domingo, 10 de fevereiro de 2013

'Fringe' - Esclarecendo algumas dúvidas dos fãs! (Parte 8)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Esclarecendo algumas dúvidas dos fãs! (Parte 8)! - por Marcos Doniseti!


Tudo o que o coronel Raymond Gordon falou sobre os Observers no episódio 'Fracture' (2X03)  acabou se confirmando na 5a. e última temporada de 'Fringe'.

1) 'Alguém entendeu por que os Observadores realizaram a invasão em 2015? Se eles não poderiam mudar o passado, somente observar e relatar, por que eles alteraram completamente o passado a partir de 2015?'


R - Os Observadores devastaram com a Terra no século 27, destruindo com a vegetação, poluindo totalmente o ar, as águas e exterminando com os animais 

Daí, eles mandaram uma equipe de 12 Observadores (December era o líder do grupo) para analisar a Humanidade 'primitiva', ou seja, do passado. 

E esses '12 Originais' foram encarregados de observar e de relatar tudo sobre a humanidade, coletando informações a respeito da sua cultura, ciência, tecnologia (vejam o episódio 'Fracture' - 2X03 - que explica isso muito bem). 

Porém, September disse (na conversa com December no último episódio da série - 'An Enemy of Fate' - 5X13) que eles não sabiam que o objetivo da sua missão era a de coletar informações a fim de preparar uma invasão da Terra e aniquilar com essa Humanidade 'primitiva'. Essa informação foi escondida deles pelos seus líderes (o Comandante, Windmark).

Logo, apenas o grupo dos '12 Originais' é que se limitaram a relatar o que observavam. Os líderes dos Observers sabiam muito bem porque os '12 Originais' estavam fazendo isso, mas esconderam isso dos mesmos. 

No episódio 'A Short Story About Love' (4X15) Peter conseguiu libertar September, que havia sido punido pelos Observers  porque se recusou a apagar Peter da Timeline Reescrita. 

2) Se os Observadores originais deixaram de existir, logo Peter e Walter deixariam de estar vivos, visto que September salvou eles no evento do lago... Alguém me explica isso???

R - Na nova Timeline Redefinida, tudo o que aconteceu até 2015, momentos antes da invasão, é rigorosamente igual ao que aconteceu na Timeline Reescrita. E nesta o September não conseguiu salvar o Peter quando este caiu no Reiden Lake, junto com o Walter. Logo, somente o Walter sobreviveu neste incidente. 

Na Timeline Reescrita, os dois Peters, dos dois Universos, morreram quando ainda eram crianças. E é por isso que a própria Natureza tratou de apagar o Peter adulto depois que a Timeline Reescrita foi criada. 

E ao voltar à existência física, na Timeline Reescrita, Peter se tornou um Paradoxo que era responsável por manter os Universos em desequilíbrio. Aliás, isso é muito bem explicado na HQ 'Beyond the Fringe', escrita pelo próprio Joshua Jackson. A leitura da HQ é fundamental para se compreender isso. 

E foi pelo fato de que Peter havia se tornado um Paradoxo, que o December mandou o September apagar o Peter adulto da Timeline Reescrita. Mas o September gostava de Peter, Walter, Olívia e dos seres humanos em geral e recusou-se a cumprir a ordem, sendo punido por isso.

HQ escrita por Joshua Jackson é fundamental para se entender o motivo que levou  Peter a ser apagado na Timeline Reescrita. 

Inclusive, September disse ao Peter - no episódio 'A Short Story About Love' (4X15) - que havia sido colocado para fora do Universo pelos demais Observers justamente em função de não tê-lo apagado da Timeline Reescrita. E foi Peter que, usando do cilindro, conseguiu libertar September desta 'prisão'. 


Nenhum comentário: