domingo, 15 de março de 2015

'Fringe' - 'There's More Than One of Everything' (1X20) - por Marcos Doniseti!

'Fringe' - 'There's More Than One of Everything' (1X20) - por Marcos Doniseti!


Neste episódio, Olívia e Charlie investigam o caso de um caminhão cuja origem é  misteriosa, pois não há nenhum registro do mesmo. Pelo menos no Universo Azul. Já no Vermelho...
Este é, sem dúvida, um dos melhores e mais importantes episódios da história de 'Fringe' e digo isso por vários motivos, que serão devidamente esclarecidos nesse texto. 

O episódio começa mostrando Nina Sharp sendo levada ao hospital, após ter sido ferida ao sair do elevador no episódio anterior. Olívia, Charlie e Broyles assistem ao vídeo que mostra o momento em o fato aconteceu e ao usar o identificador de vozes descobre-se que o responsável pelo ocorrido foi David R. Jones. 

Conversando a respeito do motivo pelo qual Jones teria feito isso, Broyles sugere a Olívia que, talvez, Jones não esteja trabalhando para Bell. Neste caso, ele estaria comandando a ZFT e não Bell. Olívia diz que eles devem interrogar Bell e começa a falar sem parar e Broyles lhe dá uma leve bronca por isso, mas diz que ele também pensa que Bell deve ser interrogado. 

Peter, Astrid e Olívia estão preocupados com o desaparecimento de Walter, que saiu do laboratório junto com o Observador no final do episódio anterior e não avisou a ninguém a respeito disso. E daí eles começam a investigar a respeito de para onde Walter poderia ter ido. 


Broyles interroga Nina a respeito do que Jones queria ao atirar nela e mexer no seu braço. 

Olívia se sente mal a respeito do desaparecimento de Walter e diz a Peter que lamenta pelo fato de ter sido tão dura com ele. Ela pensa que o genial cientista teria sumido em função da postura dura que ela adotou com ele quando o interrogou a respeito dos testes com o cortexiphan que ele e Bell fizeram com ela e as demais crianças. Walter chorou muito e ficou abalado com o que ela disse. 

Mas nós sabemos que não foi por isso que ele desapareceu. Daí, na sequência vemos Walter indo ao cemitério, onde fica parado à frente de uma lápide, mas não vemos o nome do morto, algo que somente será mostrado mais adiante no episódio.

Broyles vai interrogar Nina e lhe informa que Jones foi o responsável pelo ocorrido com ela e a questiona do motivo pelo qual ele teria feito isso. Antes de responder, Nina pede a presença de Olívia. 

Enquanto isso, vemos David R. Jones indo a um local do centro de Nova York, com um tipo de equipamento, onde irá tentar promover uma tentativa de algo que será explicado mais adiante no episódio.

Assim, os mistérios que serão trabalhados e desenvolvidos no episódio vão sendo lançados, mas sem que haja, neste momento, uma explicação para os mesmos. 



Jones está usando ataduras porque o seu organismo está sentindo os efeitos do teletransporte que o libertou da prisão alemã.

Olívia vai ao hospital e, daí, Nina explica que Bell não é o chefe de uma organização terrorista e que Jones trabalhou para a Massive Dynamic 15 anos antes, mas que foi demitido por ter se sentido rejeitado por Bell, ao qual ele considerava um tutor. Nina também diz que toda a destruição que Jones causou até aquele momento foi para tentar provar algo para William Bell, ou seja, que o seu talento não teria sido reconhecido pelo dono da Massive Dynamic. 

Nina também afirma que Jones entrou em contato com ela depois que fugiu da prisão alemã, pois desejava entrar em contato com Bell. Como ele não conseguiu, tratou de atacar Nina. 

Nina acredita que Jones deseja atacar Bell, mas quando Olívia sugere que Bell deve ser protegido, Nina lhe diz que não o vê há meses e que somente entra em contato com ele eletronicamente e que não há como contatá-lo pessoalmente. Depois disso, Nina diz para Olívia que se esta prender Jones, então ela conseguirá marcar um encontro com Bell para a agente do FBI.

Olivia pergunta a Nina porque ela foi atacada por Jones e a chefe da Massive Dynamic diz que ele fez isso para retirar um célula energética muito potente do braço robótico desta e afirma que a mesma permite que se faça muitas coisas. 

Depois disso, vemos Jones usar a célula energética em um equipamento, no centro de Nova York, e com o mesmo ele consegue abrir um portal para o outro Universo. Com isso, um caminhão vindo do Universo Paralelo acaba atravessando o portal, mas apenas metade dele passa para este Universo. Mas Jones diz que tentará novamente. 


Nesta cena vemos Walter e o Observer. Este levou Walter à antiga casa de praia da família deste, com o objetivo de fazer com que o mesmo se lembre de recuperar alguma coisa, mas da qual Walter não tem nenhuma lembrança. 

O Observador leva Walter a antiga casa de praia da família deste e lhe entrega uma moeda que 'não é deste lugar', ou seja, deste Universo (logo, pode somente ser do Universo Paralelo). Depois ele diz que não pode falar mais, pois já chegou até o limite do seu envolvimento. Aqui é bom esclarecer que a figura do Observador está ligado a um conceito da Física Quântica, que diz que o simples ato de observar um fenômeno altera a natureza do mesmo. Então, este personagem é como que a personificação deste conceito na série. 

O Observador deseja que Walter se lembre de de algo que ele precisa recuperar, mas este diz que não sabe o que é. O Observer vai embora e deixa Walter sozinho, que se encaminha para a casa.

Nina Sharp vai junto com Broyles ao laboratório de Walter e Astrid é questionada a respeito de Walter. Peter também está lá e Nina lhe diz que Jones tem algo que Walter deve conhecer. Essa frase mostra que Nina sabe muito a respeito dos antigos trabalhos e pesquisas de Walter, mas ela nunca fala a respeito disso em detalhes. Vendo que Peter e Astrid não tem nenhuma pista a respeito de onde Walter possa estar, Broyles e Nina mandam fazer uma busca para ver se descobrem onde ele está. 

Enquanto isso, Olívia e Charlie vão ao local onde ocorreu o incidente envolvendo um caminhão vindo do Universo Paralelo e que foi cortado ao meio quando o portal entre os dois Universos se fechou. É claro que eles ainda não sabem disso, mas em pouco tempo irão descobrir que foi exatamente isso que aconteceu, após conversarem com pessoas que estavam presentes ao momento do incidente. Olívia e Charlie descobrem que Jones foi o responsável pelo mesmo. E eles também descobrem que não há nenhum registro a respeito do caminhão e que não existem impressões digitais do motorista de caminhão, que morreu no acidente. 


Peter vai até a casa de praia onde Walter está procurando por algo que não sabe o que é e que não se lembra em qual local da casa está guardado aquilo que ele tanto deseja encontrar. Mas Peter, involuntariamente, acabará ajudando o genial cientista a se lembrar de tudo. 

Enquanto isso, a busca determinada por Nina acabou por encontrar Walter e Peter percebe a qual local o seu pai se dirigiu (a casa de praia da família) e pede a Broyles para ir sozinho até o mesmo a fim de buscá-lo, com o que o chefe da 'Fringe Division' acaba concordando.


Peter vai até a casa de praia e encontra Walter, que fica muito nervoso ao não encontrar aquilo que procura e que é muito importante, mas que ele não se lembra do que se trata. Enquanto isso, Peter começa a contar para Walter que ele acordava mais cedo quando era criança, pois sabia que Walter faria panquecas e que elas tinham forma de baleias. Quando termina de dizer isso, Walter lhe agradece, pois conseguiu se lembrar do que ele estava procurando e onde o mesmo está guardado.

Quando mostra para Nina as imagens do incidente com o caminhão e que questiona a respeito da célula energética e do caminhão que 'veio do nada', esta lhe diz que 'nada aparece assim do nada' e que Bell não está nesse mundo.

Depois disso, Jones e a sua equipe vão a um local afastado, um típico 'campo de várzea', onde se disputa um jogo de futebol. 

E Charlie questiona Olívia a respeito de que Bell estaria num outro Universo, como a Dorothy do 'O Mágico de Oz'. Olívia e Nina lhe explicam que ele está em um Universo onde existe uma outra Terra e que quando temos experiências de 'Deja Vu', quando sentimos que já estivemos em um determinado local, isso acontece em função de existirem mais Universos, onde já estivemos nestes locais. E Broyles completa dizendo que algumas pessoas também tem a capacidade de viajar entre os Universos. 

E Olívia também diz para Charlie que eles não conseguiram identificar o caminhão porque este veio de outro Universo, enquanto Nina afirma que Jones está usando a célula energética para passar para o outro Universo, porque ele quer atacar Bell. E é claro que depois de ouvir tudo isso, Charlie não faz uma expressão das melhores. Afinal, é muita novidade para ele absorver em pouco tempo. 

Logo depois os telefones celulares de Broyles, Olívia e Nina tocam ao mesmo tempo. É claro que algo muito importante acaba de acontecer.

E depois vemos Walter, muito nervoso, procurando por aquilo que precisa encontrar e é neste momento que Peter lhe conta a história das panquecas e, com isso, ele, finalmente, consegue se lembrar de onde guardou aquilo que tanto procura. É que a memória de Walter funciona de maneira diferente da de outras pessoas, precisando ouvir uma história, sentir um cheiro, ver algo que ative as suas lembranças. 

Enquanto isso, Charlie e Olívia vão ao campo de futebol, em Providence (Rhode Island) onde descobrem que Jones esteve lá e acabou matando um dos jogadores (dividindo-ao meio, tal como havia acontecido ao caminhão) ao fazer uma nova tentativa de abrir e estabilizar um portal entre os Universos. Olívia questiona porque Jones fez isso em duas oportunidades? A resposta será encontrada por ela mesma mais adiante no episódio.


Walter explica para Peter o que é esse aparelho, para o que ele serve, bem como relembra os tempos em que ele e Bell usavam muito LSD, o que os fazia ter acesso a vislumbres de uma realidade alternativa. 

Para descobrir isso, no entanto, Olívia investigou todos os casos arquivados que tinham alguma relação com ciência, biologia e fenômenos sobrenaturais. E com isso ela monta um mapa desde os primeiros casos envolvendo os fenômenos 'Fringe' (ou o 'Padrão'), que remontam há mais de 20 anos atrás. E as cores que ela usa para localizar esses casos no Mapa são vermelho, azul (as duas cores referem-se aos dois Universos, sendo que o Paralelo, futuramente, será identificado como sendo o 'Universo Vermelho'). E Olívia informa Broyles que encontrou uma conexão entre os casos de Nova York e Rhode Island. 

Walter encontra o que procurava, e quando isso acontece ele deixa cair a moeda do Universo Paralelo e a esconde de Peter, o que mostra que há algo que conecta Peter com tal Universo). 

Olívia explica para Nina e Broyles que 

Walter conta para Peter que ele e Bell usavam muito LSD quando eram jovens e que isso os levava a ter contato com outras realidades e eles acreditavam que estas realmente existiam, tendo acesso a vislumbres de uma realidade alternativa, que era parecida com a deste Universo, mas sendo um pouco diferente do mesmo, nos quais viveriam versões ligeiramente diferentes de nós. 

E Walter também diz que o 'Deja Vu' seria uma visão ou sensação momentâneo de acesso a essa realidade alternativa, a qual Walter e Bell viajavam com o uso de LSD e 'com uma pequena ajuda dos amigos' (esta é uma referência que faço à clássica canção dos Beatles, 'A Little Help Of My Friends').

Walter também fala que Bell dizia que as crianças teriam a capacidade natural para enxergar outros mundos e que o cortexiphan ampliava e intensificava esse poder e que com o tempo tais crianças poderiam desenvolver a habilidade de viajar de um Universo a outro. 

E ele continua dizendo para Peter que nesta época ele perdeu 'algo precioso' e que se fosse para o outro Universo ele poderia recuperar isso. Mas é claro que Walter não diz o que é. E ele completa que se encontrasse o local certo, poderia atravessar para o outro lado. 

Enquanto isso, Nina Sharp diz que Bell teorizava que nosso mundo possuía certos pontos vulneráveis, locais onde a velocidade da luz, a gravidade, que estavam se deteriorando, e que nestes locais a membranda que separa os Universos é mais fina e, com isso, torna-se possível passar de uma realidade a outra. E Nina afirma que o desenvolvimento científico e tecnológico foi o responsável por aumentar o número de locais onde tornou-se possível promover a travessia. E Broyles pergunta se Jones estaria procurando por um desses pontos vulneráveis, a fim de conseguir atravessar para o outro Universo. 


Junto com outras crianças, Olivia foi testada com o cortexiphan, a fim de desenvolver poderes como o de ver outras realidades alternativas e também poder viajar entre as mesmas. 

E o que Walter explica que esse poder de passar de uma realidade para outra pode ser perigoso, e que por isso ele inventou um 'plug', que permite fechar o buraco entre os Universos. Assim, o aparelho que Walter inventou e que, agora, encontrou, fecha portais entre os Universos. E ao ser questionado por Peter se existe um local onde há um buraco entre os Universos pode ser aberto, Walter diz que sim e que sabe onde é o mesmo: Reiden Lake. E ele e Peter vão para lá. 

E conversando com Broyles e Nina, Olívia também chega à mesma conclusão, ou seja, que Jones está indo para o Reiden Lake. Olívia e Charlie acabam encontrando com Walter e Peter no lago. 

Walter diz para Peter que comprou a casa de praia justamente pela proximidade com o Reiden Lake, que foi o local onde ele abriu o buraco para ir até o outro Universo. E Walter também informa Peter que eles precisam ir até o local, porque se não chegarem tempo a consequência disso será fatal e que isso lhe foi dito pelo Observador. 

Enquanto Peter, Olívia e Walter conversam, Jones começa o processo de abrir o buraco para outro Universo e começa um tiroteio no local. E quando Jones caminha para o buraco, Olívia corre atrás dele e atira, mas as balas passam por ele, sem ferí-lo, o que é uma consequência dele ter se teletransportado da prisão alemã. Mas quando Jones se aproximou do buraco, Peter acionou o aparelho e acabou fechando o mesmo no exato instante em que Jones o atravessava, resultando na morte deste, que também acaba dividido ao meio, tal como ocorreu com o caminhão e o jogador de futebol. 

Broyles informa Olívia que eles terão que encerrar a investigação a respeito de Wiliam Bell porque receberam ordens de um pessoa cujo poder não costuma ser questionado. 

Astrid chega ao laboratório e vê que Walter deixou um bilhete. Peter chega, vê o bilhete e o lê, dizendo que é de Walter, no qual o mesmo avisa que saiu. Peter encara isso como um bom sinal, mas depois vemos Walter chorando, no cemitério, em frente à lápide de... Peter Bishop. 

Assim, se em cada Universo há uma versão diferente de nós, então um dos Peters morreu quando tinha apenas 7 anos de idade. Resta saber qual. E a julgar pelo que Walter disse, que ele havia perdido algo precioso por aqui, então o final do episódio apontava para o fato de que o Peter do Universo Azul havia morrido quando era criança, daí Walter abriu um buraco entre os dois Universos, foi para o Vermelho, sequestrou o outro Peter e o trouxe para o Azul. Mas porque ele teria feito isso? 

Isso é algo que iremos descobrir mais adiante no seriado.


O Universo Vermelho, ou alternativo, era um pouco diferente do Azul, bem como os seus personagens.

Olívia recebe um telefonema de Nina, que a convida para ir até um Hotel em Nova York, pois ela irá cumprir com a promessa de promover o encontro de Olívia com William Bell. No hotel, Olívia espera por Nina, que não aparece, mas quando ela entra no elevador algo estranho acontece, e quando o elevador abre e ela desce, uma bela mulher a convida para entrar em um escritório, onde um homem se apresenta a ela como sendo... William Bell. Ao ouvir isso, Olívia se lembra, com certeza, do que Nina havia lhe dito, ou seja, de que Bell não estava no mesmo mundo que ela. Com isso, desconfiada, ela olha para fora, desconfiada de que talvez estivesse no Universo Paralelo. 

E daí vimos que ela estava num escritório localizado numa das Torres Gêmeas que, no Universo Vermelho, nunca foram derrubadas por um atentado terrorista. 

Fim.



Conclusão:

Neste fantástico episódio de encerramento da primeira temporada ficamos sabendo de inúmeras novidades, tais como:

1) Existe mais de um Universo e é possível passar de um para o outro por meio de buracos que podem ser abertos em pontos vulneráveis, onde a membrana que os separa é bastante frágil;

2) Jones atacou Nina para conseguir uma célula energética, com o objetivo de abrir um buraco em um dos pontos vulneráveis que separa os dois Universos. Seu objetivo é chegar até William Bell e mostrar para este o quanto 'ele é especial'. 

Assim, o que Jones quer é se vingar e matá-lo pelo fato de tê-lo demitido da Massive Dynamic 15 anos antes. E se ele conseguisse atingir o seu objetivo, então ele iria liderar os soldados cortexiphados na guerra entre os Universos que estava para começar;

3) Também descobrimos que Jones é o verdadeiro líder do ZFT, e nãoc William Bell;

4) Também descobrimos que Bell já não estava mais vivendo no Universo Azul, mas no Vermelho;

5) Existem pontos vulneráveis que separam os dois Universos e que podem ser usados para abrir buracos que permitem atravessar de um lado para o outro;


No fim do episódio, Jones tentou atravessar para o Universo Vermelho, a fim de se vingar de William Bell, mas Peter não permitiu que ele fizesse isso, matando-o antes de completar a travessia.

6) Walter e Bell fizeram experiências em crianças cortexiphadas, como a Olívia, para que elas desenvolvessem o poder de enxergar o outro Universo, bem como de viajar de um mundo para o outro;

7) Walter e William também conseguiram descobrir qual é o processo necessário para se abrir buracos entre os Universos e poder atravessá-los; 

8) Walter perdeu algo muito precioso em seu passado (vemos que foi um filho, Peter Bishop) e isso o fez abrir um buraco que lhe permitisse ir para o outro Universo (Vermelho), recuperasse o que perdeu neste Universo (Azul) e o trouxesse para o mesmo. Tudo apontava que esse 'algo precioso' que ele perdeu era o Peter do Universo Azul. 

9) Olívia consegue matar Jones e, com isso, Nina cumpre a sua palavra e arranja uma reunião entre ela e Bell. Porém, o que ela não poderia imaginar é que isso iria ocorrer no Universo Vermelho.

Assim, os episódios finais lançaram na série os elementos necessários para se desenvolver as tramas da segunda e da terceira temporadas. E vários mistérios ficaram em aberto, deixando ganchos que puderam ser explorados nas mesmas. 

E um possível relacionamento entre Peter e Olívia, que chegou a ser insinuado em alguns episódios, também ficou em aberto. Que há um clima entre eles, isso já ficou claro em vários momentos. Exemplo: O episódio em que Peter olha fixamente para Olívia e Walter diz 'Ela é linda, não?', Peter pergunta 'Quem?' e Walter, ironicamente, responde: 'A lesma'. Outro exemplo é de quando Peter ficou muito amigo de Rachel e Olívia mal conseguiu disfarçar o ciúme, o que Peter percebeu e gostou, é claro. 

Enfim, a primeira temporada de 'Fringe' terminou em grande estilo, de forma bombástica, e deve ter deixado os fãs ansiosos pelo que aconteceria na segunda temporada. 

A série cresceu muito ao longo da primeira temporada e, de uma mistura de livros, filmes e seriados clássicos de ficção científica (X-Files, Altered States, Videodrome, etc) ela acabou alçando vôo próprio e criou as bases necessárias para que desenvolvesse uma identidade própria. 

Com isso, 'Fringe acabou se tornando Fringe'. 


No fim do episódio, Walter chora pela morte de um Peter Bishop. Mas qual deles? Tudo indicava que era o do Universo Azul, no qual ele tinha perdido algo que era muito precioso: Seu filho?


Frases e Diálogos:

1) Observer (September): Nada é único nessa vida.

2) Olívia: O que isso significa?
Charlie: O caminhão nunca foi feito. 

3) Olívia: Não está me contando tudo. Se Jones está procurando por Bell, o que uma célula energética e um caminhão vindo do nada tem a ver com isso? 
Nina: Nada aparece assim do nada. 

4) Nina: William Bell não está nesse mundo. 

5) Peter: Então, o que é isso exatamente?
Walter: Quando Belly e eu éramos mais jovens nós tomávamos grandes doses de LSD regularmente. 
Peter: Não brinca.

6) Walter: Por volta desta época, eu perdi algo Peter. Algo precioso. Fiquei convencido de que se pudesse passar para o outro plano eu poderia recuperar lá o que aqui perdi. 
Peter: Você ia abrir um buraco e cruzar para o outro lado? 

6) Nina: Achar o lugar certo para chegar do outro lado é a chave. 

7) Walter: É do outro lado do lago. O lugar onde abri o buraco. 

8) Peter: O que mais não está me dizendo, Walter? 
Walter: Muito, tenho certeza. 


Momento em que Olívia, sem se dar conta, atravessa para o Universo Vermelho. 


9) Olívia: O que está fazendo aqui?
Walter: Tentando fechar um buraco no Universo. O que está fazendo aqui?
Olívia: Ao que tudo indica, a mesma coisa.

10) David R. Jones: O teletransporte. Pode estar me matando, mas neste processo está provando algo muito especial. Como vê, suas balas passam através de mim. E logo, Dr. Bell verá o quanto especial eu sou.   

11) Broyles: Disseram-nos para desistir de nossa investigação sobre William Bell.
Olívia: Quem disse?
Broyles: Um pessoal que quando dá ordens, geralmente não é questionado. 

12) Bell: Espero por isso há muito tempo.
Olívia: Onde estou? Quem é você?
Bell: A resposta a sua primeira pergunta é muito complicada. A resposta para a sua segunda pergunta...Sou William Bell.


Ele finalmente se apresenta para Olívia: 'Sou William Bell'... E o melhor é que ele é interpretado pelo grande Leonard Nimoy. 

Informações Adicionais:

Audiência: 9.280.000;

Data de Exibição nos EUA: 12/05/2009;

Diretor: Brad Anderson;

Roteiro: Akiva Golsman, Bryan Burk, Joel Wyman e Jeff Pinkner; 

Glyph Code: Grave. 


Link:

A Little Help Of My Friends (versão de Joe Cocker no festival de Woodstock):

https://www.youtube.com/watch?v=POaaw_x7gvQ








Nenhum comentário: