


Eliminar os Observadores da história impediria que Walter, Peter e Olívia continuassem juntos em uma nova Timeline? Penso que não.
Uma das principais possibilidades para se resolver e finalizar a trama de 'Fringe' é a de que o Tempo será reiniciado, que foi o que a Olívia disse para o Peter no episódio 'The Boy Must Live', criando-se uma nova Timeline. E desta maneira os Observadores seriam apagados da história. 

Sem a existência de Observadores teríamos muitas consequências importantes e aconteceriam grandes alterações na história da Humanidade. 

Bem, vou comentar quais seriam as mudanças mais importantes que aconteceriam e elaborar novas possibilidades a respeito de como Walter, Peter e Olívia poderiam continuar juntos nesta nova situação. 

Em primeiro lugar, September não teria impedido Walternate de curar o Peter-alt. E daí muitos perguntariam: Então, o Walter não abriria um portal entre os Universos para sequestrar o Peter-alt, certo? 

De fato, o sequestro não aconteceria. Porém, entendo que Walter e Bell abririam esse portal do mesmo jeito, tal como aconteceu na Timeline Original. 

E eles fariam isso porque eram e são cientistas brilhantes, muito curiosos e que possuem o desejo de mudar a realidade. Neste aspecto, eles não mudam, independente de qual seja a Timeline na qual eles vivam. Eles foram assim na Timeline Original e também na Reescrita. 

Nas duas Timelines, por exemplo, Walter e Bell realizaram testes com crianças cortexiphadas, embora na Reescrita o objetivo não fosse o de criar soldados para participar de uma guerra entre os Universos (isso aconteceu somente na Original), mas sim o de promover o desenvolvimento do ser humano, liberando todo o seu potencial.

Assim, mesmo que existissem algumas diferenças com as Timelines existentes, penso que as personalidades de Walter e Bell permaneceria sendo a mesma, na essência, nesta nova Linha Temporal. Eles continuariam sendo cientistas brilhantes, curiosos. Talvez eles fossem menos arroganges e prepotentes, mas a vontade de produzir novos conhecimentos e de transformar a realidade continuaria sendo a mesma. 

Porém, como em uma nova Linha Temporal não aconteceria sequestro algum, não seria nenhum absurdo pensar que a abertura de um portal entre os Universos não iria ser vista pelos habitantes do Universo Paralelo como um ato agressivo, de guerra, que foi o que ocorreu na Timeline Original com o sequestro do Peter-alt.

Na Timeline Reescrita, a guerra entre os Universos não aconteceu porque eles estavam unidos e precisavam colaborar para resolver os problemas que enfrentavam, embora existisse uma forte desconfiança inicial entre os mesmos pelo fato de que Walter sequestrou o Peter-alt (que acabou morrendo no Reiden Lake).

Essa desconfiança e até uma certa hostilidade entre os habitantes dos dois Universos pode ser constatada, por exemplo, na troca de farpas que ocorreu entre as duas Olívias quando elas trocaram arquivos das duas 'Fringe Division'. Uma acusou o Universo da outra como sendo o responsável pelos problemas que enfrentavam. 

Assim, em uma nova Timeline, sem o sequestro do Peter-alt e com os moradores dos dois Universos tendo adquirido a consciência de que o destino de ambos está interligado, esta nova situação poderia gerar um clima de cooperação entre ambos e não aconteceria nenhuma guerra entre eles. 

Por exemplo: Alguns alimentos e minérios que faltam em um Universo seriam obtidos no outro. A cooperação entre eles também poderia ocorrer nos mais variados campos da ciência e da tecnologia. 

Logo, a história desta nova Timeline seria diferente das duas anteriores, da mesma forma que existem diferenças entre a Original e a Reescrita. 

E tudo isso seria coerente com o que vimos nestas cinco temporadas, pois uma idéia muito importante que está presente no seriado é a de que escolhas diferentes geram consequências distintas. Assim, acabam sendo criadas novas realidades, tal como o Peter fez quando entrou na Máquina no último episódio da terceira temporada.

Desta maneira, talvez nesta nova Timeline, as duas 'Fringe Division' não existissem, pois elas foram criadas para investigar acontecimentos que, de uma forma ou de outra, estavam relacionados à guerra entre os Universos (era o chamado 'Padrão'). 

Uma outra possibilidade é a de que as 'Fringes Division' continuassem existindo, mas com uma outra função, que seria a de investigar fatos mais corriqueiros, tal como assassinatos, tráfico de drogas e de armas (biológicas, inclusive), sequestros, corrupção, etc, afinal crimes como esses acontecem independente de existir ou não uma guerra entre Universos. 

Com tudo isso, Walter, Peter e Olívia teriam vidas e destinos diferentes daquelas que vimos nas duas primeiras Timelines. Mas isso não os impediria de continuar juntos, formando uma família. 

Como?

Aqui surgem inúmeras possibilidades. Afinal, é como disse o September para o Walter (em 'The Firefly'): Existem 'incontáveis possíveis futuros para a Humanidade'.

Como nesta nova Timeline que eu imaginei os dois Universos iriam colaborar entre si, não é nenhum absurdo pensar na possibilidade de que o Peter do Universo Azul seria curado pelo Walternate e atingisse a fase adulta. 

E no caso do Walter, também seria possível pensar que a sua vida, na nova Timeline, também teria várias diferenças em relação às anteriores. 

Assim, digamos que nesta nova vida, o incêndio que matou a Carla Warren (nas Timelines anteriores) nunca teria acontecido, Peter não teria morrido quando criança e a esposa de Walter, Elizabeth, não teria cometido suicídio. Logo, Walter seria uma pessoa bem mais feliz e ainda seria um cientista brilhante, mas que trabalharia normalmente e que jamais teria sido internado no hospital St. Claire's.

Porém, quando fosse criada a 'Fringe Division' que citei, Walter seria chamado para trabalhar na mesma e Peter (que também seria um jovem e promissor cientista que concluíra a sua formação no MIT) iria junto com ele. Daí, eles se uniriam a Broyles, líder da 'Divisão Fringe', e também a uma nova, bela, inteligente e brilhante agente do FBI chamada Olívia Dunham. 

Seria uma versão diferente do Peter que vimos nestas cinco temporadas, mas os três estariam juntos novamente. 

Uma outra possibilidade é a de que o Peter 'Over Here' também acabasse morrendo antes de chegar à fase adulta (atropelado, por exemplo) e isso abriria o caminho para que o Peter-alt (que talvez fosse outro brilhante cientista no 'Over There') encontrasse Walter e Olívia e essa família se formaria novamente.

E a Astrid seria uma agente de campo (com a Carla Warren ainda trabalhando como assistente de Walter) e até a Gene poderia voltar...

E Peter-alt e Olívia se casariam, iriam em lua-de-mel para o 'Over There', e teriam uma filha, a Etta. 

William Bell e Nina Sharp estariam casados, com filhos e seriam donos de uma empresa que produziria um chip para pessoas que desejassem experimentar as sensações proporcionadas pelo uso do LSD, mas sem fazer uso da droga. 

E todos eles seriam felizes para sempre. Portanto, mesmo que uma nova Timeline seja criada seria possível unir todos estes personagens novamente. 

É claro que tudo isso que descrevi aqui é uma mera possibilidade. É uma Timeline criada por mim. 

É claro que não será esse o caminho escolhido pelos produtores e roteiristas de 'Fringe' para encerrar a série. Nem me passa pela cabeça essa idéia de querer adivinhar a maneira como 'Fringe' irá terminar. 

Eu escrevi tudo isso apenas para demonstrar que é perfeitamente possível manter os mesmos personagens unidos, vivendo e trabalhando juntos, em uma nova Timeline, e que isso poderia ser feito de forma lógica e coerente. 



3 comentários:

rafael disse...

Cara, lendo seu texto, eu pensei em uma coisa, então interrompi a leitura... ( se caso isso estiver pode desconsiderar isso).

Seguinte, consideraremos aqui os paradoxos no tempo vivdos em fringe, os quais são citados por Walter no fim da terceira temporada.

Se, por acaso, a criação dos observadores foi ocasionada por estes dois cientistas, e um deles está viajando no tempo para não serem criados, quem dizer que haverá uma alteração na Timeline, onde não haveriam observadores, o que sim, de fato leva a crer que não teríamos desastroso.

Agora olhe, o tempo foi reiniciado, nesse caso, ninguém saberia da existência dos observadores, mas e se, em uma realidade alternativa, foi justamente isso que ocasionou a criação dos observadores?

Vou tentar explicar melhor.

Walter e Bell tentam explorar o potencial humano, e, de alguma forma, surgem os observadores numa linha temporal. (no futuro)

Com os observadores surgindo, a Fringe division tenta combater, e têm sucesso, alterando toda a linha temporal. (onde os observadores não existem)

Porém, se observadores nunca existiram, ninguém saberia deles correto?!

Se ninguém sabe da existência dos observadores, então, em algum lugar do tempo, existe a probabilidade de eles existirem novamente. E, se eles existirem novamente, um loop sem fim ocorreria, com a criação e destruição dos observadores a todo momento...

É só uma percepção que tive aqui agora, pode estar errada, mas, me parece bem convincente e reforça a ideia de loop ^^


Marcos Doniseti disse...

Rafael,

O Walter explicou sobre isso no episódio 'The Road Not Taken' (1X19).

A cada situação ou escolha diferente, você criar um futuro distinto.

Sim, pode acontecer o Loop. Já comentei isso aqui no blog também.

Mas veja que no Universo Vermelho os Observers não foram criados porque escolhas diferentes foram feitas. Se estas mesmas escolhas se repetirem no Universo Azul, eles não surgirão nele também.

O que 'Fringe' mostra, essencialmente, é que o Futuro depende das escolhas que fazemos hoje.

O surgimento ou não de Observadores depende das escolhas feitas pelos seres humanos. Estes constróem o seu próprio futuro.


rafael disse...

Tem razão, inclusive na HQ "Beyond the Fringe" podemos ver isso claramente, onde Peter tenta tomar uma decisão diferente daquela que tinha no futuro, mesmo sem saber qual era, ela tinha de consertar, e conseguiu.