quarta-feira, 11 de março de 2015

'Fringe' - Comentando o episódio 'Midnight' (1X18)! - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Midnight' (1X18)! - por Marcos Doniseti!


Em 'Midnight', Peter e Olívia trabalham juntos para capturar Valerie Boone, que está fazendo muitas vítimas em Boston.
Este excelente episódio da primeira temporada de 'Fringe' (em cujo início ouvimos a bela canção gótica do grupo Bauhaus, 'Bela Lugosi's Dead') começa com um típico 'Casanova' ou 'Don Juan' de Boston (Bob Dunn) se preparando para mais uma noite de balada e conquista. Ele é o típico jovem conquistador que engana a namorada (e esta demonstra que sabe disso), dizendo à mesma (que se encontra em Portland) que irá ter um jantar com empresários chatos quando, de fato, irá atrás de mais uma amante de uma única noite. 

Porém, a amante desta noite será fatal para o Don Juan. Mas é claro que isso nem passa pela mente dele, que ao levar Valerie Boone à sua residência, terá uma desagradável surpresa, pois ele desconhece o fato de que ela também é uma caçadora e que as suas vítimas acabam por ter uma última noite sobre a face da Terra, com o líquido raquidiano da sua coluna vertebral sendo sugado pela 'Vampira'. E Valerie também rouba o carro de Bob. 

Em sua residência, Olivia e Rachel recebem a visita de um casal que participa de um programa chamado 'Two Singles Together' (Dois Solteiros Unidos) e que falam maravilhas do programa. Será que Rachel os convidou para ver se a irmã passa a trabalhar um pouco menos e se interessa em conhecer outras pessoas. Difícil... 

Afinal, Olívia está formando uma família com Peter, Walter, Astrid e Broyles, e é junto deles que passa os seus melhores momentos (e os piores também).

Olívia é chamada para investigar o caso da morte de 'Bob Dunn, o Conquistador' e junto com Charlie, Peter e Walter, ela vai ao local da morte do mesmo.

Enquanto Peter questiona Olivia a respeito de como esta se sente, Walter examina o corpo de Bob e diz que o mesmo foi mordido na espinha, mas que as marcas parecem humanas, embora sugiram que a mandíbula seja muito maior do que a de um ser humano normal. E Peter ironiza a fala de Walter, como fez inúmeras vezes, principalmente na primeira temporada, dizendo que talvez o criminoso seja o Drácula. E o Walter diz que não é, mas que ele gostaria que os vampiros realmente existissem. Que outra pessoa diria algo assim? Somente o Walter, mesmo. 

Olívia é questionada por Broyles a respeito do caso e o mesmo pergunta se há mais algum monstro à solta cometendo os crimes e ela diz que não. Daí, Broyles comenta que antigamente um humano não era apenas mais uma opção entre os possíveis criminosos, referindo-se à natureza bastante incomum dos casos investigados pela 'Fringe Division'.

Olívia pede informações a respeito do advogado que ele contratou no caso de seu divórcio... Broyles estranha a pergunta, pois nunca havia comentado sobre o assunto com Olívia, e esta diz que percebeu que ele nunca falou com a esposa ao telefone, apenas com os filhos. E depois Broyles deseja que dê tudo certo para a irmã de Olívia e completa dizendo que ele também costuma prestar atenção no que acontece ao seu redor. 

Isso mostra que Broyles e Olívia já eram algo mais do que apenas um chefe e sua agente subordinada e que ambos prestavam atençâo à vida deles fora do trabalho. 


O Observer, na cena em que Bob Dunn sai para se divertir e acaba se dando muito mal... 

Walter diz que a vítima tinha bactérias da sífilis (de um tipo que já havia sido erradicada há várias décadas) em seu pescoço e nas costas, e que a mesma foi transmida pela saliva da assassina. E é claro que Walter acha que tudo isso é fascinante. 

Um funcionário do Centro de Controle de Doenças informa Olívia de que uma empresa chamada Lubov Farmacêutica requisitou a bactéria da sífilis, bem como de várias outras doenças contagiosa, incluindo componentes químicos que são usados para se fabricar armas biológicas e que um deles, RUD 390, faz parte da toxina que matou Thomas Avery e o Agente Kent, quando tiveram todos os buracos de seus corpos cobertos pela mesma. Broyles sugere que a ZFT pode estar por trás de tudo e diz para Olívia levar um esquadrão do FBI até o endereço da Lubov. 

Na Lubov, uma empresa multinacional de biotecnologia, Olivia efetua a prisão do cientista e proprietário da empresa, Nicholas Boone, especialista em hematologia e bioquímica. Boone é interrogado por Charlie e Olívia, que mostra imagens das vítimas, e é perguntado há quanto tempo ele faz parte da ZFT, que usa o mundo todo como um campo de teste de novos tipos de armas. 

Boone afirma que sabe de muita coisa sobre a ZFT, mas ele diz que somente irá colaborar com o FBI se este recuperar a sua esposa, Valerie Boone, que teria sido sequestrada pela ZFT. E também informa que a ZFT teria feito isso porque ele teria se recusado a continuar a colaborar com a organização quando ficou sabendo para o que as suas pesquisas estavam sendo utilizadas (ou seja, a produção de armas biológicas). 

Olívia convence Broyles de que Boone está dizendo a verdade e que esta é a grande chance deles de obter mais informações sobre a ZFT e prender alguns de seus integrantes. E um agente do FBI informa que um restaurante consome muito mais energia do que deveria, o que, para Olívia, indica que o mesmo é apenas uma fachada para um laboratório da ZFT. Broyles autoriza Olívia a promover uma operação no local. Enquanto isso, Walter e Peter vão até o laboratório da Lubov. 


Em 'Midnight' ficamos sabendo que foi o Dr. Nicholas Boone quem criou a toxina que matou o jornaleiro Thomas Avery (no episódio 'Ability' - 1X14) e que o mesmo trabalhava, contra a sua vontade, para a ZFT. 

Olívia recebe um telefonema da irmã quando se encaminhava para o restaurante e fica sabendo que o marido dela, Greg, quer a custódia dela. Olívia procura acalmar a irmã, mas diz que está indo para uma 'reunião'. Ela nunca disse para Rachel qual era o seu trabalho, até pelo fato de que não tinha permissão legal para isso. 

Mas a esposa de Nicholas não é encontrada no local e este fala para Olívia que ela deve pegar um agente de contágio, XT43, e que a pessoa que está cometendo os crimes recebeu uma dose do mesmo. Boone diz que precisa do XT43 para fazer um antídoto e que a sua esposa foi infectada pela ZFT pelo fato dele ter se desligado da organização e que ela é a assassina.

Peter encontra um vídeo de apenas três semanas antes no qual o Dr. Boone está andando normalmente, embora ele use uma cadeira de rodas pelo fato de ter ficado paraplégico, o que é um fato recente. Enquanto isso, Valerie faz mais uma vítima em um carro Mustang.

Broyles mostra o vídeo de Boone e sua esposa e ele explica que retirou líquido da sua medula porque Valerie precisava se alimentar, pois o vírus queima o líquido rapidamente. Mas Boone fala que isso não foi suficiente porque ela queria sempre mais. Em função disso é que ele ficou paraplégico. E também é para conseguir mais líquido que Valeria comete os assassinatos. 

Boone diz que tentou produzir um antídoto, mas que não conseguiu. E ele também diz que a ZFT fez isso para se exibir para outros cientistas. E Boone afirma que pediu as amostras de XT43 porque precisa das mesmas para fazer o antídoto e que também necessita de um laboratório para poder produzí-la. Com isso, ele terá a oportunidade de trabalhar junto com Walter. 


Nicholas Boone é mais um cientista que, tal como Walter, quis fazer o papel de Deus e que acabou se dando muito mal por isso. E da mesma maneira que o genial cientista, ele também teme pelo que possa acontecer com a sua alma quando morrer, pois pensa que poderá vir a ser julgado por Deus pelos erros que cometeu.

Charlie informa Olivia que o carro de Bob Dunn, que Valerie havia roubado, foi encontrado, mas que o mesmo foi inteiramente saqueado. Porém, Peter diz que isso não é problema, pois na área de Boston quem faz isso é um amigo seu (Mako). Aqui vemos novamente um dos 'contatos estranhos' de Peter ajudando Olivia a resolver um caso. Estes 'contatos estranhos' eram, de fato, criminosos dos quais Peter era amigo de longa data, o que é um fruto da época em que ele ganhava a vida de maneira ilegal, inclusive se envolvendo com a Máfia.

Peter e Olivia encontram Mako, que se sente meio desconfortável em ajudar uma agente do FBI, pois teme ser processado pelo mesmo, mas Olívia diz que ele não corre esse risco). Daí, ele acaba dizendo o local onde saqueou o carro de Bob Dunn. 

Enquanto isso, Walter e Boone continuam tentando produzir o antídoto para salvar Valerie. Walter elogia o intelecto de Boone, que retribui dizendo que sabe muito bem quem é Walter, que diz uma frase enigmática: 'Uma pequena perda de memória pode fazer bem à alma'. O significado dela será esclarecido mais adiante no seriado e está intimamente relacionado ao trabalho que Walter desenvolveu no passado, quando fez inúmeras experiências que acabaram por gerar consequências trágicas e imprevisíveis para muitas pessoas. 

E Walter e Boone também conversam a respeito do receio que ambos possuem de serem julgados pelas transgressões científicas que cometeram e temem que suas almas possam vir a ser condenadas em função destas. E Walter manifesta a esperança de que ainda haja tempo para que as suas almas possam ser salvas. 

Esta busca de Walter pela redenção de sua alma é algo que o atormenta muito e ele anseia por um sinal de Deus de que ele ainda possa vir a se redimir dos erros que cometeu. E essa busca somente irá se encerrar no último episódio da série. Quem já assistiu ao mesmo, sabe do que estou falando. 

Olívia e Peter vão ao local informado por Mako e encontram o corpo de mais uma vítima de Valerie. 

Walter e Boone infectam um rato com o vírus e depois injetam o antídoto no mesmo. 

Mas a experiência falha e o rato acaba morrendo. Porém, Boone diz que apenas precisa de mais tempo para conseguir produzir a cura. Numa cena posterior, ao conversar com Walter a respeito, Boone dirá que é necessário tirar mais líquido de sua medula e usá-lo para fabricar a cura, pois somente seu liquido é compatível com o da sua esposa. Walter não gosta da ideia, dizendo que ele poderá morrer, mas Boone insiste, e Walter acaba concordando com a ideia. 

E Olivia informa Boone que Valerie produziu mais duas vítimas (cujos corpos foram enviados ao laboratório de Walter) e o questiona de onde ela possa estar encontrando-as. E Astrid descobre que os dois mortos recém chegados ao laboratório frequentaram uma mesma boate (Cavern) na área industrial de Boston. 

Com isso, ela descobre o local em que Valerie encontra as suas vítimas. Peter e Olívia vão ao local e encontram Valerie, que acaba sendo aprisionada por Charlie e que é conduzida ao laboratório de Walter, não sem antes acordar no carro e atacar Olívia. Mas Peter consegue sedá-la novamente. 


Mako é um dos vários 'contatos estranhos' aos quais Peter recorre para ajudar Olivia a resolver os casos que investiga. Eles são representativos de uma época em que Peter vivia à margem da lei e que nunca foi muito explorada no seriado. Ele não faz mais isso, mas os contatos ainda lhe são úteis. 

Astrid percebe que Boone está se sentindo mal e Walter diz que ele mentiu ao dizer que não haveria problema em retirar mais líquido da sua medula. Boone responde com uma pergunta: 'Até onde iria por alguém que ama?'. Walter não diz nada, mas ele compreende perfeitamente o que Boone quis dizer. Futuramente iremos descobrir o motivo dele reagir dessa maneira. 

E aqui temos aquele que pode ser considerado um tema fundamental do episódio, ou seja, o que as pessoas são capazes de fazer quando amam verdadeiramente alguém? 

No caminho, quando levavam Valerie ao laboratório, Peter e Olívia conversam sobre a situação de Rachel (olha aqui o diálogo do início do episódio fazendo sentido novamente), cujo marido (Greg) pediu o divórcio e ainda quer a custódia total da filha (Ella). 

E Peter comenta que, mesmo sem conhecer Greg, Rachel merece coisa melhor. 

Olívia se surpreende com o comentário de Peter, pois o considera um cínico. Peter concorda, mas diz que por trás de todo cínico há um romântico frustrado. Se isso não foi uma indireta para Olívia, foi o que, então?

Walter aplica o antídoto em Valerie, que acaba sendo curada, e Nicholas morre logo a seguir, sabendo que o seu sacrifício valeu a pena. E Walter fica um bom tempo ao lado do corpo dele, refletindo, talvez, sobre o sacrifício que ele havia feito e pensando que somente fazendo um sacrifício ele conseguirá se redimir do que fez em sua vida de cientista. 

E Walter também entrega uma fita de vídeo VHS para Olívia, no qual Boone conta tudo o que sabe a respeito da ZFT, cumprindo com a sua parte do acordo. No vídeo, Boone cita o nome de alguns dos envolvidos com a ZFT, mas essa parte do vídeo não é exibida no episódio e, assim, o mistério permanece. Depois, Olívia encontra Broyles e lhe diz que Boone afirmou que o ZFT é financiado por William Bell.

Fim.


Grupo de rock britânico Bauhaus, cuja música 'Bela Lugosi's Dead' toca na abertura deste episódio de 'Fringe'.

Conclusão:

Esse ótimo episódio acrescenta informações importantes a respeito da ZFT e mostr que a mesma não tem nenhum escrúpulo quando se trata de atingir os seus objetivos. Basta ver que a organização infectou Valerie Boone depois que Nicholas se recusou a continuar colaborando, ao ficar sabendo que as suas pesquisas eram usadas para produzir armas biológicas. E no episódio também ficamos sabendo que a ZFT é financiada por William Bell. 

O episódio também é importante por mostrar o quanto Walter ansiava pela redenção de sua alma, em função dos erros que havia cometido, e que, talvez, já pensasse na ideia de fazer algum sacrifício para conseguir isso. A atitude de Boone o afetou profundamente, como se percebe no final do episódio. 

O episódio também mostra que, por Olívia, Peter poderia estar disposto a abandonar a sua longa trajetória de 'cínico internacional'. Mas o momento em que poderá ocorrer um sério envolvimento romântico entre eles ainda não chegou. Porém, me parece que o interesse dele por Olívia já era bem claro. 

E Olívia também mostra, ainda, ter um certo receio de ter um envolvimento mais sério com Peter, pois ainda não parece fazer uma ideia muito positiva dele, não, tanto que ela pensa que ele é um cínico. Ela ainda desejava ter certeza de que valeria a pena, realmente, ter um envolvimento mais sério com ele. Afinal, como Olivia confessou para John Scott, ela nunca foi muito boa em relacionamentos. 



Frases e Diálogos:

1) Walter: Sabe o que isso me lembra?
Peter: Não. Mas vou chutar algo incrivelmente nojento. 

2) Peter: Você está bem?
Olívia: O que?
Peter: Você estava muito quieta no carro e não parece a tagarela de sempre em uma cena sangrenta de crime. 

3) Peter: Está sugerindo que alguém mastigou a espinha dele?
Walter: Sim. Com uma mandíbula com força muito maior que a de um ser humano normal.
Peter: Ótimo. Talve estejamos procurando o Drácula.
Walter: Haha... Finalmente está abrindo sua mente para novas possibilidades. Mas não existem vampiros, infelizmente.

4) Broyles: Temos outro monstro à solta?
Olívia: Não, Sr. Walter diz que as marcas de dentes são humanas.
Broyles: Lembro quando um suspeito que fosse humano não era apenas mais uma opção. 

5) Peter (para Olívia): Boas notícias. Eles vão combater a superssífilis com a superpenicilina. 

6) Peter: Se um carro foi encontrado saqueado na área de Boston, eu garanto que Mako tem algo a ver com isso.

Olívia: Você tem um amigo que saqueia?
Peter: Tenho. Você faz isso parecer tão ilegal.

7) Walter: Uma pequena perda de memória pode fazer bem à alma. 


A busca pela redenção de sua alma é algo que atormentava Walter desde o início do seriado. 

8) Walter: Se realmente a alma existe, devemos considerar que ainda há tempo para a salvação. 

9) Walter: Você mentiu para mim. Você me deixou tirar muito liquido.
Nicholas Boone: Até onde iria por alguém que ama?
Walter: ...

10) Olívia: E pensei que você fosse um cínico de carteirinha.
Peter: Eu sou. Internacional. Mas tenho o argumento de que por trás de todo cínico está um romântico frustrado. 


Informações Adicionais:

Audiência do Episódio: 9.620.000;

Data de Exibição nos EUA: 28/04/2009;

Diretor: Bobby Roth;

Roteiro: Joel Wyman e Andrew Kreisberg;

Glyph Code: Eight


Link:

Vídeo da música 'Bela Lugosi Is Dead', do grupo britânico Bauhaus:



https://www.youtube.com/watch?v=OKRJfIPiJGY



Nenhum comentário: