sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

'Fringe' - Comentando o episódio 'The Dreamscape' (1X09)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'The Dreamscape' (1X09)! - por Marcos Doniseti!

Mark Young, um executivo da Massive Dynamic, se vê em maus lençóis com as borboletas neste episódio de 'Fringe'. 

Episódio começa com a morte de um executivo da Massive Dynamic, Mark Young, que é 'atacado' por borboletas depois que fez uma exposição sobre a situação financeira da empresa para os acionistas. Isso acaba provocando a queda dele do andar, levando-o à morte, é claro.

Obs: E dizer que essas borboletas irão aparecer no último episódio da série, deixando os Observadores em maus lençóis.

Obs2: O Observador aparece logo no início do episódio, quando Mark Young chega à Massive Dynamic.

Broyles telefona para Olívia, avisando a respeito de um caso, no exato instante em que ela se preparava para sair com amigos. Assim, fica muito difícil ter qualquer vida pessoal, não é mesmo?

Peter comenta sobre o envolvimento da Massive Dynamic em mais um caso. Walter acha estranho que parte dos ferimentos de Mark Young não pode ser explicado pelo contato com o vidro e nem pela queda em si.

Obs3: As cores vermelha e azul aparecem o tempo inteiro nesta cena

No local da queda de Young, Olívia tem uma nova visão de John. Ela conversa sobre a norte de Young com Nina Sharp, que diz que o executivo pode não ter resistido às pressões de dirigir uma empresa como a Massive Dynamic e que isso pode ter provocado o seu 'suicídio', afirmando também que tais pessoas podem não conseguir conciliar certas realidades com a ciência extremamente avançada.

Na casa de Young, quando Charlie e Olívia estavam no local, é possível ver inúmeras borboletas mortas e presas na parede. E Olívia tem a visão de que elas teriam se mexido. E ela também encontra o nome Monarch escrito em um diário de Young.

Obs4: A passagem de avião do vôo que Mark Young faria para o Nebraska está no nome da empresa aérea 'Oceanic Air'. 'Oceanic Airlines' era o nome da empresa aérea cujo avião caiu na série 'Lost', outra criação de J.J. Abrams. 

Walter tenta descobrir o que provocou os cortes no corpo de Young, mas ainda não consegue encontrar a resposta para isso.

Peter recebe um telefonema de uma mulher que demonstra conhecê-lo muito bem, que teve envolvimento com ele no passado e que deseja se encontrar com ele.

Olívia pesquisa a respeito de borboletas, principalmente as da espécie 'Monarca'. Ela procura obter informações sobre a Massive Dynamic e vemos que a empresa faz pesquisas em inúmeras áreas de tecnologia avançada, como a farmacêutica, aero-espacial, informática, entre outras.

Ela desliga o computador e vai dormir, mas este liga sozinho e no mesmo há um e-mail enviado por John Scott, com um endereço, para o qual Olívia se dirige a fim de se encontrar com ele.

Isso mostra que os passados de Olívia e Peter ainda estavam vivos e que eles não conseguiam se livrar dos mesmos. Chegando ao endereço que John enviou, Olívia vai a um porão, no qual encontra inúmeros sapos vivos.

Quando Charlie a questiona sobre os sapos, Olívia conta para ele a respeito do fato de que foi o falecido John Scott quem indicou o local no qual eles se encontravam e que este apareceu novamente, telefonou e mandou e-mail para ela. 

Em função disso, ela diz que talvez precise tirar umas férias de duas semanas. Neste momento, Astrid telefona para Olívia e diz que o fato de Young ter pulado pelas janelas e se matado esta´relacionado com os sapos que ela descobriu.

Depois disso, Olívia mudou de ideia a respeito das férias...

Peter se encontra com a mulher que telefonou para ele e se chama Tess. Ela diz que Peter poderá ser vir a encontrado por pessoas que irão machucá-lo, o que é uma referência clara à Máfia, com a qual ele se envolveu em seu nebuloso e misterioso passado. Peter diz que Tess a conheceu melhor do que ninguém, mas ela o avisa para que saia de Boston e que nunca mais volte. Peter descobre que ela é espancada por um conhecido seu (Michael).

Obs5: Quando Tess sai da lanchonete, deixando Peter sozinho, é possível ver a sequência de cores 'vermelho, vermelho, vermelho, verde'.

Walter tenta descobrir o que, afinal, aconteceu com Mark Young.
Pela conversa entre Peter e Tess, percebe-se que eles tiveram um caso antes, que Peter realmente gostou dela, mas que ele se envolveu em problemas sérios com a Máfia e se mandou de Boston quando a situação ficou complicada para o seu lado, abandonando Tess e tudo o mais.

E fica claro que Peter e Olívia não poderão levar suas vidas adiante enquanto as questões do passado não forem devidamente resolvidas.

Walter exibe um vídeo, para Astrid e Olívia, e que lembra muito os vídeos de 'Lost', da Dharma. Nele, vemos Walter fazendo testes com um homem que acredita que está passando frio, embora, na verdade, isso não aconteça, e que uma pedra de gelo era carvão aceso. Quando Walter tocou com a pedra de gelo no braço dele, este queimou.

Walter diz que as rãs encontradas por Olívia produzem um composto psicoativo, que tem propriedades alucinógenas e que afeta diretamente o centro do medo no cérebro. E ele confirma que Young acreditou que as borboletas o estavam atacando e que, com isso, seus ferimentos tornaram-se reais (tal como aconteceu com a cobaia de Walter no vídeo).

E Walter também diz que a quantidade de alucinógeno encontrada no sangue de Young era 30 vezes maior do que qualquer pessoa sã poderia ingerir, sugerindo que o mesmo foi drogado e, portanto, assassinado.

Olívia diz para Walter que foi John quem a informou sobre as rãs e Walter fala que as memórias dele ainda estão dentro de sua mente.

Quando Olívia pergunta por quanto tempo isso poderá continuar acontecendo, ele diz que isso ainda poderá durar por muitos anos, mas que talvez seja possível resolver a situação com o uso de uma 'terapia da memória' que permitiria trazê-las à tona e liberá-las do inconsciente de Olívia, mas que para fazer isso ela teria que entrar novamente no tanque de privação sensorial e completa afirmando que fazer isso é muito arriscado. 

Mas Olívia diz 'preciso fazer isso', pois deseja tirar as memórias de John definitivamente da sua mente.

Obs6: Essa 'terapia da memória' teria sido usada outras vezes por Walter, com outras pessoas, talvez com a Olívia e Peter? Não é de se duvidar, principalmente depois que descobrirmos o que Walter fez com ambos quando ainda eram crianças.

Olívia se prepara para entrar no tanque. Walter diz que desenvolveu essa técnica há décadas, mas que não se lembra da maior parte. Para garantir que nada de errado aconteça, ele manda Astrid comprar uma Bíblia.

E quando explicava para Olívia, seminua (embora coberta por uma toalha) o que iria fazer com ela (hipnotizá-la e drogá-la) quando a mesma entrasse no tanque, ele diz que teve uma ereção, mas que isso não tem nenhuma ligação com o fato de Olívia estar nua...

Esse Walter... E a Olívia parece pensar por um instante: 'Devo estar enlouquecendo... Só isso para explicar que eu concorde em fazer isso com esse maluco...'.

Antes de Olívia entrar no tanque, Walter mandou Astrid comprar uma Bíblia, para rezar a fim de que nada de ruim acontecesse com ela, que poderia até vir a morrer eletrocutada. 

Obs7: No tanque é possível ler o seguinte: 'Watch your hands. "Heavy Doors". Save Your Fingers. Close with care'.

Durante o tempo em que permanece no tanque, Walter conduz Olívia, que vê o momento em que teve o primeiro encontro com John e ela pergunta para ele se alguma vez ele sentiu algo por ela, que é uma questão que a deixa totalmente atormentada. 

Depois, Olívia vê John com Mark Young e mais dois homens e que participam de uma negociação. John mata um deles e Olívia pede para sair do tanque.

Dos quatro homens que apareceram nas memórias de John, apenas um homem latino continua vivo. Peter diz para Olívia que se precisar de algo, ela poderá contar com ele, ao que ela responde que sabe disso. 

E o interessante aqui é que, antes, na conversa que teve com Tess, ficou claro que Peter era o tipo de pessoa que não se apegava a ninguém, abandonando tudo para trás quando isso era conveniente para ele. Agora, no caso de Olívia, isso já não acontece mais. Parece que ele percebe que jamais conseguirá abandoná-la, e tampouco ao Walter. 

Como se percebe, o relacionamento entre eles (Peter e Olívia) começou a se basear um crescente grau de confiança.

Olívia informa Broyles a respeito do que descobriu sobre Mark Young, dizendo que este vendia tecnologias para organizações criminosas e que o 'homem latino' intermediava a venda do alucinógeno sintético que a M.Dynamic fabricava e que a mesma poderia até ser usada como uma arma química. 

E Broyles vai falar com Nina para que a empresa colabore com as investigações, revelando os projetos nos quais Young trabalhava. E por meio de Broyles, Nina envia os projetos de Young na MD para que Olívia faça uma análise dos mesmos.

Peter procura por Michael, que espancava Tess, lhe dá uma surra e diz que se o mesmo fizer isso novamente, será morto. E percebemos claramente que eles estavam sendo observados por alguém.

Olívia descobre o número de telefone do 'homem latino', que se chama George Morales, e vai junto com Charlie para prendê-lo. Este diz que Morales se prepara para viajar até São Paulo... Olha o Brasil em 'Fringe' aí, gente...

Durante a perseguição, Morales é atropelado e acaba preso. 

Quando é interrogado por Olívia, ele diz que precisa de proteção, caso contrário será morto por ordens da Massive Dynamic. Morales também afirma que ele não foi o responsável pela morte de Young, pois este era uma 'caixa de tesouros de coisas incríveis' (ou seja, de novas tecnologias).

Olívia tem acesso às memórias de John Scott e vê ela mesma no primeiro encontro com ele. 
Ele também fala que a Massive Dynamic matou Mark Young porque este vendia suas tecnologias para outros e que isso iria servir de aviso a outros que pensassem em seguir o mesmo caminho.

Morales também fala que a Massive Dynamic está por trás da ZFT, do vôo 627 e do Padrão. Ele se diz pronto a colaborar com o FBI, contando tudo o que sabe, mas quer imunidade e proteção e diz que fará isso com Olivia porque, segundo John lhe disse, ela é uma pessoa na qual se pode confiar.

Depois, ele será morto por John, o que significa que ele foi drogado com o mesmo alucinógeno usado para matar Young. Uma enfermeira vê a sua garganta sendo cortada por alguém 'invisível'.

Olívia visita Nina e quando esta diz que ela não agendou a visita, Liv diz que não precisa disso. Mulher com personalidade forte está aí... E ela ainda diz para Nina que todas as suas investigações terminam por envolver a Massive Dynamic e passa a suspeitar fortemente da empresa, mas Nina diz que a empresa e Bell não tem qualquer envolvimento com essas atividades criminosas.

Depois, Broyles informa Olívia que Morales foi morto, convencendo Olívia de que a Massive Dynamic estava envolvida com este caso, de alguma forma, mas Broyles discorda dele, dizendo que a empresa colaborou com as investigações.

Assim, neste momento da temporada, a Massive Dynamic se torna a suspeita número 1 de ser a grande responsável pelos casos relacionados ao 'Padrão'.

Olívia procura por Walter, dizendo que deseja entrar no tanque novamente, mas este (que segura uma Bíblia, à qual estava lendo em seu quarto) se recusa a aceitar o seu pedido, embora diga que poucas coisas o deixam mais feliz do que tomar drogas ou administrá-las. Ele diz que Olívia correrá um risco imenso se fizer isso novamente e que até poderá morrer, completando que tentará desenvolver uma técnica mais segura.

Assim, Walter estabeleceu um limite para o que ele mesmo poderia fazer, algo que não acontecia com o 'velho Walter'.

Michael informa a um outro mafioso que Peter voltou.

Olívia tenta dormir, mas tem dificuldades e recebe outro e-mail de John, que diz que a viu no restaurante, ou seja, quando ela estava no tanque.

Fim.


Frases e Diálogos:

Peter (para Olívia) – Apenas a sua corporação multinacional mediana especializada em pesquisas secretas de biotecnologia e trabalhos de defesa. Massive Dynamic. Parece um nome tão inocente para uma corporação, não acha?

Nina Sharp – Quando o seu domínio inclui um desafio científico existe um risco de se expor a ideias que não são fáceis de reconciliar, certas realidades. Com certeza sabe o que quero dizer, fazendo o trabalho que você faz. Para alguns, é um pouco além da conta.

Walter – Se não notou, posso me tornar obssessivo.
Astrid – É mesmo?

Charlie – Oi Liv, o que sabe sobre um grupo de sapos? Recebi um requerimento de uma fatura da agente Farnsworth pedindo para mandar um terrário e 5 kilos de larva viva de insetos e cobrar como parte do caso de Mark Young. Tem algo que queira falar comigo?

Tess – Nada mudou com você, não é? É o mesmo Peter de sempre. Você joga rápido e solto até ficar tarde demais. Foi fácil ir embora da primeira vez. Porque isso mudaria agora?

Olívia – Está me dizendo que o Mark Young alucinou que estava sendo cortado e a sua mente fez com que realmente acontecesse?
Walter – Sim, uma forma inteligente de matar.

Walter – A substância que não pude identificar no Sr. Young era de fato uma concentração de um veneno produzido na pele. Adequadamente alterado, é um alucinógeno. E muito poderoso. Diferente de tudo que já tomei.

Olívia – Quanto tempo vai demorar?
Walter – Srta. Dunham, o que estamos fazendo, o que me pediu para fazer é passar as barreiras de tudo que é real e possível. Não estamos assando um peru.

Walter – Essa é uma técnica que eu desenvolvi faz décadas, nesse laboratório. Não me lembro da maior parte.

Olívia – É uma Bíblia?
Walter – Sim.

Walter (para Olívia) – Colocando você em um estado de hipnose profundo e lhe dando doses substanciais de drogas psicoativas posso ajudá-la a acessar tais memórias estranhas que sua mente reprimiu.

Walter – Ooohohoo...
Olívia – O que?
Olívia – Acabei de ter uma ereção. Não tema. Não tem nada a ver com o fato de estar nua. Eu só preciso mijar.
Olívia – Bom saber disso.

Astrid – Tem certeza que quer fazer isso de novo (Obs.: entrar no tanque).
Olívia – Tudo que eu quero é que pare. Mas se essas memórias puderem ser úteis, pelo menos não fui enganada em vão.

Olívia – Walter, para que é a Bíblia?
Walter – Bem, você está tomando drogas psicodélicas não testadas imersa na água salina com uma carga elétrica na base do seu crânio. Entre outras coisas, achei ser apropriado rezar para que você não seja eletrocutada.
Olívia – Louvemos o Senhor.
Walter – Amém.

Walter – Preciso que ajuste as drogas.
Peter – O que deu a ela dessa vez?
Walter – Drogas que gostaria de estar tomando.

Peter – Olívia, se precisar de mim, estou aqui.
Olívia – Sim. Eu sei.

George Morales – Massive Dynamic é o inferno e seu fundador, William Bell, é o diabo.

Nina Sharp – Agente Dunham. Não me lembro de vê-la na minha lista de hoje.
Olívia – Bem, não preciso de hora marcada, Srta. Sharp.

Olívia – Walter. Oi. Tenho que entrar de novo.
Walter – No nosso quarto.
Olívia – Não. No tanque. Há tantas perguntas.

Walter – Existem poucas coisas que me façam mais feliz que tomar drogas. Talvez administrá-las. Planejar e executar experimentos. Que dobram esse plano que consideramos realidade. Raramente, ou nunca, me oponho a isso, exceto agora.


Informações Adicionais:

Audiência do Episódio - 7.700.000;

Data de Exibição nos EUA - 25/11/2008;

Roteiro – Julia Cho e Zack Whedon;

Direção – Frederick E.O Toye.

Glyph Code do Episódio - 'Voice'.

Link:

Nenhum comentário: