sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

'Fringe' - Comentando o episódio 'Safe' – (O Cofre - 1X10)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Safe' – (O Cofre - 1X10)! - por Marcos Doniseti!

Ah, se não fosse a Física Quântica...

Equipe de Mitchell Loeb entra em um banco em Filadélfia e usa um equipamento que permite atravessar paredes e objetos sólidos para poder roubar um cofre. Isso foi possível graças ao fato de Ben ter concluído a sua música e, logo, a Equação, no episódio anterior.

Porém, um dos membros do grupo de Loeb (Raul Lugo) fica preso na parede e acaba sendo encontrado. Walter, Peter, Olívia e Broyles se dirigem ao local para investigar o caso.

Em uma conversa bem humorada entre Peter e Olívia ficamos sabendo que ela não tem um melhor amigo, é solitária e que esteve em colégio interno, onde ganhou o apelido de 'Han', levando Peter a perguntar 'Como em Solo?'.

Obs1: Este diálogo é uma clara referência à 'Star Wars'.

Broyles informa que o roubo deve estar relacionado a outros dois, que aconteceram em Cleveland e em Baltimore.

Olívia fala para Peter e Olívia que o homem preso na parede é um amigo dela, se chama Raul Lugo, serviu com ela na Marinha, conhece a esposa dele e já frequentou a casa do morto. Peter e Walter reagem com estranheza a tudo isso que ela disse, é claro.

Obs1: Quando Loeb e seus capangas retornaram do roubo do cofre, no local em que eles estava havia o desenho de uma estrela e de uma pessoa e ao lado da orelha dela estava escrito 'Pock', formando o nome “Spock' (Obs: Isso é mostrado aos 7 minutos e 49 segundos). Portanto, trata-se de uma óbvia referência à 'Star Trek'. 

E a palavra 'House' também aparece escrita na mesma parede. 

Talvez isso seja uma referência ao fato de Peter ter retornado para casa, ou seja, para Boston, pois neste episódio o Walter critica Peter pelo fato de que este levou uma vida errante, sem parar em lugar algum e que, agora, ele estava novamente em 'Casa'. 

Ou então refere-se a Jones, que conseguirá fugir da prisão, mudando de endereço, ou seja, de 'Casa'. Ou ainda está ligado ao que irá acontecer com Olívia no final do episódio ou à série de TV de mesmo nome. Vá saber...

Assim, em um mesmo episódio 'Fringe' homenageou duas das principais produções de ficção científica da história.

Jones volta aparecer na série e ainda está preso em Frankfurt (mas não será por muito tempo) e recebe a visita de seu advogado (Kohl).

Enquanto isso, Walter e Peter tem uma discussão numa loja de materiais de construção, depois que o primeiro criticou o filho pelo fato deste ter tido uma vida errante nos 15 anos anteriores, o que levou Peter a dizer que o pai não o conhecia suficientemente bem para poder fazer qualquer julgamento a seu respeito.

E Walter assusta a vendedora da loja quando diz que deseja um serra elétrica que lhe permita serrar tecido e ossos humanos...

Na prisão, David R. Jones faz um desenho de Olívia, então pouco liga para o que seu advogado diz e depois lhe entrega uma lista de itens da qual irá precisar.

Olívia vai até a casa de Susan, esposa de Lugo, informando-a sobre a morte do ex-marido e começa a dizer que já esteve ali, inclusive em um jantar com ela e Raul, quando este se formou tenente. E Olívia conta os detalhes do jantar. Mas Susan nega e diz que a única pessoa que estava com eles nesta noite era John Scott, levando Olívia a concluir que estas memórias não são delas, mas do ex-namorado falecido.

Obs3: Essa capacidade de uma Olívia 'cortexiphada' fazer com que a sua mente abrigue memórias de mais de uma pessoa também voltou a acontecer no final do terceiro ano, quando ela dividiu a sua mente com a consciência de William Bell.

E isso também irá acontecer na Timeline Reescrita, quando a Olívia da mesma se lembrou de tudo o que aconteceu com a Olívia da Timeline Original, que foi a que existiu entre o epísódio 'Piloto' e o episódio final da terceira temporada ('The Day We Died' - 3X22).

Logo, na Timeline Reescrita, a Olívia também conviveu, durante um certo período de tempo, com as memórias dela e as da Olívia da Timeline Original em sua mente.

Portanto, quando isso aconteceu novamente com Olívia, na quarta temporada, tal fato não era nenhuma novidade em 'Fringe'. Ela já tinha demonstrado, ainda no começo da série, o seu poder de conviver com as memórias de duas pessoas ao mesmo tempo em sua mente. E esse poder é, claramente, uma consequência dos testes a que as duas Olívias (a da Timeline Original e a da Reescrita) foram submetidas, com o uso do cortexiphan, quando ainda eram crianças, por Walter e Bell.

Seria Rafael Lugo o melhor amigo de Olívia, perguntou Peter...

Walter diz para Peter que seu comentário anterior, criticando a vida errante do filho, deve-se ao fato de que este possui um grande potencial, desconhecido do próprio Peter, dizendo 'Você não tem ideia do que é capaz, Peter'. Mas, Peter diz que tal comentário é injusto, especialmente vindo dele, dando outra bordoada no pai.

Walter diz que para fazer o que os ladrões do banco de Filadélfia fizeram seria necessário um grande conhecimento de Física Quântica e uma tecnologia muito avançada.

E Olívia diz para Peter e Walter que as lembranças que ela teve de Raul Lugo eram, na verdade, de John, levando Walter a dizer que não entende o que está acontecendo. Mas Olívia diz que a prioridade é investigar o caso.

Loeb confere a peça que foi roubada e fica satisfeito. Já Nina Sharp demonstra estar frustrada pelo fato de que a tentativa de reconstruir as memórias de John (cujo corpo está na Massive Dynamic) não está funcionando. Ela diz que está competindo com 'indivíduos motivados' (Jones e o seu grupo, com certeza) e que John é a única vantagem que eles possuem.

No laboratório, Walter usa arroz e alguns bonecos para mostrar a Peter que os ladrões do banco usaram de vibrações de alta frequência para enfraquecer a estrutura atômica da parede, tornando possível passar pela mesma. Mas, Walter ao fazer isso, a pessoa pode se tornar muito radioativa.

Quando Olívia retorna ao laboratório, Peter pergunta para ela onde esteve, ela diz e na sequência faz a mesma pergunta para ele. Isso mostra que eles estavam ficando mais próximos, gradualmente, aos poucos, mas estavam.

Olívia diz que as caixas de depósitos foram compradas há 23 anos, mas sem deixar nenhuma pista, pois pagou com dinheiro vivo. Ela também fala que Susan deu o nome de vários amigos de Raul e que um deles trabalha num bar. É claro que ao ficar sabendo isso, Peter vai junto com ela.

No bar, Olívia apresenta Peter como sendo um irmão (deixando-o bem insatisfeito com isso, aliás) e puxa conversa com o atendente (Drew), se fazendo passar por uma antiga amiga de Raul e Susan, e o mesmo diz que Raul tinha ido para a Guerra do Golfo e que não voltou muito bem do conflito, passando a frequentar um Centro de Veteranos.

Obs4: Penso que Olívia apresentar Peter como sendo seu irmão ao bartender foi a maneira que ela encontrou de, neste momento, mantê-lo a uma certa distância, evitando uma maior aproximação dele, que já começava a se interessar por ela, o que esta percebeu, é claro. Entendo que isso era até natural, pois ela ainda não tinha encerrado o 'ciclo John Scott' de sua vida.

Olívia liga para Broyles, pedindo para que ele a ajude a descobrir qual o Centro de Veteranos que Raul frequentava.

Um dos membros do grupo de Loeb começa a tremer cada vez mais, devido aos efeitos da radioatividade sobre o seu organismo. E Mitchell que irão para Providence (Rhode Island), onde irão roubar outro cofre num banco local.

Enquanto isso, Peter e Olívia esperam pela informação de Broyles no mesmo bar, fazendo brincadeiras com um baralho. Daí ficamos sabendo que Olívia tem uma memória excepcional, com uma grande facilidade para guardar rostos, números, etc. Daí, ela fala várias sequências numéricas antigas, do tempo de escola, e também a do número dos cofres roubados pelo grupo de Loeb, que é '233, 377, 610'. Daí, Peter diz que conhece esses números: É a sequência de Fibonacci, onde cada número na sequência é a soma dos dois números anteriores.

Obs5: No bar, aparece um cartaz escrito 'The Colds', que é uma referência ao próximo episódio ('Bound', que tratará de um gigantesco vírus de resfriado). 

Peter diz que Walter repete essa sequência (233, 377, 610, 987, 1597) todas as noites, para poder dormir. E Walter conclui que as caixas de depósitos nos bancos são dele mesmo, mas não consegue se lembrar o que tem nas mesmas e nem o motivo de tê-las colocadas em cofres de bancos. Walter diz que escondeu algo muito importante, pois não usou os esconderijos de sempre (carro, sua antiga casa). Walter afirma que quando fez isso estava sob muita pressão e sentia que estava sendo seguido.

Depois, Walter vai para o FBI ver os registros de suas viagens da época em que escondeu as caixas de depósito e tem uma diálogo surreal, para dizer o mínimo, com Charlie, perguntando se este conseguiria se imaginar 20 anos antes e, daí, imaginar que estaria naquele momento, junto com eles, 20 anos depois. É claro que Charlie, 'tão certinho', pergunta para Olívia se o Walter está drogado...

Broyles informa Olívia que Raul frequentava o Centro de Veteranos, mas que nunca recebeu uma visita, levando Olívia a concluir que ele teria sido recrutado pelo grupo de Loeb por outros veteranos que frequentavam o local.

A cientista Massive Dynamic que está analisando John, informa Nina que ele e Ol´[ivia compartilharam consciência e que, por isso, algumas das memórias dele estariam na mente de Olívia. Esse tipo de situação talvez ajude a explicar porque Nina insistiu tanto com Olívia para que esta fosse trabalhar na empresa.

No hospital dos Veteranos, Olívia tenta obter informações sobre Raul com um médico, mas este não colabora. Porém, um funcionário lhe passa os nomes de quatro pessoas com as quais Raul jogava Xadrez o dia inteiro, formando o 'Clube do Xadrez'.

Lugo dizia que a Massive Dynamic era a responsável pela morte de Young, mas ele morreu antes que pudesse provar isso. 
Charlie diz que os membros do grupo de Raul e Loeb estão indo para Providence e Peter consegue fazer com que Walter se lembre do banco em que guardou a caixa nesta cidade.

Quando Olívia e Charlie entram no banco, aparecem vários símbolos na parede atrás, bem centralizados e visíveis. Porém, quando Olívia e Charlie chegam ao local, a caixa do cofre 987 já havia sido roubada.

Membros do grupo de Loeb fogem pelo esgoto, mas um dos seus integrantes, que sofria mais intensamente os efeitos da radioatividade, é ferido na perna e é preso por Olívia.

Loeb avisa alguém que eles estão a postos e que 'ele vem essa noite , referindo-se à Jones, é claro. Este, na prisão em Frankfurt, mata seu advogado e foge da prisão usando do equipamento criado por Walter e que é um sistema de teletransporte. Assim, Jones conseguiu ir de Frankfurt para Boston e sem gastar um centavo com passagem de avião...

Obs6: Walter escondeu 5 caixas de depósitos em cofres de bancos, com os números 233, 377, 610, 987, 1597. No entanto, a equipe de Loeb roubou apenas 4 peças. Faltou roubar a última peça, que é a do cofre 1597. Com as 4 peças, Loeb montou uma máquina que permitiu que Jones viajasse no Espaço (de Frankfurt para Boston) instantaneamente. Talvez, se Loeb tivesse roubado também a quinta peça, fosse possível viajar no Tempo.

Então, tudo indica que Walter criou uma máquina que permite viajar no Espaço-Tempo. Isso explicaria porque ele estava sofrendo tantas pressões e sendo seguido na época em que escondeu as caixas, tal como disse para Peter e Olívia. E isso seria motivo mais do que suficiente para que ele escondesse todas as peças com o máximo de sigilo e fazendo isso de maneira a não deixar nenhuma pista.

Jones orienta o seu advogado para que o grupo de Loeb sequestre Olívia.

Quando Olívia chega ao FBI, ela já estava sendo observada por algum agente à serviço de Jones. Olívia interroga o prisioneiro (Ryan S. Eastwick), mas o mesmo não colabora. Porém, Peter percebe que ele está doente e quando a substitui, diz que ele foi enveneado por radiação, pois violou as leis da Física, o que a Mãe Natureza.

Obs7: Essa frase sobre a violação das leis da Física, dita por Peter, soa irônica, hoje, pois Walter fez o mesmo (e pagou muito caro por isso) e o próprio Peter tornou-se um Paradoxo e, por isso, foi apagado pela própria Natureza na Timeline Reescrita.

Assim, Peter consegue fazer com ele que ele fale no nome de um campo, em Westford. E observando o mapa do local, Olívia percebe que algo irá acontecer em... Little Hill, que foi o nome do lugar que o já falecido Joseph Smith deu para Jones.

Peter brinca com uma moeda (algo que ele fazia na infância) levando Walter a se lembrar que Peter quase havia morrido quando era criança, quando sofreu de uma doença (hepea), que é uma forma rara de gripe aviária. Com isso, Elizabeth ficou sem comer e sem dormir e ele, Walter, ficou ainda pior porque era um cientista e não podia fazer nada para salvar seu filho. Peter diz que não se lembra de nada disso.

Walter diz que acabou descobrindo sobre um médico, chamado Alfred Gross, suiço, que havia tido sucesso em curar um caso da doença, mas que havia morrido em 1936. E daí Walter inventou uma Máquina para viajar no Espaço-Tempo. Com isso, ele traria Gross para salvar Peter. 

Depois, Walter revela que foi tal Máquina que ele escondeu nas caixas de depósitos. E quando Peter questiona se ele fez tal viagem no Tempo, Walter diz que não foi necessário, pois Peter começou a melhorar, mas que a Ciência por trás disso poderia funcionar, sim.

Obs8: Posteriormente, veremos que Walter mentiu para Peter nesta ocasião. Ele encontrou uma outra solução, sim, mas que não foi esta que ele contou, não.

Obs9: Na van que leva Loeb e sua equipe até o campo de Little Hill,  vemos escrito o nome de Trevisanus, que foi um alquimista medieval que procurou pela 'Pedra Filosofal' durante toda a sua vida (ver link abaixo).

Obs10: A idéia de 'Ponte' está muito presente em 'Fringe'. Foi assim que Peter interrompeu a guerra entre os Universos na Timeline Reescrita, criando uma ponte que conectou os dois mundos, obrigando-os a colaborar entre si. E neste episódio, 'Safe', quando os agentes do FBI iam para Little Hill, as vans da equipe param na 'Bridge Street'. 

Ainda nesta primeira temporada, no episódio 'The Same Old Story', a visão que uma das vítimas teve de uma ponte salvou a vida da mulher que havia sido sequestrada na sequência. E na última temporada, Walter descobre o local onde September-Donald mora graças a uma ponte. Pontes em 'Fringe' é o que não faltam...

Quando se dirigia o Campo Little Hill, Olívia foi fechada por várias vans e acabou sequestrada pela equipe de Jones.

Enquanto isso, Jones mata o seu advogado e consegue se teletransportar da prisão de Frankfurt para Boston.

Broyles telefona para Nina, informando que Olívia foi sequestrada e demonstrando uma certa suspeita em relação a ela, deixando-a indignada. Nina o convence de que não tem conexão alguma com o fato e pergunta o que ele sabe sobre quem teria sequestrado Olívia e qual o motivo de ter feito isso.

Na sequência, aparece Jones, sendo recebido por Loeb. Jones pergunta se a 'agente Dunham está aqui' e Loeb diz que sim, com Jones finalizando 'Entendo. Não vamos deixá-la esperando'.

Afinal, qual a razão deste interesse de Jones por Olívia? Isso é algo que descobriremos mais adiante, nesta excelente primeira temporada de 'Fringe'.

Fim.

Olívia entra novamente no taque, a fim de obter informações sobre as ações de John e a morte de Mark Young.

Frases e Diálogos:

Peter – Você realmente não tem um melhor amigo?
Olívia – Não. Mas uma irmã conta?
Peter – Claro que uma irmã não conta.
Olívia – Bem, eu gosto de ser sozinha. Mesmo quando estava no colégio interno, me chamavam de Han.
Peter – Como em Solo? Que graça. Pelo menos tinha um apelido.


Olívia – Então, o que temos?
Broyles – Nada. Pode estar relacionado com uma série de roubos. Esse seria o terceiro.
Olívia – Todos na Filadélfia?
Broyles – Primeiro Cleveland, depois Baltimore.
Walter – Eu estava em Baltimore. Eu me lembro de uma mulher com seios extremamente grandes.

Broyles (para Olívia) – Quem, o que e por quê? Isso é com você.

Peter – Quando achava que as coisas não poderiam ficar mais esquisitas...

Olívia – Peter, eu conheço esse homem.
Peter – Quem, o cara na parede?
Olívia – Huhuu...
Peter - É mesmo? Deixe-me adivinhar. É seu melhor amigo?
Olívia – Não, estou falando sério.

Walter – O que eu disse antes não saiu como eu queria.
Peter – O que? A história dos seios?

Walter – Você não tem ideia do que você é capaz, Peter.

Peter – Walter, para que é o arroz? E esses brinquedos?
Walter – Estavam no meu depósito. Esses são seus brinquedos de quando criança.
Peter – Não são meus.
Walter – Então devem ser meus.

Peter – Para ser claro, Walter, os ladrões não só conseguiram violar as leis do Universo, mas também estão radioativos?
Olívia – Quem está radioativo?
Peter – Aparentemente, nossos ladrões. Onde esteve?
Olívia – Trabalhando. Onde você esteve?
Peter – Comprando arroz para os brinquedos de Walter.

Olívia – Participe disso, está bom.
Peter – Claro, chefe.

Peter – Irmão?
Olívia – É. Funciona melhor assim?
Peter – É mesmo?

Olívia – Tenho essa coisa com números. Vejo uma vez e me lembro deles.

Peter (entra em sua casa, junto com Olívia) – Walter. Ei, Walter. Acorde. Walter, Walter, acorde. Isso é importante.
Walter – Oooohhh... Querem usar o quarto?

Charlie – Alguma coisa aqui desencadeia algo na sua mente?
Walter – Sim, mas nada com os bancos. Pense 20 anos para trás. Imagine você naquela época se imaginando agora, vinte anos no fututo. Por mais imaginação que tivesse, pois se imaginar aqui?
Charlie – Ele está drogado?
Olívia – Mostre a ele a outra pilha e seja paciente com ele. A mente dele funciona de forma diferente.

Grimes – Não entendi. Não temos alarmes nem sinais de entrada forçada.
Olívia – Essa equipe não trabalha assim, Sr. Grimes.

Peter – Olhe as mãos dele. Parecem estar tremendo.
Charlie – Ela está acabando com ele.
Peter – Não, não acho isto. Isso parece fisiológico. Chame-a, pode ser? Tenho uma ideia.
Charlie – Não sabia que você tinha experiência em interrogatório.
Peter – Estive em lugares assim, em ambos os lados da mesa.

Peter – Violou as leis da física, Sr. Eastwick, e a Mãe Natureza.


Informações Adicionais:

Audiência do Episódio - 8.540.000

Data de Exibição nos EUA - 02/12/2008;

Direção - Michael Zinberg;

Roteiro - David H. Goodman e Jason Cahill.

Glyph Code do Episódio - 'Trade'. 

Links:

Lista de Episódios de 'Fringe':


Nenhum comentário: