segunda-feira, 18 de maio de 2015

'Continuum': Série de Sci-Fi se inspira no Marxismo e no Anarquismo para criticar o poder crescente das Corporações capitalistas globalizadas e adverte sobre o futuro da Humanidade! - Marcos Doniseti!

'Continuum': Série de Sci-Fi se inspira no Marxismo e no Anarquismo para criticar o poder crescente das Corporações capitalistas globalizadas e adverte sobre o futuro da Humanidade! - Marcos Doniseti!
A excelente série 'Continuum' crítica o crescente poder das Corporações Capitalistas que, gradualmente, estão se apropriando da máquina do Estado, que está sendo colocado à serviço dos interesses do Grande Capital globalizado. Na série temos referências a empresas Petrolíferas, Farmacêuticas, Químicas e de Tecnologia de Ponta.
A excelente série de ficção científica 'Continuum' não é tão ficcional quanto se pensa. Na verdade, ela apresenta uma visão bastante crítica da realidade do mundo atual. 

É claro que elementos clássicos de ficção científica como as viagens no Tempo e a existência de diferentes Linhas Espaciais-Temporais estão presentes no seriado. 

Mas ela não trata apenas disso, não. 

Na verdade, 'Continuum' faz duras críticas ao estágio atual em que se encontra o desenvolvimento do capitalismo globalizado e adverte para o sério risco de que, neste exato momento histórico em que estamos vivendo, estejamos assistindo ao nascimento de uma Ditadura Capitalista Globalizada.

Segundo a visão divulgada na série, nesta Ditadura Capitalista Global o Estado será um mero instrumento do poder de gigantescas corporações do futuro, perto das quais as maiores empresas existentes atualmente não passam de micros e pequenas empresas. 

Esta concepção do Estado como sendo um mero instrumento do poder do Grande Capitalista possui, claramente, uma nítida inspiração marxista. No 'Manifesto do Partido Comunista' (de autoria de Marx e Engels), temos o seguinte trecho:

'A burguesia, desde o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquistou, finalmente, a soberania política exclusiva no Estado representativo moderno. O governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.'.

Em 'Continuum' esse conceito marxista de que o Estado é dominado pelos interesses da burguesia capitalista é levado ainda mais adiante, pois a série parte do princípio de que o Estado, propriamente dito, deixará de existir no futuro e todos os seus agentes serão, de fato, empregados das Corporações, sendo até financiados e pagos por elas. 

Um exemplo claro disso ocorre na terceira temporada da série: Quando o 'old' Alec Sadler pensou que a Kiera tinha morrido, ele mesmo, dono da Sadtech e o mais poderoso capitalista da época (2077), tratou de anunciar que iria pagar a indenização para o marido dela. 

Logo, o Estado, como um organismo político organizado e dotado de uma certa 'autonomia', já não existia mais em 2077 e havia sido inteiramente dominado pelas Corporações Capitalistas Globalizadas, que assumiram o controle de todas as funções que, anteriormente, eram do Estado, incluindo até o pagamento dos salários e benefícios dos agentes policiais e demais categorias que, hoje, pertencem ao serviço público.
A belíssima Rachel Nichols interpreta Kiera Cameron, que se vê como uma agente que está salvando vidas e evitando que a 'Liber8' seja bem sucedida em seus atentados terroristas, que fazem milhares de vítimas.
Obs1: Se levarmos em consideração que está avançando rapidamente no Congresso Nacional brasileiro a proposta de aprovar a Terceirização (PL 4330) para todas as atividades-fim das empresas privadas, bem como a ampliação dela para o setor público, podemos concluir, sem medo de errar, que a visão do criador de 'Continuum' (Simon Barry) e dos produtores e roteiristas da série está mais do que correta. 

Afinal, as grandes empresas privadas (as Corporações dos mais variados segmentos da economia) serão as maiores beneficiárias com a aprovação deste projeto, que irá precarizar ainda mais as relações de trabalho no Brasil, aumentando a jornada de trabalho, reduzindo salários e eliminando direitos sociais, trabalhistas e previdenciários de mais de 40 milhões de trabalhadores que estão no mercado formal de trabalho.

Em 2077, o que existia, na verdade, era um Estado Capitalista Ditatorial, totalmente controlado pelas Corporações privadas. 

Na série, vemos que após a crise econômica global de 2007-2010, as Corporações começaram a, gradualmente, dominar o aparelho de Estado, a fim de garantir que este atendesse aos seus interesses, ajudando-as sempre que necessário.

Obs2: Na crise econômica global que se iniciou em 2007-2009, os governos dos EUA e da UE gastaram US$ 19 trilhões de dólares para salvar o sistema financeiro das duas economias, pois eles estavam literalmente falidos. Assim, o Estado foi colocado à serviço dos interesses das maiores instituições financeiras do mundo. Logo, qualquer semelhança com o que vemos em 'Continuum' não é mera coincidência. 

Um exemplo perfeito disso é que, na terceira temporada de 'Continuum', vimos que a polícia de Vancouver passou a ter as suas despesas pagas pela Piron, corporação privada de propriedade do Escher e que, depois, passou para o controle do seu filho, Alec Sadler e, mais adiante, de Matthew Kellogg. 

Com a continuidade deste processo de crescente fortalecimento das CCGs (Corporações Capitalistas Globalizadas) nas décadas seguintes tivemos, como grande consequência, a virtual falência do governo liberal-representativo, que se esvaziou inteiramente, perdendo as suas atribuições, que passaram para as mãos das CCG. 
Em 'Continuum', a 'Liber8' é um grupo anarco-terrorista cujos integrantes voltam no tempo e procuram fazer com que as pessoas da época atual se rebelem contra o crescente poderio e dominação exercidos pelas cada vez mais poderosas Corporações Capitalistas, que passaram a controlar as responsabilidades que, antes, pertenciam ao Estado.
Desta maneira, todo o aparato Estatal (Governo, Justiça, Polícia, Congresso Nacional, Prisões, Sistema Educacional) caiu sob o domínio das Corporações, que usam do poder repressivo do Estado para manter a população inteiramente submissa, e isso incluía o uso de uma sofisticada tecnologia para tentar impedir que a população promovesse manifestações e reuniões inteiramente pacíficas, sendo que mesmos estas se tornaram totalmente ilegais. Quanto à rebeliões de qualquer tipo, a repressão era ainda mais brutal, levando os que se envolviam com as mesmas a serem condenados à morte.

Vejam que os membros do grupo anarco-terrorista 'Liber8' viajaram no tempo, de 2077 para a época atual (2012), justamente quando estavam para ser executados, devido aos atos de violência cometidos pelos integrantes da organização. 

E a bela Kiera Cameron era uma agente a serviço deste gigantesco e extremamente poderoso aparato repressivo. 

Mas ela de fato acreditava que estava agindo de maneira correta, pois a 'Liber8' usava de métodos extremamente violentos para tentar destruir a Ditadura das Corporações Capitalistas, algo que ela condenava inteiramente. Então, na visão dela, Kiera, ao fazer o seu trabalho, ela estava salvando milhares de vidas. Ela não se via como alguém que estava a serviço das CCGs, mas a serviço do público, da população como um todo.

E com o uso desta violência, por parte da 'Liber8', milhares de pessoas inocentes, acabaram morrendo. 

Quanto a Kiera volta no tempo, para 2012, e ela vê como tudo começou, tomando conhecimento de quais foram as origens da Ditadura das CCGs, é que ela começa a se dar conta de que as ideias da 'Liber8' não estão erradas, mas sim os métodos violentos que a organização utiliza e que resulta na morte de milhares de pessoas inocentes, que não tem como se defender dos ataques terroristas cometidos pela 'Liber8'.
'Sonmanto' é anagrama de 'Monsanto'. A 'Sonmanto' é uma das Corporações que ajuda a criar uma Ditadura Capitalista no futuro da Humanidade e cujo embrião é o momento histórico atual. Esta é uma das maiores corporações do capitalismo globalizado, atualmente, e atua na área relacionada ao agronegócio, incluindo sementes transgênicas, herbicidas, etc.
Inclusive, é bom chamar a atenção para o fato de que dentro da 'Liber8' havia, quando eles chegam em 2012, uma nítida divisão dentro da organização. 

De um lado, tínhamos Edouard Kagame, o grande líder da 'Liber8', que entendia que a melhor maneira de conseguir mais adeptos e seguidores para a organização era por meio da divulgação de suas ideias, procurando conquistar os 'corações e mentes' da população, fazendo com que as pessoas tomassem conhecimento dos seus manifestos. 

Um exemplo perfeito disso ocorreu quando a 'Liber8' sequestrou a CEO (Henrietta Sherman) de uma grande empresa petrolífera, a Exotrol, no episódio 'Time's Up' (1X06), e fez uma votação online para perguntar se a mesma deveria viver ou morrer? 

A organização exigiu que a CEO confessasse a prática de vários crimes e também usou o caso para divulgar o manifesto da 'Liber8'. E no fim a vida de Henrietta foi poupada pois o objetivo principal da ação era divulgar as ideias da organização, conquistando um maior número de adeptos e seguidores para a mesma. 

Enquanto isso, a facção de Travis Verta dentro da 'Liber8' somente queria saber de usar de força bruta e de violência para levar os seus planos adiante e atingir os objetivos da organização, que era o de impedir que as CCGs passassem a controlar totalmente o Estado e assim, conseguir inviabilizar a criação do Governo Corporativo no futuro. 

Mas o líder da 'Liber8', Kagame, está convencido de que a violência terrorista não é o melhor caminho para se atingir tal objetivo e é justamente por isso que ele determina, após a sua morte, que a sua leal e fiel seguidora, Sonya, acabe por matar ao Travis, pois ele discorda totalmente do modo de agir deste, embora não duvide da sua convicção e de sua lealdade à causa da 'Liber8'. E desta maneira Sonya se tornaria a sua herdeira, assumindo o comando da organização.

Obs3: Esse tipo de divisão existiu muitas vezes, ao longo da história, dentro de inúmeras organizações revolucionárias. Na época da luta de guerrilhas contra a Ditadura Militar brasileira, havia inúmeros debates dentro das organizações revolucionárias sobre qual seria o melhor caminho a seguir para se derrubar ao regime ditatorial. Alguns (a 'ala política) defendiam que se deveria priorizar a chamada 'luta de massas', mobilizando e organizando os trabalhadores, para se atingir este objetivo, enquanto que outros entendiam que a luta armada era caminho certo a seguir ('ala militarista'). 
Kagame e Sonya defendem que a Revolução deve ser feita conquistando os 'corações e mentes' das pessoas. Já Travis e Garza pensam que o melhor caminho para isso é o da violência. Após a morte de Kagame, a 'Liber8' se dividiu e Travis se aliou e passou a comandar as organizações criminosas de Vancouver para levar os seus planos adiante. 
No final da terceira temporada de 'Continuum' vimos que as ações violentas da 'Liber8' realmente funcionaram e que o Governo Corporativo não foi criado na Timeline na qual os fatos se desenvolvem. Porém, o que ficamos sabendo é que o resultado disso foi o colapso tanto das empresas privadas, como do poder do Estado. 

Assim, formaram-se clãs privados, extremamente poderosos, que guerreiam entre si, gerando uma guerra civil generalizada, de todos contra todos, e onde o caos na sociedade é generalizado. E simplesmente não há ninguém que tenha poder suficiente para restabelecer a ordem e a paz. 
O livro '1984', de George Orwell. Mas você também pode chamá-lo de '2077'. 
Assim, no futuro desta Timeline da terceira temporada de 'Continuum' a Humanidade submergiu naquele tipo de situação descrito por Thomas Hobbes em sua obra 'Leviatã', na qual o 'homem é o lobo do homem' e existe uma 'guerra de todos contra todos'. 

Portanto, pode-se claramente concluir que 'Continuum', ao mesmo tempo que crítica e condena o crescente poderio das Corporações Privadas que, gradualmente, estão se apoderando das atribuições e responsabilidades do Estado, o que poderá levar à criação de uma futura Ditadura das Corporações Capitalistas, também não apoia a solução defendida por Travis/Garza, que é a do uso da violência, para impedir a criação do Congresso (Governo) Corporativo Ditatorial no futuro do qual ele e os demais integrantes da 'Liber8' vieram. 

Porém, e independente de qual seja o caminho que a Humanidade irá trilhar nas próximas décadas, e que será fruto das escolhas que estamos fazendo neste exato momento histórico que estamos vivenciando, o fato concreto é que o alerta feito por essa ótima série que é 'Continuum' é mais válido do que nunca. 

E então, o que iremos fazer? Como é que iremos lutar? Seguiremos o caminho indicado por Kagame ou por Travis? Ou então, ficaremos sentados, adotando uma postura passiva e acomodada, esperando que o futuro venha até nós?
Em 'Continuum', o futuro da Humanidade é sombrio. E então, o que faremos para impedir que o mesmo se torne realidade? Da resposta que daremos dependerá o nosso futuro. E como a série mostra, se ela for a resposta errada, então poderemos mergulhar num mundo de caos e desordem, onde teremos uma guerra de todos contra todos. 
Links:

Estado e Poder Político em Marx:

http://www.goiania.ifg.edu.br/cienciashumanas/images/downloads/artigos/estado_poderpolitico_marx.pdf

Thomas Hobbes - Leviatã:

http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm

http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_thomas_hobbes_leviatan.pdf

http://academico.direito-rio.fgv.br/ccmw/images/9/98/Thomas_Hobbes.pdf

Nenhum comentário: