sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

'Fringe' Comentando o episódio 'The Cure' (1X06)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'The Cure' (1X06)! - por Marcos Doniseti!

(atualizado no dia 16/02/2013)

Momento em que o Observador aparece no episódio.

Mulher (Emily Kramer) é jogada de uma van no meio da rua, à noite, entra em uma lanchonete e demonstra estar com algum problema de saúde e com ferimentos em seu braço. Ela é interrogada por um policial, a quem diz que 'eles' a machucaram, mas que não consegue se lembrar do que lhe fizeram e nem quem o fez. De repente, todas as pessoas presentes no local começam a sangrar pelos olhos e o mesmo acontece com a mulher. Todos os presentes no local acabam morrendo.

Walter, Peter e Olívia vão até o local investigar o que aconteceu.

Broyles diz para os três que todos os mortos foram expostos a alto níveis de radioatividade, sendo que o corpo de Emily tem um nível três vezes maior do que o das outras vítimas.

Walter, Peter e Olívia entram devidamente trajados na lanchonete e só de olhar para o corpo da mulher, Walter conclui que ela sofria de uma doença rara (Linfocemia de Bellini) que faz com que o corpo destrua com seus músculos e órgãos. Mas Walter diz que tal doença não faz com que as pessoas percam a cabeça (literalmente), tal como aconteceu com Emily, cuja cabeça explodiu. Além disso, ele percebe que Emily tinha sido curada da doença, levando Peter a questionar como isso era possível, já que não se conhecia nenhuma cura para a mesma.

Walter descobre que as outras vítimas morreram devido a um tumor hemorrágico no cérebro.

Olívia vai até o hospital Patel, conversar com o médico responsável por tratar a doença de Emily, mas ele não diz nada que comprometa alguém e se prontifica a, aparentemente, colaborar com as investigações.

No laboratório, trabalhando junto com Peter (que está bem mais afável neste episódio, modificando o seu comportamento em relação ao seu 'pai'), Walter descobre que Emily tinha vários ferimentos pelo corpo e que ela havia sido mantida presa em cativeiro, onde foi drogada e submetida a testes que podem tê-la transformado em uma arma.

Charlie informa Olívia a respeito de outra mulher, Claire Williams, que também sofria da mesma doença de Emily e que, igualmente, havia sido sequestrada.

Charlie comenta com Olívia a respeito do fato de que ela estava trabalhando num caso em que mulheres eram submetidas a maus-tratos e numa data como aquela, em que ela fazia aniversário.

Olívia e Charlie visitam o marido de Claire, mas este mente para eles, dizendo que não conhecia Emily. Na verdade, ficaremos sabendo, mais adiante no episódio, que Claire e Emily eram amigas e que estavam sendo submetidas ao mesmo tratamento.

Vemos Claire Williams em uma clínica, assustada e chorando, na qual é submetida a testes por um cientista e sua assistente. Eles dizem que ela é um caso ainda melhor do que o anterior, ou seja, Emily.

Emily Kramer tinha uma doença rara, que o Dr. Esterbrook curou, mas ao preço de transformá-la em uma arma radioativa. 

Walter diz que Emily tinha em seu organismo microscópicas cápsulas radioativas que liberam radiação na quantidade necessária para poder curar a sua doença. Mas a cura transformou Emily em uma arma.

Peter diz para Olívia que, tal como nos casos anteriores, neste também temos seres humanos usados como cobaias. Ele pergunta se isso não faz parte do Padrão e se alguém não estaria preparando alguma coisa?

Assim, Peter começa a ter uma participação diferente na série. Ele deixa de fazer piadinhas cruéis com Walter e já começa a elaborar hipóteses para tentar explicar o que está acontecendo, mostrando que seu personagem está deixando de ser apenas uma 'babá de luxo' de Walter.

Junto com Peter, Olívia vai até o velório de Emily, entra na casa desta, vai até o quarto dela, sem que tenha sequer pedido autorização para alguém da família. Isso mostra que ela é afetada emocionalmente pelo caso envolvendo Emily e Claire, já que se tratam de mulheres submetidas a maus-tratos. Depois, descobriremos que o mesmo aconteceu com a sua mãe e com ela mesma, quando criança, e que o responsável por isso tinha o sido o seu padrasto.

A mãe de Emily diz que esta e a filha tinham se tornado amigas durante o tratamento, mostrando que o marido de Claire (Ken Williams) tinha mentido sobre o caso. O mesmo diz que como há apenas 3000 pessoas nos EUA com a doença, nenhuma empresa farmacêutica se interessa em descobrir uma cura para a doença. Ele diz que mentiu anteriormente porque Claire estava sendo tratada com terapias radicais não aprovadas legalmente e porque ela tinha sido curada. Ken diz que Nadim Patel está envolvido no tratamente e dá uma amostra do medicamento usado em Claire.

As cores vermelha e azul começam a aparecer com uma certa frequência no seriado. Posteriormente, estas serão as cores que irão identificar os dois Universos: o Azul (Over Here) e o Vermelho (Over There). Porém, como o Universo Alternativo somente começou a aparecer nos episódios finais da primeira temporada, talvez as duas cores ainda não tivessem um significado especial.

O Dr. Patel diz que a Intrepus está envolvida no caso e que Olívia deveria se afastar do mesmo. Logo depois, ele fala o nome de David Esterbrook e comete suicídio na frente de Olívia. Aliás, não será a última vez que isso irá acontecer na série. No episódio 'One Night in October' (4X02), a Olívia da Timeline Reescrita também passou por uma experiência semelhante, quando o McClenan do Universo Alternativo se matou na frente dela.

Charlie informa Olivia que Esterbrook chefia a Divisão de Pesquisas Farmacêuticas da Intrepus e ela vai conversar com ela, disfarçada, (usando o nome Amanda Bennet), apenas para 'olhar nos olhos' dele, mas acaba revelando a sua verdadeira identidade. Com isso, Esterbrook ameaça Olívia. Depois, Broyles lhe dá uma grande bronca em função disso, afirmando que ela deixou seus sentimentos interferirem na investigação e que se ela continuar agindo assim, então ele não poderá mais confiar nela. Mas Olívia diz que não liga para política e afirma que Esterbrook sabe onde Claire está.

Esterbrook diz que quando Claire estiver pronta, ela será entregue ao cliente. Qual cliente? Ele não diz. Enquanto isso, Claire mata um rato que foi colocado em sua cama.

E Olívia se irrita com Peter, quando este faz uma piada no momento em que ela tentava descobrir alguma ilegalidade envolvendo Esterbrook. Peter não entende porque isso acontece. Daí, ela conta a história do seu padrasto, que agredia a sua mãe, dizendo que ela tentou matá-lo quando tinha nove anos, mas que não conseguiu e que em todos os seus aniversários ela recebe um cartão dele. Daí, Peter conclui que aquele era o aniversário de Olívia e acaba por compreender a razão dela estar tão mal humorada e tensa com a investigação daquele caso.

Peter sugere que Olívia peça a ajuda de Nina Sharp, já que a Massive Dynamic e a Intrepus são empresas rivais e que ela deveria saber algo sobre as ilegalidades de Esterbrook. Mas, Olívia não faz isso. Mas Peter procura Nina e faz um acordo com ela, que daí entrega o endereço onde Esterbrook está realizando os testes ilegais com Claire.

Na conversa com Nina, esta afirma que Peter passou muito tempo junto com ela quando criança, pois ela e Walter eram muito ligados quando eram jovens, sugerindo que havia algo mais entre ela e Walter, é claro. Essa Nina era venenosa, mesmo, hein...

Walter descobre que foi a aplicação de metil-eugenol no organismo de Emily que fez com que as cápsulas radioativas estourassem ao mesmo tempo, transformando-a em uma arma. Walter descobre uma cura para isso.

Logo, Walter descobre uma cura para a cura, já que Esterbrook havia curado Emily e Claire da Linfocemia de Bellini, mas as transformara em verdadeiras armas ambulantes. 

E depois Walter é quem encontrou uma cura para isso. 

Peter entrega para Olívia o endereço no qual Esterbrook conduz os seus testes com Claire, dizendo que tem uma 'assinatura visível do isótopo radioativo'. Neste momento, Walter quase estragou tudo, quando ia dizer que isso não acontece, mas Peter o impediu, permitindo que Olívia e Charlie enviassem uma equipe tática do FBI para prender Esterbrook e sua assistente, tornando possível libertar Claire com vida e curada.

Aliás, a cena em que o FBI ataca as instalações secretas da Intrepus é uma das minhas preferidas da primeira temporada.

Depois, Olívia prende Esterbrook pessoalmente e faz com que a Mídia divulgue a informação, o que prejudica a Intrepus e beneficia a Massive Dynamic, deixando Nina Sharp muito contente com o fato.

Pela segunda vez no dia, Olívia procura por alguma correspondência enviada pelo seu ex-padrasto, mas não encontra nada.

Dr. Patel foi um cientista investigado por Olívia e que estava envolvido nos casos de Emily e Claire. 

Quando é questionada por Broyles a respeito da prisão de Esterbrook, Olívia diz que, de fato, agiu emocionalmente no caso, mas que ela não irá mudar e se Broyles não gostar disso, então pode mandá-la embora do FBI. Mas Broyles lhe diz que irá vê-la no dia seguinte.

Olívia questiona Peter a respeito do acordo que este fez com Nina, mas ele diz que ela não precisa se preocupar. Depois, ele claramente passa uma 'cantada' nela, que também começa a demonstrar interesse por ele. E quando ela vai embora, Peter dá uma 'boa conferida' em Olívia...

Penso que esta foi a primeira cena que tivemos na série em que Peter e Olívia demonstraram que poderiam vir a existir um 'algo mais' entre eles. Mas como ela ainda não tinha se livrado inteiramente das memórias de John Scott, esse envolvimento romântico entre ambos somente irá se intensificar posteriormente.

Na última cena, vemos Olívia chegar em sua casa e encontrar um cartão enviado pelo seu padrasto, que dizia 'Pensando em Você'.

Fim.


Obs1: Este foi o primeiro episódio da série em que Walter chamou Astrid por um nome. Foi Asterisk, é verdade, mas chamou. Antes, ele sabia apenas que o nome dela começava com a letra 'A' e mais nada.

Obs2: A glyph code do episódio foi 'Cells' (células). 

Obs3: Quando a equipe tática do FBI comandada por Olívia chega ao local em que Esterbrook faz os testes com Claire, vemos na rua uma sequência de cores muito famosa em 'Fringe': verde, verde, verde, vermelha. Isso é mostrado aos 39 minutos e 49 segundos. 

Obs4: Emily diz que os remédios que ela recebia quando era 'tratada' (por Esterbrook) eram nas cores azul e vermelho. E estas são as cores pelas quais ficarão conhecidos os dois Universos da série. 

Obs5: Quando Olívia, Charlie e a equipe tática entram no prédio onde a assistente de Esterbrook faz os testes com Claire, vemos inúmeros recipientes. As cores deles são azul e vermelho. Mas há também um recipiente na cor amarela, que é a cor da 4a. temporada, quando tivemos o surgimento da Timeline Reescrita. 

Obs6: A assistente do Dr. Esterbrook se chama Elizabeth, o mesmo nome da esposa do Dr. Frankenstein. E Esterbrook, de certa maneira, é um Dr. Frankenstein moderno, em função da natureza das suas pesquisas.

Obs7: No laboratório da INtREPUS onde Olívia prende Esterbrook há um objeto de cor azul onde aparece 'XL'. O século XL a.C. teria sido, de acordo com várias Mitologias, como a judaica, aquele no qual surgiram as primeiras Civilizações em nosso planeta, como a Chinesa, Egípcia e Coreana. 

Obs8: Após a prisão de Esterbrook pela Olívia, vemos uma cena aérea em que o padrão de cores foi invertido, mostrando 3 carros com luzes vermelhas acesas e um edifício na cor verde. Esta cena é exibida aos 43 minutos e 50 segundos. 

Obs9: Quando Peter e Walter encontram Olívia à frente do hotel no qual eles moram, pouco antes do Walter subir ao apartamento deles, Peter diz: 'E lembre-se de que a escova vermelha é a minha'. E Peter era originário do Universo Vermelho...

Links:

O século XL a.C.:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XL_a.C.


Frases e Diálogos:

Peter – O que foi?
Olívia – Isso não o incomoda?
Peter – Está brincando? O homem adormece contando Pi até o centésimo primeiro dígito. É relaxante.

Peter – Vou me detestar por perguntar isso, mas como se cura uma doença que é incurável?
Walter – Não faço a menor ideia. Embora tenha curado uma em meu sonho. Ópio. Coisa fantástica. Claro que esqueci como fiz assim que acordei.

Peter – Achamos que ela não fugiu. Marcas de cordas nos pulsos.
Olívia – Ela foi mantida contra vontade.
Walter – Ou ela tinha inclinação pelo sexo submisso. Observação científica, não um julgamento. Algumas de minhas melhores lembranças...
Peter – Walter, pare. Seja o que for, está errado.

Olívia – Quem a mantinha em cativeiro, também lhe dava drogas.
Walter – Sim, mas não para dar prazer. Na verdade, é diferente de tudo que já vi.

Olívia – A ciência e a tecnologia chegaram a um ponto onde nossos meios estão acompanhando a nossa imaginação. E a única coisa impedindo que façamos um trabalho visionário são essas restrições de base moralista que os legisladores publicam em nome da política. Isso e dinheiro.
Esterbrook – Vou lhe contar um segredinho, Amanda. Não se trata de dinheiro. Trata-se de determinação.

Olívia – Algo mais que devo informá-lo?
Broyles – Algo mais, não. Tudo.

Observando a cena em que Emily, involuntariamente, provocou a morte de mais 7 pessoas... 

Peter – Vou sair.
Walter – Está bem. Oh, Peter. Sinceramente, nem sabia que estava aqui.

Nina Sharp (para Peter) – Seu pai e eu éramos muito ligados, quando bem mais jovens.
Walter – Sente o cheiro?
Astrid – Sim. Na próxima vez, dá para avisar?
Walter – Esse não. Metil-eugenol.


Walter – É isto, Asterisk.
Peter – Astrid. O nome dela é Astrid.

Olívia – Quando isso aconteceu? Quando isto se tornou o mundo em que vivemos? Patel. Esterbrook. São pessoas que acreditamos que cuidariam de nós.

Peter – Isótopos radioativos tem assinatura de calor visível a satélites espiões.

Olívia – É este, com certeza. Temos uma assinatura visível do isótopo.
Walter – Assinaturas visíveis? Isótopos radioativos não fornecem...
Peter – Walter, Walter... Como estamos?
Walter – Ah, Olívia... Este é o antídoto.
Olívia – Charlie. Estamos indo.

Olívia – Eu sou emocional. E trabalho assim. É o que me motiva. Ajuda-me a penetrar na mente das vítimas e ver o que elas viram, mesmo que eu não queira, mesmo que me apavore. Creio que isso me torna uma agente melhor. Se você tem um problema com isso, lamento. Pode me demitir. Mas espero que não o faça.
Broyles – Não vai se livrar assim tão fácil, Agente Dunham. Eu a verei de manhã.

Walter – Oi.
Walter – Haha... Olívia, você se trancou fora de novo?
Peter – Na verdade, Walter, este é o nosso hotel.
Walte – Oohhh...

Olívia – Qual foi o preço. O que Nina Sharp pediu em troca?
Peter – Aaahhh... Nada indecoroso, se é o que a preocupa.
Olívia – Peter.
Peter - Ora, você não precisa se preocupar comigo. Sou crescidinho. Sei cuidar de mim mesmo. Você tem me ajudado, então retribuí o favor.
Olívia – Obrigada.
Peter – Nenhuma carta hoje?
Olívia – Não.
Peter – Feliz Aniversário.

Olívia – É melhor subir antes que Walter adormeça na sua cama. Huummm....
Peter – É. Ele já fez isso... Enquanto eu dormia. Não é assim que eu quero acordar.
Olívia – Boa Noite.
Peter – Boa Noite.

Peter (para Walter) - E lembre-se de que a escova vermelha é a minha. 

Informações Adicionais:

Audiência do episódio: 8.910.000;

Data de Exibição nos EUA – 21/10/2008;

Direção – Bill Eagles;

Roteiro – Felicia D. Henderson e Brad Caleb Kane.

Glyph Code do Episódio - 'Cells'. 

Nenhum comentário: