quarta-feira, 20 de maio de 2015

'Continuum' - Comentando o episódio 'A Stich in Time' ('Piloto' - 1X01) - Marcos Doniseti!

'Continuum' - Comentando o episódio 'A Stich in Time' ('Piloto' - 1X01) - Marcos Doniseti!

Alec Sadler: "As pessoas não devem saber muito sobre o seu futuro'. 
Elenco da ótima série 'Continuum'.

O episódio começa com um discurso de Edouard Kagame, feito no dia 05/11/2076, no qual ele fala a respeito do fato de que 20 anos antes (2056) os governos, totalmente falidos, foram socorridos pelas Corporações Capitalistas, que se aproveitaram do fato para eliminar as liberdades das pessoas, tornando-as escravas do novo governo, que é o Congresso Corporativo, e também para substituir o Estado, passando a responder pelas responsabilidades e atribuições que, antigamente, eram estatais. 

E Kagame também diz que a luta pela liberdade será passada para uma nova geração e que eles estarão dispostos a pagar o preço que for necessário para garantir a sobrevivência da Liberdade. 

Logo depois de terminar o seu discurso, ele é preso numa operação da qual Kiera Cameron (agente da CPS) é a líder. Quando a vê, ele diz que ela está muito atrasada e, logo após, um edifício explode bem à frente deles, matando 30 mil pessoas. 

Portanto, fica claro o caráter violento da luta desenvolvida pela 'Liber8', organização anarco-terrorista da qual Kagame é o principal líder, e que deseja destruir o Governo Corporativo. 

Seis meses depois, na casa de Kiera e Greg (seu marido), temos uma reunião, na qual um dos participantes diz que compreende a luta da 'Liber8' contra a Ditadura Corporativa, visto que as pessoas perderam as suas liberdades e não existe mais um governo representativo da população.

A 'Liber8' exibe imagens do seu logo nos edifícios, mas Kiera diz que no dia seguinte eles (os líderes da organização) serão mortos. Seu filho, Sam, acorda e pergunta se os bandidos estão atacando novamente, ela responde que não e ganha um pequeno soldado de brinquedo para servir como 'reforço' no trabalho dela.

Esse 'soldadinho' terá grande importância sentimental para Kiera no futuro... Ou seria no passado?

Em uma imagem vemos o nome de algumas das Corporações que dominaram tudo no futuro, substituindo o Estado: Piron, Alpha. 

Utilizando o transporte coletivo (aéreo, como nos 'Jetsons'...) junto com Greg, Kiera usa do seu aparato tecnológico para identificar e prender dois delinquentes, sabendo no exato instante quais são os crimes que eles cometeram, sendo fichados ali mesmo, tudo sem burocracia. 

Essa é a polícia do futuro: ultra-tecnológica, ágil, rápida e eficiente. 
Kiera e seu aparato tecnológico, que fez a polícia do futuro se tornar muito mais ágil, rápida e eficiente. 
Depois, vemos os 8 integrantes da 'Liber8' sendo levados para a execução e Kiera é designada, junto com Elena, para estar presente ao local (a Câmara de Execução). 

Alec Sadler e Greg acompanham a situação juntos, mas o marido de Kiera fica surpreso a ver a esposa no local da execução e tenta tirá-la dali, mas não consegue. 

Os 8 membros da 'Liber8' que estão prestes a ser executados são: Chen, Garza, Lucas, Jawarski, Kagame, Kellogg, Travis e Sonya.

Greg reclama com o responsável por ter designado Kiera para ficar dentro da Câmara, mas Alec Sadler faz um movimento com a cabeça indicando que ela deverá permanecer no local. Isso demonstra que a ideia de que a determinação de que ela deveria estar ali veio do próprio Alec.

Mas em vez de serem executados, eles colocam pedaços de uma esfera no centro e somem do local, junto com Kiera, que se juntou a eles no exato momento em que sumiam. 

Alec Sadler, maquiavelicamente, dá um sorriso, como se tivesse conhecimento do que havia acontecido. Tudo indica que isso foi fruto de um plano secreto elaborado e executado por ele mesmo. 

Quando desperta, Kiera está em meio a um viaduto parcialmente destruído. Ela tenta se comunicar com a CPS (City Protective Services), mas ninguém responde. Ela também percebe que está em um lugar muito diferente da Vancouver de 2077. Ela tenta usar a sua arma quando vê os membros da 'Liber8' em fuga, mas esta não funciona. 

Lucas vê um jornal com o ano em números garrafais e se dá conta que eles voltaram para o ano de 2012.
Kiera desperta num local e numa época estranhas para ela. Em pouco tempo ela descobrirá que voltou para o ano de 2012, época em que não conhece ninguém. Ou assim parece... 
Kiera tenta novamente entrar em contato com a CPS, pedindo reforço, e desta vez há uma resposta, mas não é quem ela imagina. O jovem que fala com ela chama-se... Alec Sadler, o mesmo que é seu patrão e amigo de seu marido em 2077, mas ela ainda não sabe disso. A primeira conversa entre eles é, literalmente, um diálogo de malucos, pois ele pensa que ela é uma hacker que está tentando invadir o seu firewall e ela fala que ele invadiu um canal oficial e que será punido em função disso. 

Mas, Alec Sadler diz que aquela é uma frequência experimental criptografada e, logo, ela não poderia estar sendo utilizada por ninguém. 

Kiera persegue Lucas, que está mancando e acaba sendo dominado por ela em um beco, sendo que ela usou o seu traje high-tech para ficar invisível até chegar perto dele. Esta é mais uma das inovações tecnológicas que a polícia do futuro (a CPS) utiliza. Kiera pergunta para Lucas como ela pode voltar para casa, mas ele diz que eles deram um salto temporal, que estão no mesmo local de antes (Vancouver), mas não na mesma época e fala que ela já está 'em casa'. 

Kiera injeta uma substância (Torox, que é um soro da verdade) em Lucas que o leva a dizer a verdade e a se comportar de maneira instável e o empurra para ser visto pelos policiais, que efetuam a sua prisão. Até porque ele já usava um uniforme típico de prisioneiro.

Quando ela diz 'um já foi, faltam sete', Alec puxa conversa com Kiera, perguntando como ela pode estar usando um equipamento que ele ainda não liberou? Kiera fica em silêncio, pensativa, e começa a andar pela cidade, o que a leva a chamar a atenção das pessoas, pelo fato de estar usando o traje da CPS de 2077. 
Quando desperta, Kiera começa a perceber que não está exatamente onde se encontrava anteriormente. Ela ainda não sabe, mas muito dificilmente voltará a ver a sua família, o que a fará sofrer bastante, é claro. 
Os membros remanescentes da 'Liber8' estão escondidos em uma loja de armas e é claro que aproveitam para levar muitas delas embora, concluindo ainda que Kagame deve ter morrido, mas Travis diz que eles continuarão a agir, mesmo sem a presença do líder.

Na conversa com Alec, Kiera fica sabendo que está vivendo no ano de 2012, começa a falar do filho e informa ao seu novo amigo que ela veio do ano de 2077.

Enquanto isso, Chen arremessa uma faca que não matou Kellogg por muito pouco. 

Parece que o clima entre os membros da 'Liber8' não é dos mais amistosos. De fato, Kagame é o único cuja liderança é aceita por todos e que consegue manter a organização unida.

Alec fala para Kiera que eles estão conversando por meio do uso de um chip líquido, que ele inventou, que é de nova geração e que usa de uma frequência criptografada. 

E Kiera conclui que está conversando com o jovem Alec Sadler, o que o leva a perguntar se ela o conhece, mas ela não diz nada. Ele sugere que conversem pessoalmente, mas ela recusa. É claro, afinal ela acabou de chegar a um local totalmente desconhecido e onde as pessoas são totalmente estranhas para ela. E ela faz uso do seu traje ultra-tecnológico para pegar um pouco de dinheiro em um caixa eletrônico. Assim, ela não passará necessidades em 2012... ainda bem. 

Kellogg questiona Travis sobre o fato de que há uma grande diferença de tempo entre a época para a qual eles foram e a Revolução que promoviam, no futuro, contra o governo Corporativo, mas o novo líder diz que a revolução começará imediatamente. 

Kiera se hospeda em um hotel e Alec volta a conversar com ele, a respeito de como este é no futuro, e diz que ela não quer conversa pelo medo de criar um Paradoxo, pois se contar algo que ele fez no futuro, então ele, jovem, poderá mudar de ideia e não fazer tal coisa. Com isso, o futuro existente em 2077 seria modificado e Kiera não poderia voltar para o mesmo. 

Daí ele diz que há duas teorias sobre Viagens no Tempo, sendo que a primeira diz que Kiera já mudou o futuro pelo simples fato de ter voltado para 2012 e que o estrago, portanto, já está feito, independente do que ela venha a fazer ou não. 

Mas, ele diz que existe uma outra teoria que diz que a viagem dela para 2012 já fazia parte da Timeline na qual ela vivia anteriormente e, logo, estes fatos já haviam acontecido e ela está apenas vivendo-os novamente. 

Assim, é como se a Kiera estivesse presa em um Loop Temporal, no qual os fatos vivem se repetindo, indefinidamente, e o Tempo fosse circular. As pessoas vivem as suas vidas, em inúmeras Timelines, mas independente do que aconteça, de como venham a ser as suas vidas, elas acabam retornando ao ponto de partida. A frase dita pelo 'old' Alec Sadler no final deste episódio reforça esta ideia. 

E Kiera percebe que isso pode significar que ela jamais irá voltar para o futuro do qual veio, de 2077, pelo menos não para a Timeline na qual ela vivia e, desta maneira, ela nunca irá encontrar o marido e o filho novamente. Ou então, ela voltará para o ponto de origem, mas passará muito tempo até que ela consiga fazer isso. 
Kiera em 2012: Sozinha, e sexy, no hotel. 
Alec (que raramente sai do seu esconderijo high-tech) vê Kiera usando uma roupa bem sexy e diz 'Você é tão bonita'. Realmente, no padrão beleza Rachel Nichols/Kiera Cameron está muito bem cotada... Quando Alec diz que está tendo muita interferência em seu equipamento, ela fala que isso acontece em função do seu 'AMC', ou seja, 'Arquivo de Memória Celular'. 

Ela diz que um 'pacote de memória' é acoplado ao seu crânio e grava telemetria, vídeo e áudio do seu córtex e que tudo isso é usado em cadeia de evidências e em julgamentos. E Alec conclui, corretamente, que isso permite que as pessoas sejam julgadas mesmo sem testemunhas, pois está tudo gravado no AMC. E Kiera diz que o conteúdo do mesmo é 'baixado' para um servidor no final do seu dia de trabalho. 

Kiera rememora, com o uso de seu AMC, o café da manhã que preparou para o filho no último dia dela em 2077. 

Obs1: No copo de café de Kiera vemos um desenho que lembra um tipo de 'tronco' (no centro) com uma série de 'galhos' saindo do mesmo e, depois, vemos dois 'troncos' menores, com outros 'galhos' também saindo deles. Entendo que essa imagem é bastante importante e representa a concepção de Tempo que a série apresenta. 

Assim, em primeiro lugar temos a Linha Espacial-Temporal (Timeline) que poderíamos chamar de 'Original', que é a de 2077, da qual Kiera e os 8 membros da 'Liber8' vieram. 

A segunda Timeline é aquela para a qual eles viajaram. Assim, eles não viajaram apenas no Tempo, para 2012, mas também foram para uma nova Timeline, que eu vou chamar de 'Timeline Derivada', pois surge a partir do momento em que Kiera e os integrantes da 'Liber8' viajaram para 2012 e, logo, deriva da 'Timeline Original'.

E ao fazer isso eles deram origem a uma nova Timeline, pois na 'Timeline Original' tal viagem não aconteceu. Logo, foi a viagem deles para 2012 que gerou essa 'Timeline Derivada'. E a cada viagem que eles fizerem no Tempo, acontecerá o mesmo, ou seja, uma nova Timeline será criada. E é por isso que o 'tronco' central possui vários galhos. Logo, uma Timeline pode gerar várias outras. E os 'troncos' menores seriam outras 'Timelines' que também poderiam gerar novas. 

Logo, duas concepções de Tempo são apresentadas no episódio 'Piloto', sendo que o jovem Alec resumiu as duas. 
No episódio 'Piloto', Kiera e Carlos já estabeleceram uma parceria que dará ótimos resultados. É claro que ela não podia falar toda a verdade para ele, mas os dois se deram muito bem trabalhando juntos. 
Quando vê as imagens do AMC de Kiera, mostrando o café da manhã dela com o filho em 2077 (e na qual o marido dela, Greg, também aparece), Alec fica sabendo qual é o nome dela, mas quando ele pergunta pelo nome do filho, ela não responde e desliga, dizendo 'Já chega por hoje'. Ela olha para o soldadinho que ganhou do filho, chora e diz 'Reforço', pois é claro que ela teme que nunca mais poderá voltar a vê-lo.

Analisando as imagens que capturou do AMC de Kiera, Alec vê um imenso logo em forma de 'S' em um edifício de 2077 e percebe que ele é idêntico ao 'S' que ele mesmo criou para a empresa que pretende fundar. 

Assim, se ele ainda tinha alguma dúvida de que Kiera falava a verdade, então ela deve ter deixado de existir neste exato momento. Alec dorme em seu 'esconderijo' (que é um verdadeiro celeiro high-tech... é o mundo tradicional e o novo existindo juntos) e sai do mesmo na manhã seguinte e, com isso, descobrimos que ele mora numa fazenda. 

Alec encontra sua mãe (Ann Sadler), padrasto (Roland Randol) e meio-irmão (Julian Randol) debatendo criticamente questões relacionadas à atuação das grandes Corporações, como se todos fizessem parte de uma mesma organização que luta contra as políticas e os interesses das empresas. E o padrasto diz 'ele ainda não está pronto', referindo-se à Alec. 

Realmente, não está, mas se o padrasto de Alec soubesse o que este fez e a posição que este atingiu em 2077, talvez ficasse com vontade de amarrá-lo e nunca mais permitiria que ele chegasse perto de um computador. 

Enquanto assiste à TV e se prepara para sair, Kiera vê uma notícia sobre um triplo assassinato em Portland, que é investigado por uma detetive chamada Linda Williams. O significado desta cena ficará mais claro posteriormente. 

Um detetive da polícia de Vancouver, Carlos Fonnegra, vai até o local em que um pedaço do viaduto desabou e tenta, inutilmente, entender o que aconteceu ali, pois apesar de ter ocorrido uma explosão, não se encontrou nenhum explosivo ou material volátil e tampouco nenhum resíduo. 

Quando Kiera chega ao local, como se estivesse investigando a cena, Carlos se interessa e vai até ela. Esta pergunta se ele é detetive e se prenderam alguém usando um macacão vermelho na noite anterior e ele confirma. Assim, ele é que respondeu as perguntas dela. Esperta, a Kiera... Carlos pergunta se o preso faz parte de uma gangue e ela diz que sim e que é das mais perigosas e que eles tem mais seis integrantes foragidos e que um deles deve estar ferido. 

É claro que a Kiera não poderia nem sequer pensar em explicar e dizer tudo para Carlos já da primeira vez em que eles se encontram, certo? Já pensaram a Kiera falando 'Não, nada disso. Ele é de uma organização terrorista, à qual eu combato com 'unhas e dentes' e cujos 8 integrantes vieram do futuro, de 2077, e eu também, sendo que, involuntariamente, peguei uma carona na viagem deles e aqui estou'. 

Então, Kiera agiu corretamente em contar apenas uma parte 'da missa' para ele.
Carlos não quis dar uma arma para Kiera, mas quem disse que isso foi suficiente para detê-la? 
Mas Carlos se interessou pela história dela e perguntou como ela sabia tanto sobre a 'gangue' e para qual agência ela trabalhava, mas é claro que ela não respondeu. 

Provavelmente ela pensava em resolver o caso da viagem e voltar para 2077 o quanto antes. Então, quanto menos soubessem a respeito dela ali, em 2012, melhor. Mas Carlos foi persistente e disse que não descobriram nada a respeito do prisioneiro (Lucas) e que o mesmo não tem nenhum registro, em lugar nenhum, como se ele simplesmente não existisse.

Kiera se convence a colaborar e passa as informações a respeito de Lucas para Carlos (nome deste e fala que ele não será encontrado em nenhum banco de dados) mas não diz mais do que isso. 

Mas Carlos insiste novamente, dizendo que sabe que ela é policial e que uma ajuda dela seria bom. Daí ela se lembra da reportagem na TV e diz que seu nome é Linda Williams, da polícia de Portland. E daí ele fala que a presença dela ali, sem autorização, poderia gerar problemas políticos. 

E Carlos também a convida a interrogar Lucas e ela agradece. Na delegacia, quando a vê, Lucas diz que ela se adaptou rápido, mas ela quer saber dos outros. E Lucas é grosseiro com Carlos, levando Kiera a pedir para ficar sozinho com o membro da 'Liber8'. 

Daí, Kiera usa do seu traje high-tech para desligar a câmera e, realmente, ficar sozinha com Lucas. Kiera quer saber quem os ajudou a fugir daquela maneira e como se faz para voltar para 2077, mas este diz que não há como voltar e que eles estão presos ali. 
Em 2077 a Humanidade caiu sob o domínio de uma Ditadura das Corporações Capitalistas. A 'Liber8' quer impedir que ela seja criada, mas se ela for bem sucedida, irá mudar drasticamente o futuro. E a própria realidade que a gerou não existirá mais.
Obs: Concordo com o Lucas. Essa viagem no Tempo, para 2012, foi apenas de ida. Não há como voltar para 2077 e se eles fizessem isso, não iriam para a mesma realidade, pois entendo que eles estão em uma 'Timeline Derivada', que surgiu justamente em função da viagem no Tempo que eles fizeram. E Lucas diz que sabe disso porque antes de entrar para a 'Liber8' ele era engenheiro da SadTech. E ele conclui dizendo 'E deixe-me ser claro. Isso sempre foi uma viagem só de ida'.

Bingo. 

E Lucas sugere que Kiera use o conhecimento que tem do futuro para ganhar dinheiro no mercado de ações ou em esportes, que compre uma ilha para viver a vida de forma tranquila. E fala que se ela ficar fora do caminho da 'Liber8', eles a deixarão em paz. Mas Kiera pergunta quem ela é e Lucas diz que ela é uma 'Protetora', o que sugere que ela não é uma policial comum, mas que faz parte de algum tipo de 'Tropa de Elite' da polícia de 2077. E a CPS, para a qual Kiera trabalhava em 2077, é uma espécie de 'Bope Ultra High-Tech do Futuro'. 

Kiera fala com Lucas mas, de fato, se dirigia a Alec, para o qual passa uma série de informações, falando que o nome do preso é Lucas Talbert e que ficou com o nome da mãe, Ingram, quando o pai foi preso, e que ela nascerá em Victoria, filha de Kent e Mary-Lee Ingram. Alec encontra o endereço da mãe de Lucas e Kiera fala isso para o membro da 'Liber8', sugerindo que poderia fazer algo com a mãe deste. Lucas diz 'você não faria isso' e ela responde, ironicamente, que faria, um pouco antes de comprar a ilha. Alec sorri, pois gostou da ironia dela. E Lucas responde dizendo que falará tudo o que sabe. 

O chefe da polícia de Vancouver, Inspetor Dillon, questiona Kiera a respeito das 'gangues de Portland' e ela inventa uma história, dizendo que estas estariam se mudando para o norte, mas que são parte de uma gangue maior, baseada na Costa Oeste, começando por Portland, e que irão se expandir rapidamente derrubando os líderes e aliados das outras gangues. 

Porém, no meio de toda essa ficção, Kiera passa informações corretas sobre a 'Liber8' (mas sem citar o nome ou explicar qual é a verdadeira natureza da organização, é claro), falando que esta age de maneira coordenada e é bastante violenta, demonstrando ainda um grande desprezo pela Lei e usando de táticas pouco ortodoxas, ou seja, diferentes do habitual. 

Enquanto ela conta isso, vemos quatro membros da 'Liber8' agindo contra alguns policiais e libertando alguém que estava sendo preso naquele instante para poder se apoderar das armas que estavam no carro da Polícia. 

Dillon pede para conversar com Kiera e usa de ironia, perguntando a esta a quem deveria agradecer na Polícia de Portland por levar uma operação contra gangues para a sua cidade. Mas ela fica em silêncio e é salva por um telefonema pelo qual o Chefe de Polícia fica sabendo da ação da 'nova gangue' de Vancouver, liderada por Travis, na qual dois policiais foram mortos e percebe que aquilo que Kiera falava já tinha começado. 

Kiera fala que eles estão seguindo protocolos táticos e que querem armas, munição e dinheiro. Nesse exato instante, Betty informa que alarmes de vários bancos dispararam pela cidade, mas Kiera fala que isso é uma distração e que apenas o último banco que teve o alarme acionado está sendo roubado. Dillon os manda para lá e quando Carlos e Kiera chegam ao local, eles são 'recepcionados' pelos membros (Chen e Jawarski) da 'Liber8' com tiros a granel, mas o detetive recusa-se a dar uma arma para ela. 
Os membros da 'Liber8', pouco antes da sua fuga espetacular para 2012. 
Mesmo assim, Kiera corre para o local onde os 'assaltantes' da Liber8 se dirigiram e Carlos fica perplexo com isso, dizendo 'só pode ser brincadeira'. Kiera usa do AMC para saber onde eles entraram e é atingida por vários tiros, mas o traje a protege. E ela o utiliza para atingir Jawarski com uma descarga elétrica. Ela pega a arma deste e enquanto troca tiros com Chen e mais um outro ladrão, ela diz para Alec que este tem que avisar as pessoas que a 'Liber8' irá iniciar uma guerra. 

Alec responde dizendo que ninguém irá acreditar nele, mas Kiera fala que no quarto de hotel dela há coisas que irão provar que ela está dizendo a verdade e exige que ele prometa que fará isso. E Alec concorda. 

Quando Kiera estava prestes a ser esfaqueada pelas costas por Jawarski, Carlos atinge e mata o membro da 'Liber8', salvando a vida dela. E juntos eles trocam tiros com Chen e o outro bandido. Assim, esta foi a primeira vez em que Kiera e Carlos trabalharam juntos. Mas é claro que não será a última. 

Kiera diz para Carlos que precisam voltar para a delegacia, sugerindo que algo errado pode ter acontecido e quando chegam ao local, isso se confirma, pois o lugar foi atacado pela 'Liber8'. Dillon diz que morreram seis pessoas no ataque e que Lucas foi libertado. Ele também fala que devido aos conhecimentos de Kiera sobre essa 'gangue', ele não permitirá que ela vá embora de Vancouver, pedindo que ela fale com o seu 'comando'. 

Dillon não sabe, é claro, que 'o chefe' de Kiera é ela mesma. Carlos critica Kiera pela 'loucura' que ela fez, indo sozinha atrás dos 'assaltantes' do banco, mas Kiera diz que ela sabe do que 'esse grupo é capaz' e que também perdeu amigos (na verdade, ela perdeu mais do que amigos... perdeu a sua família). Ela o agradece e vai embora para o hotel. No caminho, Alec lhe diz que 'eles não precisavam ter matado os policiais daquele jeito', mas ela esclarece que eles ('Liber8', é claro) são soldados que começaram uma guerra que já perderam. 

Kiera informa Alec que, no futuro, os membros da 'Liber8' foram presos porque tentaram matar os chefes das maiores Corporações globais e que assassinaram milhares de inocentes como 'efeito colateral'. E quando Alec pergunta se eles irão continuar a guerra, ela responde 'Não se eu puder evitar'. 

Alec também pergunta o que aconteceu com ele, no futuro, mas ela não diz, o que o leva a suspeitar que algo ruim aconteceu com ele. Ela hesita em dizer algo mais, mas Alec fala que ela está certa, pois as pessoas não devem saber muito sobre o seu futuro. 

Mas a Kiera faz uma expressão de quem sabe tudo sobre o futuro dela... 

E quando ela percebe, em frente a um edifício temos uma escultura no formato do número '8'. Daí, ela rememora imagens de 2077 na qual aparece o mesmo edifício, com o 'S' de SadTech na frente e a mesma escultura, mas que está parcialmente destruída, e na qual o filho dela (Sam) corre em direção ao seu marido (Greg) que conversa com o 'old' Alec Sadler, que se apresenta para Sam. 

E daí Greg apresenta Kiera para Alec, que diz uma frase muito enigmática, que é 'Kiera. Foi uma longa espera. Eu sou Alec Sadler'.

Fim.
Alec Sadler, em 2077, fala para Kiera: 'Kiera. Foi uma longa espera. Eu sou Alec Sadler'. Será este o final de 'Continuum'?

Conclusão:

Este excelente episódio 'Piloto' de 'Continuum' mostrou todo o potencial que a série possuía e que foi devidamente explorado durante três excelentes temporadas.

Todos os principais elementos desenvolvidos durante as três temporadas do seriado que assistimos já estavam presentes neste primeiro, e ótimo, episódio ('A Stich in Time') da série. 

A viagem no Tempo, a possível existência de mais de uma Timeline, a possibilidade de que Kiera jamais conseguisse retornar para a sua família (com todo o sofrimento que isso gera), os principais personagens que iriam aparecer nestes três anos (Kiera, Kagame, Carlos, Dillon, os membros da 'Liber8'), o relacionamento conflitante entre os integrantes da própria 'Liber8', a guerra que a 'Liber8' irá começar para destruir o poder das Corporações, bem com a outra guerra, que seria travada por Kiera contra a 'Liber8', com a ajuda da polícia de Vancouver (Carlos em especial), o fato de que as Corporações assumiram as atribuições que pertenciam ao Estado, passando a dominar, submeter, reprimir e explorar inteiramente a população no futuro, bem como o fato de que Alec Sadler e Kiera, em especial, seriam personagens fundamentais nas tramas que assistiríamos na sequência. 

Já estava tudo lá, no primeiro episódio de 'Continuum'. 


A frase do 'old' Sadler no final do 'Piloto' é, no mínimo, misteriosa e leva a refletir sobre a mesma, pois ele diz a frase como se já tivesse conhecido Kiera anteriormente. Em nenhum momento, Sadler fala 'Muito prazer em te conhecer, Kiera' ou algo do tipo. Não. Ele fala a frase 'Foi uma longa espera', como se já a conhecesse há muito tempo, mas daí ela fez uma longa viagem por inúmeras vidas e Timelines e, agora, ela retornou para casa. 

Essa visão é reforçada até porque fica claro, já no 'Piloto', que Sadler armou tudo para que Kiera e os membros da 'Liber8' voltassem no Tempo, para 2012. E se ele armou tudo isso, então pode ser que ele também conheça uma maneira de trazer Kiera de volta para 2077, permitindo que ela possa voltar a viver com a sua família. 

Isso é pura especulação, mas é claro que Sadler é do tipo maquiavélico, que manipula tudo nos bastidores, sem que seja possível saber, exatamente, o que ele almeja conseguir. 

Aliás, o excelente ator William B. Davis é absolutamente perfeito para desempenhar esse tipo de personagem, vide o sucesso imenso que ele alcançou interpretando o 'Canceroso' em 'The X-Files'. 

E agora que a série se aproxima do seu fim, com a quarta temporada sendo a última e na qual teremos apenas seis episódios (que começarão a ser exibidos em 26 de Julho próximo), poderemos imaginar o seguinte: E se esta cena que encerra o 'Piloto' de 'Continuum' for, também, a cena de encerramento da série?

E se tudo o que Kiera viveu durante todo este tempo, em inúmeras vidas e Timelines, tiver como destino final o seu retorno para 2077, justamente para Greg, Sam e, também, para o 'old' Alec Sadler'?

E se ela foi enviada para fazer algo que apenas o 'old Alec Sadler' sabia que somente ela, Kiera, poderia fazer? E se ele fez isso sabendo que poderia trazer Kiera de volta para 2077 (ou que, independente das ações dele, ela acabaria retornando), após ela cumprir com a missão para a qual ela foi designada, mesmo que nem mesmo ela saiba qual é esta tarefa?

Tudo isso explicaria a frase dele, o 'old' Alec (no final do 'Piloto'), para Kiera, que conheceu várias versões do jovem Alec e que, no final da história, voltaria para 2077, para junto da sua família, tal como ela sempre desejou. 

Assim, a série terminaria exatamente em seu começo. E o conceito do Tempo, apresentado neste episódio 'Piloto', como sendo algo circular e que sempre nos leva ao ponto de partida, estaria confirmado. 

Seria um final fantástico para esta série sensacional que é 'Continuum', sem dúvida alguma. 
Já no episódio 'Piloto' de 'Continuum' a organização anarco-terrorista 'Liber8' mostrou a que veio, roubando muitas armas, muito dinheiro e matando 6 policiais.

Frases e Diálogos:

1) Kiera: Onde é a prisão:
Lucas: Não onde é, mas onde será a prisão.

2) Kiera: Como voltamos para casa?
Lucas: Você está em casa. 
Kiera: E o que acontece agora?
Lucas: Viramos fantasmas.

3) Lucas: Nunca entrei num automóvel.
Policial: É seu dia de sorte. 

4) Alec: De que ano você veio?
Kiera: 2077. 
Alec: Você não pode ser de 2077.
Kiera: Porque eu mentiria?
Alec: Se for verdade, então você se ferrou.

5) Kiera: Onde diabos estou?
Alec: Na esquina da Pender e Beatty.
Kiera: E como sabe disso?
Alec: Também não sei como, mas não tem como estarmos conversando também. 

6) Kiera: Nada disso faz sentido.
Alec: Espere, vamos entender juntos. Encontre-me. 
Kiera: Não.
Alec: Você precisará de dinheiro. E precisará de um lugar para ficar, certo?
Kiera: É a primeira coisa que diz que faz algum sentido. 

7) Kellogg: Travis, mesmo que possamos causar impacto nessa época, ainda tem muitos anos entre agora e a Revolução para se mudar.
Travis: A revolução está na nossa agenda agora, Kellogg. A guerra começa agora. 

8) Kiera: Como se volta para 2077?
Lucas: Não pode desfazer o que foi feito. Estamos aqui. Não podemos voltar. 

9) Kiera: Este é o preço de ser um terrorista famoso.
Lucas: Você não faria isso.
Kiera: Um pouco antes de eu comprar a ilha. 
Lucas: Espere. Eu direi o que eu sei.

10) Carlos: O que você disse a ele?
Kiera: Conversamos sobre o seu futuro. 

11) Dillon: Você é uma especialista? Força-Tarefa de gangues ou algo assim?
Kiera: Algo assim. 

12) Alec: Eles não precisavam matar os policiais daquela forma.
Kiera: Eles são soldados, começando uma guerra que já perderam. 
Alec: É por isso que estão presos, porque perderam uma guerra?
Kiera: Tentaram assassinar os chefes das maiores Corporações globais. E mataram milhares de inocentes como efeito colateral. 
Alec: É o que farão agora, continuar de onde pararam?
Kiera: Não se eu puder evitar. 

13) Alec: As pessoas não devem saber muito sobre o seu futuro. 
Em 'Continuum', estaria o Tempo sempre sendo reiniciado, criando-se novas Timelines, até que se possa voltar ao começo e, daí, tudo possa recomeçar novamente?


Informações Adicionais:

Diretor: Jon Cassar;

Roteiro: Simon Barry.

Primeira Exibição: 27/05/2012.

Músicas tocadas no episódio: 

http://www.tunefind.com/show/continuum/season-1/11763

IMDB:

http://www.imdb.com/title/tt2243841/?ref_=tt_ep_pr

Nenhum comentário: