sábado, 25 de abril de 2015

'Fringe' - Comentando o episódio 'Grey Matters' (2X10) - Marcos Doniseti!

'Fringe' - Comentando o episódio 'Grey Matters' (2X10) - Marcos Doniseti!
O cérebro foi um 'personagem' fundamental deste episódio. 
Este é um dos melhores e mais importantes episódios da segunda temporada de 'Fringe', bem como um dos mais relevantes e significativos de todo o seriado, estando inteiramente relacionado ao personagem de Walter e à Mitologia da série que tivemos nas três primeiras temporadas. Sua importância é inegável, até porque os fatos mostrados nele serão relevantes, também, para as tramas desenvolvidas nas temporadas seguintes (quarta e quinta).

O episódio começa com uma pessoa, Joseph Slater, sendo submetido a uma cirurgia de retirada de um pedaço do seu cérebro pelo líder dos shapeshifters, o Thomas Jerome Newton, que atuava no Universo Azul a serviço do Walternativo, promovendo atos de espionagem e sabotagem e que faziam parte da guerra que os dois Universos estavam travando. 

Slater fala a respeito de uma visão que tem de uma menina usando vestido vermelho e com urzes no cabelo, enquanto Newton realiza a cirurgia. Porém, seguranças aparecem no local e eles tem que sair rapidamente do mesmo, deixando o cérebro de Slater à mostra (ver imagem acima). Mas Newton leva o pedaço do cérebro que tanto desejava. E a razão dele fazer isso será, é claro, devidamente esclarecida durante o episódio.

Quando chegam ao hospital psiquiátrico em que Newton realizou a sua cirurgia, Olívia Peter, e Walter se apresentam para o segurança do local. E Walter diz ao segurança que é 'perfeitamente são', o que, na verdade, deixa o funcionário intrigado e em dúvida se o Walter realmente 'bate bem das ideias'. 

A médica do hospital (Dra. West) diz que Slater está internado há 14 anos e que foi diagnosticado com 'esquizofrenia paranoica aguda' e Olívia fala que a ficha dele diz que o mesmo sofria de delírios e lembranças falsas, bem como de grave desequilíbrio emocional. 

Porém, após a cirurgia a que Slater foi submetido por Newton ele foi 'curado', o que deixa a todos intrigado, é claro, e é confirmado pela Dra. West após Peter lhe fazer uma pergunta, de uma maneira um tanto quanto irônica, a respeito. E a Médica ainda diz que o cérebro de Slater está intacto e todos os exames feitos nele (sangue e toxicológicos) apontaram resultados normais. Walter também demonstra, claramente, o seu incômodo pelo fato de estar visitando um hospital psiquiátrico. 

Afinal, ele ficou internado em um deles por 17 longos e intermináveis anos. 

Walter pede para ver um vídeo de Slater, da época em que este ainda era 'louco'. 

Neste, Slater fala da menina com vestido vermelho e que tem crisântemos no cabelo, dizendo ainda que ela mora do outro lado da rua. Quando lhe é dito, pela médica, que a garota nunca murou onde ele diz, Slater fica muito nervoso e começa a gritar, indagando pela menina e pedindo que a trouxesse de volta. 


Joseph Slater, que teria sido curado da loucura. Mas Walter concluiu, corretamente, que não há cura para a mesma e que Slater nunca tinha sido louco, de fato. 
Depois disso, Walter, Peter e Olívia conversam com Slater, que diz que não consegue se lembrar dos dois homens que fizeram a cirugia que o curou. Depois da cirurgia, Slater diz que sentiu uma leveza, como se fosse uma pessoa livre. E ele também diz que os dois 'cirurgiões' o trataram de forma amigável. A Dra. West diz para Slater diz que a esposa dele o espera e ele se lembra que antigamente recebia a visita dela e que a tratava muito mal, mas a médica fala que não haverá problema algum quanto a isso.

Porém, essa frase de Slater foi uma 'deixa' para que Walter pudesse dizer que nunca recebeu uma visita sequer nos 17 anos em que ficou internado no St. Claires, deixando claro a sua mágoa com relação a Peter, embora ele procure atenuar isso no momento, dizendo para o filho que aquela foi apenas uma observação. 

Mas é claro que não foi. 

Olívia pergunta para Walter se ele tem uma teoria sobre a cura repentina de Slater e ele responde que não, pois está ansioso, já que ele pensou durante muito tempo num remédio para a insanidade.

Sem dúvida que este episódio é sobre Walter e a respeito do que lhe aconteceu anteriormente, quando esteve internado no St. Claire's por longos e interminaveis 17 anos. E ele não consegue, é claro, esconder a mágoa que tem de Peter pelo fato deste não ter lhe visitado uma única vez neste período de tempo. 

Obs1: Relembrando - Thomas Jerome Newton é o nome do personagem que David Bowie interpreta no filme 'O Homem Que Caiu na Terra', de Nicholas Roeg, de 1976.

Obs2: Thomas J. Newton não é a única referência ao filme de Nicholas Roeg. Um dos personagens do filme chama-se Oliver Farnsworth. E o sobrenome da Astrid é justamente Farnsworth. 


Thomas Jerome Newton em 'Fringe' e no filme 'The Man Who Fell to Earth', em papel interpretado pelo genial rockstar David Bowie.
Na sequência, Walter, Olívia e Peter assistem ao vídeo que mostra o momento em que os dois 'cirurgiões' entraram no quarto em que Slater se encontrava e Olívia reconhece Thomas Jerome Newton (o líder dos shapeshifters, tal como lhe informou William Bell quando ela esteve no Universo Vermelho) como sendo um dos invasores, pois se lembra que a cabeça dele, congelada, foi retirada da Criônica Laston-Hennings. 

Peter chega a duvidar disso, dizendo que 'os mortos não saem de seus túmulos e fazem cirurgia cerebral à meia-noite', mas Olívia entra nos arquivos do FBI e mostra que foi, de fato, Newton quem invadiu o hospital e fez a cirurgia em Slater, deixando Peter e Walter impressionados com isso, com este último até dizendo um 'Uau'...

É a memória prodigiosa de Olívia em ação, algo que veremos muito no seriado, pelo simples fato de que ela é a representação de Mnemósine, a Deusa da Memória na Mitologia Grega e que, portanto, nunca se esquece de absolutamente nada. 

Broyles fica sabendo disso e pergunta a Olívia o que eles sabem a respeito de Newton e ela diz que não tem informação alguma sobre ele, a não ser o nome. Olívia também diz que o homem com a marca que Bell lhe mostrou tentaria abrir uma passagem entre os dois Universos e que o resultado disso seria uma catástrofe global e de proporções bíblicas. 

Broyles pergunta a Olívia qual a relação disso com a invasão do sanatório e a realização da cirurgia em Slater, e Peter lembra que o mais estranho de tudo é que Slater foi curado. 

o que não é estranho neste episódio, no qual um sujeito que era apenas uma cabeça congelada foi reanimado e fez uma cirurgia cerebral?

Peter informa que Walter está tentando descobrir como foi que isso aconteceu (a cura de Slater) e que isso poderá levar a descobrir qual será a próxima ação de Newton. Determinada, Olívia diz que precisa deter Newton. 

Afinal, é o destino do Universo que está em jogo, certo? 

Obs3: Na cena, ao fundo, vemos uma espécie de 'sino fantasma'. Sino? Será uma referência a William Bell? 
Um 'sino fantasma' aparece ao fundo. Será um sinal da presença de William Bell na história?
Walter descobre que o psiquiatra de Slater, responsável pela internação deste, chamava-se Simon Paris e desconfia que a loucura de Joseph possa ter sido induzida nele de alguma forma. Walter afirma que não existe cura para a loucura e que é uma luta muito intensa a tentativa de voltar a viver normalmente, concluindo que Slater, de fato, nunca foi louco. E é claro que Walter fala com conhecimento de causa a respeito disso. 

Obs4: Na cena, vemos Walter segurar um copo em que a alça para segurar o mesmo é um canguru. Será essa uma referência à origem australiana do ator? Aliás, Anna Torv também é australiana. 

Porém, a pesquisa feita por Astrid não encontra nenhum registro de um médico chamado Simon Paris. Mas ela descobre que Paris receitou para Slater remédios que também havia indicado, na mesma semana, para o uso de mais duas pessoas, que foram internadas em mais dois hospitais: os pacientes eram Deborah Crampton e Stuart Gordon. Astrid telefona para Olívia avisando sobre essa descoberta.

Obs5: Stuart Gordon é um diretor de Cinema que fez vários filmes de terror que se tornaram 'cults'. 'Re-Animator' ('A Hora dos Mortos-Vivos' de 1985), foi um de seus maiores sucessos. Aliás, a citação a Gordon, neste episódio de 'Fringe', não é nada gratuita. Afinal o Thomas Jerome Newton também foi reanimado, certo? 

Obs6: Temos outras referências ao filme Re-Animator neste episódio de 'Fringe'. Exemplos: O médico do filme chama-se Herbert West. E a Dra. que trabalha no hospital em que Slater estava internado chama-se West. 

Obs7: O Brasil, nos anos 1980, viveu uma verdadeira febre destes filmes de terror, que também usavam da comédia em seus roteiros (era o chamado 'Terrir'). O fenômeno recebeu o nome de 'Espantomania', devido ao imenso sucesso do filme 'A Hora do Espanto'. O sucesso deste filme foi uma grande surpresa, pois o mesmo não teve nenhuma campanha de marketing e deveu-se apenas ao famoso efeito 'boca-a-boca', ou seja, as pessoas assistiam, gostavam e contavam para os amigos e estes também iam assistir ao mesmo. 
'Re-Animator', filme de Stuart Gordon, citado neste episódio de 'Fringe', e que fez muito sucesso nos anos 1980. 
Olívia e Peter vão até o hospital psiquiátrico em que se encontra Deborah Crampton (Dunwich Hospital), que também conta a mesma história de Slater, ou seja, ela também ficou internada por 14 anos e, agora, repentinamente estava curada de uma obsessão por um número (28). Peter olha a cabeça de Deborah e vê que há uma cicatriz, mostrando que ela também passou por uma cirurgia. Ela conta que consultou o Dr. Paris devido a uma depressão pós-parto e, daí, ele a mandou para o hospital onde ficou internada por todo esse tempo. 

Obs8: Uma das atrizes do filme 'Re-Animator' (do diretor Stuart Gordon) chama-se Barbara Crampton. E este é o sobrenome de Deborah no episódio de "Fringe". 

Daí vemos Newton junto com o mesmo shapeshifter que foi o responsável por tirar a sua cabeça congelada da Laston-Hennings tratando os dois pedaços de cérebro que foram retirados de Slater e Deborah. Peter informa Olívia sobre a história de Stuart Gordon, que é semelhante à de Joseph e Deborah: ele foi internado 14 anos antes por ordens de Simon Paris e agora também estava curado de um grave caso de esquizofrenia. 

No carro, Peter diz para Olívia que Stuart Gordon desenvolveu uma grave esquizofrenia e acreditava ser o ator Sidney Greenstreet e que vivia falando sobre o filme 'Casablanca'. Peter faz uma ironia, dizendo que ele se parecia mais com Peter Lorre. Olívia não reage e diz que a vida toda sabia quais eram os motivos dos criminosos que combateu, mas não consegue entender a razão das ações de Newton e dos metamorfos e tem dúvidas se poderá lutar contra os mesmos. 

Bem, a razão disso é que ela desconhece o que aconteceu anteriormente, ou seja, quais os motivos que levaram ao início da guerra entre os dois Universos. E este episódio dará uma informação importante a respeito disso e que está relacionada às ações do passado de Walter. 

Porém, Peter diz para Olívia que ela não está sozinha e que essa luta não é apenas dela. Astrid diz para Walter que recebeu a informação de Olívia de que o caso de Gordon é semelhante ao de Slater e Deborah. Walter estranha que Simon Paris recomendou o uso de remédios anti-rejeição de órgãos, que são usados apenas em caso de transplantes. Daí, ele percebe que o Dr. Paris transplantou pedaços do cérebro de outra pessoa para os três pacientes e que foi isso que provocou a 'loucura' nos três. Olívia pergunta qual a razão de Paris ter feito isso e de quem eram os pedaços de cérebro transplantados. 

Peter diz para Walter que o Dr. Paris o visitou em seis oportunidades enquanto ele esteve internado no St. Claire's e pede para ver a cabeça de Walter, constatando que ele tem uma cicatriz. Logo, todos que estavam no laboratório (Peter, Olívia, Astrid) ficam desconfiados do fato, mas sem suspeitar, ainda, do que isso poderia significar. 

Para tirar qualquer dúvida a respeito disso, Walter submete-se a um exame de ressonância magnética e fica muito inseguro com isso, mas Peter está presente para ajudá-lo, algo que se torna muito comum depois que ele passou a ver Walter de uma outra maneira, passando a respeitá-lo e a compreendê-lo melhor, o que aconteceu principalmente a partir desta segunda temporada. 

Peter fala para Olívia a respeito de quando Walter estava no hospital, conversando com Slater, perguntando sobre como ele teria se sentido naquele momento e se teria desejado voltar no tempo, antes de ficar louco. Peter também diz que o pai é consciente o suficiente para perceber o quanto ele perdeu em todos aqueles anos em que ficou internado e manifesta arrependimento pelo fato de nunca tê-lo visitado no St. Claire's, mas Olívia diz que, agora, ele está se redimindo. 

Esta é uma das mais belas e emocionantes cenas do episódio e da segunda temporada de 'Fringe'.

Depois, a Dra. West mostra as imagens do exame feito em Walter e eles percebem que ele teve pedaços do seu cérebro retirados do lombo temporal esquerdo, do hipocampo, que é responsável por controlar as inibições, pelas memórias de longo prazo e contribui para o senso de percepção do espaço. 

Obs9: Isso explica o fato de Walter fazer comentários indevidos, ter uma memória falha e por se perder com tanta facilidade quando tenta sair sozinho (vide o episódio anterior, 'Snakehead'). 
Peter e Olívia conversam com Deborah, que teve um pedaço do cérebro retirado, curando-a da sua 'loucura'.
Peter fica desconfiado e pede as imagens dos exames de Slater, Deborar e Gordon, sobrepondo-as à imagem do exame de Walter, constatando que os pedaços implantados neles foram retirados do cérebro de Walter. Este passa mal devido ao excesso de Valium que tomou antes do exame, mas é claro que Astrid está junto dele, para ajudá-lo, como ela sempre faz. E assim ela continuará a fazer até o final da série. 

Walter pede para Astrid tocar o disco do Violet Sedan Chair, pois isso irá ajudá-lo a melhorar, mas a cópia do mesmo está no laboratório. Daí, Astrid o deixa sozinho em casa e vai buscar o disco.

Obs10: Quem quiser ouvir o disco do Violet Sedan Chair é só entrar neste link: 

https://www.youtube.com/watch?v=_grVlDDGSHg&list=PL2F9DD46F3DBE6176

Peter deduz que Newton está retirando os pedaços do cérebro de Walter porque ele pretende usá-los para descobrir como poderá abrir um portal entre os dois Universos. Mas para isso ele precisará sequestrar Walter. Daí, Peter e Olívia saem rapidamente do hospital, pois concluem, é claro, que Walter corre perigo. 

Quando se dirigia ao laboratório, Astrid recebe um telefonema de Peter avisando que Walter corre perigo e ela retorna imediatamente para a casa deste, mas ele já tinha desaparecido, tendo sido levado por Newton. Peter se lembra que Walter havia colocado um chip em seu pescoço, para ser encontrado quando se perdesse. Assim, Peter usa o aparelho rastreador para tentar descobrir onde Walter está. 

Mas, Walter já se encontra sob o poder dos shapeshifters (Newton e o outro que roubou a sua cabeça congelada), que irão conectar os pedaços retirados do cérebro de Walter ao mesmo. 
Walter, que tantos testes e experimentos realizou em outras pessoas, acaba sendo vítima de um deles. 
Peter e Olívia chegam ao local indicado pelo aparelho rastreador, um banheiro público, mas descobrem que o chip havia sido descoberto e retirado pelos shapeshifters. 

Newton tenta descobrir como acessar informações do cérebro de Walter, promovendo uma espécie de mapeamento do mesmo, usando da técnica de associação de imagens, algo que Walter percebe claramente. Walter pergunta se Newton está tentando curá-lo, mas este diz que não. 

Durante a exibição de imagens, Walter vê um caixão e, com os olhos cheios de lágrimas, ele diz 'Peter', o que está relacionado à cena que vimos no último episódio da primeira temporada ('There's More Than One of Everything' - 1X20), quando Walter visitou um cemitério e vimos uma lápide com o nome 'Peter Bishop'. 

Mas as conexões que Newton deseja ativar não estão sendo feitas e ele conclui que é necessário reforçar o estímulo às memórias de Walter, usando da audição e do olfato, concluindo que precisa de um contexto (local) adequado. Para isso, ele leva Walter até a antiga casa deste, em Cambridge, a mesma que Peter e Olívia invadiram quando precisaram recuperar o neuroestimulador de Walter (episódio 'The Ghost Network' - 1X03).

Aliás, o aparelho usado por Newton em Walter é muito parecido com o neuroestimulador do próprio Walter, mas o mesmo é mais moderno, é claro. 

Enquanto Broyles e Olívia tentam descobrir para onde Walter teria sido levado, Peter faz as associações corretas e diz para eles que a menina de vestido vermelho morava em frente à casa dele quando era garoto, o nome dela era Sydney e ela morava na rua Green (Greenstreet...), número 2828. 

Peter também diz o mesmo que Newton, ou seja, que a memória trata de contexto e precisa de associações, sendo que quando Walter pede uma comida ou uma música ele está tentando lembrar a respeito de um momento no tempo, a fim de recuperar a memória do fato. Peter diz que Newton deseja fazer Walter se lembrar de como construiu o portal para atravessar entre os Universos e que para isso irá levá-lo ao local onde Walter teve a ideia, que é a sua antiga casa, em Cambridge. 

Com a dedução correta, Peter e Olívia vão até a casa, em Cambridge, para libertar Walter, onde este já se encontra. Newton diz para Walter que em seu Universo as árvores estão morrendo, o que Walter lamenta, pois não faz ideia do motivo de estar ouvindo isso do líder dos shapeshifters. 
Olha o Observer lá no fundo...
Obs11: Os recipientes em que estão os pedaços do cérebro de Walter ficam vermelhos quando não se consegue fazer a conexão com a mente deste e ficam verdes quando essa conexão é estabelecida. Quando isso acontece, até o tom de voz de Walter muda, soando muito mais forte e autoritária do que antes da conexão ser feita. Ele fala como se fosse o antigo Walter, antes de passar pela cirurgia feita pelo Dr. Simon Paris. 

Newton pede a Walter que fale sobre como construiu o portal que abriu para ir até o Universo Vermelho e consegue a informação que desejava obter um pouco antes da chegada de Peter e Olívia ao local. 

Mas, antes de sair, Newton injeta uma substância no organismo de Walter. 

Olívia e Peter chegam ao local e este já chega arrombando a porta, encontrando Walter caído no chão, enquanto Olívia liberta o dono da casa, que lhe diz que os invasores fugiram pelos fundos. Olívia consegue matar o motorista do veículo em que Newton estava fugindo, bem como o outro shapeshifter, impedindo a fuga do líder. 

Enquanto isso, Walter observar os pedaços do seu cérebro, que estão 'morrendo', pois duram pouco tempo após serem retirados, e começa a se sentir mal. 

Newton diz para Olívia que injetou uma neurotoxina que irá matar Walter em 4 minutos e que ele somente dirá como salvá-lo se ela deixá-lo ir embora. 

Newton diz que fez isso para garantir a sua fuga. 

Olívia liga para Peter e ao ficar sabendo que Walter começou a se sentir muito mal, ela fica sem opção. Olívia chega a hesitar, mas aceita a proposta de Newton, corre até a casa e recebe de Newton, pelo celular, o que tem que fazer para salvar Walter. 

Ela avisa Peter, que injeta líquidos de três cores em Walter (azul, amarelo e vermelho) que acaba melhorando. 

E Newton foge. 

Com isso, Newton diz para Olívia que, agora, ele sabe o quanto ela 'é fraca'. 
Thomas Jerome Newton, o líder dos shapeshifters, que soube explorar a ligação emocional existente entre Olívia, Peter e Walter para se salvar. 
Olívia diz para Broyles que sente-se mal por ter feito tal escolha, que ela diz ter sido puramente emocional, diz que não sabe se Newton conseguiu o que desejava e que o tecido cerebral de Walter está morto, bem como também nada sabem a respeito do Dr. Paris e dos motivos de Newton saber sobre as lembranças de Walter e de qual foi a razão pela qual eles não mataram ao genial cientista.

Mas Broyles diz para Olívia que eles conseguiram coisas importantes, como dar um nome e um rosto para o inimigo, além de terem salvo a vida de Walter. E ele também fala que a escolha de Olívia, de salvar Walter, foi racional, pois existe apenas um Walter Bishop e que precisarão dele antes que essa guerra acabe. E ele termina dizendo que também precisarão dela, Olívia. 

Peter diz para Walter que deveria tê-lo visitado enquanto esteve internado no St. Claire's, mas o pai faz uma ironia, dizendo que ele nunca teria se lembrado das visitas. E ele é novamente submetido a um exame de ressonância e, neste momento, Walter se lembra, finalmente, que o responsável pela cirurgia de retirada dos pedaços de seu cérebro foi o seu 'Velho Amigo', William Bell. 

No diálogo que teve com Bell, antes da cirurgia da retirada dos pedaços do seu cérebro de Walter, ficamos sabendo que Bell falou que aquilo que Walter havia realizado, ou seja, abrir um portal para o outro Universo, era perigoso demais, e que ele iria guardar as lembranças de Walter em um lugar que somente ele (Bell) iria poderia encontrar. 

Obs12: Sabemos que William Bell vive no Universo Alternativo. Talvez, para garantir a sua integridade física e salvar a sua vida, ele mesmo tenha transmitido ao Walternativo ou a Newton as informações relacionadas à cirurgia que realizou em Walter e de como seria possível recuperar tais lembranças. Afinal, foi ele mesmo quem disse que somente ele saberia onde elas estariam escondidas. Assim, tudo indica que Bell contou este segredo para o Walternativo que, depois, repassou a Newton a tarefa de recuperá-las. 

Fim.
No final do episódio tivemos a confirmação de que Bell foi o responsável pela cirurgia que retirou os pedaços do cérebro de Walter e que isso estava relacionado ao portal que este criou para poder atravessar ao Universo Paralelo. Assim, o 'Sino Fantasma' não apareceu à toa, não. 

Conclusão:

Este é um episódio absolutamente brilhante e que é fundamental para se compreeender as várias Mitologias de 'Fringe'. Estas ganham sentido muito em função do que descobrimos em 'Grey Matters'. 

Afinal, as várias Mitologias do seriado estão, de uma forma ou de outra, relacionadas às ações de Walter em seu passado, quando desenvolveu, junto com William Bell, uma série de pesquisas científicas que geraram resultados, muitas vezes, catastróficos para a Humanidade. 

E este episódio trata justamente de uma destas iniciativas de Walter, que foi a de projetar e construir um portal que permite viajar entre os Universos. E a razão de Walter ter feito isso nós iremos descobrir mais adiante, ainda nesta segunda temporada, que foi excelente, aliás.

Em 'Grey Matters' também ficamos sabendo que foi em função desta iniciativa de Walter que Bell retirou os pedaços do cérebro de Walter que faziam parte do hipocampo. E esta é justamente a parte do cérebro que controla as inibições, ajuda na percepção do espaço e que é responsável pelas memórias de longo prazo. Isso explica o comportamento, muitas vezes, errático e imprevisível de Walter, suas frases que deixam os outros envergonhados (principalmente Olívia), bem como o fato da sua memória ser tão falha. 

Faltou, no entando, dizer se a iniciativa de fazer essa cirurgia em Walter foi a pedido deste ou foi resultado de uma exigência de Bell, Nina ou de mais alguém. Isto será esclarecido mais adiante no seriado, ao final da segunda temporada, quando a guerra entre os Universos já estava a pleno vapor.

E tudo indica que foi o próprio William Bell que disse ao Walternativo (e este repassou a informação a Newton) onde ele tinha colocado os pedaços retirados do cérebro de Walter. Afinal, ele era o único que sabia disso. Nem o próprio Walter tinha conhecimento do fato, ainda mais depois que literalmente perdeu as suas memórias.

Afinal, de que outra maneira que Newton teria descoberto tanto a respeito da cirurgia? Vejam que Newton sabia o nome das pessoas para as quais os pedaços do cérebro de Walter foram transferidos, bem como conhecia os locais onde eles estavam internados. 

O único que pode ter passado essas informações adiante é Bell.

Este episódio também está diretamente relacionado ao anterior, 'Snakehead'. 

Primeiro porque neste nós vimos o Walter ficar completamente perdido quando foi sozinho para Chinatown (devido à perda da percepção de espaço), o que o levou a perceber que jamais poderá ter um vida independente novamente. E depois porque foi naquele episódio que Walter colocou o chip em seu pescoço, mas que acabou sendo descoberto e retirado por Newton. 

Essa questão sobre o cérebro de Walter também acabará fazendo parte das Mitologias da quarta e da quinta temporadas da série. 

No quarto ano de 'Fringe', vimos que Bell teve um papel fundamental na história que foi desenvolvida ao longo de toda a temporada, bem como também descobrimos que os planos que Walter havia elaborado antes de ser submetido à cirurgia em seu cérebro estavam diretamente ligados à esta trama. 

E na quinta temporada do seriado, a questão relacionada ao que aconteceu com o cérebro de Walter também será importante para ajudar na resolução da história. 

Portanto, 'Grey Matters' pode ser, perfeitamente, considerado como um dos mais importantes e significativos episódios de toda a história de 'Fringe'. 

Ele é um episódio fantástico e é absolutamente imperdível e essencial. 


Neste episódio, vimos todo o arrependimento de Peter por nunca ter visitado Walter quando este ficou internado no St. Claire's por 17 anos. Mas é como disse a Olívia: Agora, ele está tendo a oportunidade de se redimir. E a preocupação dele com Walter atingiu um grau de intensidade máxima neste episódio, até porque o genial cientista foi sequestrado e ficou muito próximo de morrer. 

Links:

Episódio 'The Ghost Network' (1X03):

http://popeseries.blogspot.com.br/2013/02/fringe-ghost-network-1x03-por-marcos.html

Filme 'The Man Who Fell to Earth':

http://www.imdb.com/title/tt0074851/

Filme: 'Re-Animator':

http://www.imdb.com/title/tt0089885/

Vídeo - Trailer do Filme 'The Man Who Fell to Earth':




Vídeo: 'Can Your Hear Me' - David Bowie:




Vídeo - 'Re-Animator' (1985) - Trailer:


Frases e Diálogos:


1) Segurança: O senhor é o Dr. Walter Bishop?
Walter: Sou. E sou perfeitamente são. 

2) Peter: Basicamente, dois homens arrombaram, fizeram um buraco na cabeça dele e depois, o que, o curaram da loucura?
Médica: Embora pareça improvável, sim.

3) Walter: Que homem de sorte. Passei 17 anos no St. Claire's. Nem uma visita sequer. 
Peter: Walter...
Walter: Eu não quero que você sinta culpa, filho. Foi só uma observação. 

4) Peter: Walter, você tem alguma teoria sobre a sanidade repentina deste homem?
Walter: Não. Ainda não. Mas estou ansioso. Um remédio para a insanidade. Como pode imaginar, eu pensei nisso durante muito tempo. 

5) Olívia: Eu já estou olhando esses rostos há dois meses. 
Peter: Está tentando dizer que ele é uma das cabeças que eles roubaram? Certo. Vamos dizer que esteja certa. Cabeças congeladas simplesmente não entram em lugares. Os mortos não saem dos seus túmulos e fazem cirurgia cerebral à meia-noite. 
Olívia: Não. Eu sei que não. Mas este aqui fez. Thomas Jerome Newton.

6) Walter: A estrada de volta da loucura é uma luta. 

7) Peter (sobre Walter): Ele é são o suficiente para perceber o quanto ele perdeu. 
Olívia: Não quero parecer insensível, mas tendo conhecido o seu pai, ficar louco o tornou uma pessoa melhor. Certamente, o tornou um pai melhor. 
Peter: Eu devia tê-lo visitado no St. Claire's.
Olívia: Eu acho que está se redimindo agora.

8) Olívia (para Newton): Se você se mexer, não terá uma cabeça para congelar de novo. 

9) Broyles: Eu suspeito que será assim mesmo. Quanto mais respostas tivermos, a mais perguntas elas levarão. 

10) Bell: Queria que houvesse outro jeito. Mas o que você realizou é perigoso demais. 
Walter: Mas e se nós tivermos que voltar?
Bell: Pode deixar. Suas lembranças, eu as colocarei num lugar que só eu poderei achar. Preste atenção, Walter. Você projetou um portal para o outro lado. Quero que pense naquele portal. 


Informações Adicionais:

Audiência: 6.320.000;

Data de Exibição nos EUA;

Diretor: Jeannot Szwarc;

Roteiro: Ashley Edward Miller & Zack Stentz

Glyph Code: Portal.


Músicas tocadas:

http://www.tunefind.com/show/fringe/season-2/4921


Nenhum comentário: