segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

'The Man in the High Castle' - Episódio Piloto (The New World) - Marcos Doniseti!

'The Man in the High Castle' - Episódio Piloto (The New World) - Marcos Doniseti!

Nesta ótima série, a visão alternativa da história criada por Philip K. Dick em seu livro, mostra que o Eixo venceu a Segunda Guerra Mundial e que a Alemanha Nazista e o Japão dividiram os EUA, a América e o Mundo entre si.
Assim ficaram os EUA após serem derrotados na Segunda Guerra Mundial pela Alemanha Nazista e pelo Japão. 
Série - The Man in the High Castle (O Homem do Castelo Alto);
Episódio Piloto;
Exibido em 15 Janeiro de 2015;
Título - The New World;
Duração 60 minutos;
Criador - Frank Spotnitz;
Direção - David Semel;
Produtor Executivo - Ridley Scott;
Rating no IMDB: 8,2;
Elenco - Alexa Davalos (Juliana Crain), Rupert Evans (Frank Frink), Luke Kleintank (Joe Blake).

Sinopse: Um membro da Resistência, Joe Blake, deixa Nova York, que está localizada em território dominado pelos alemães, e se dirige, de caminhão, para o Colorado, na Zona Neutra. Enquanto isso, em São Francisco, que faz parte do 'Estado Japonês do Pacífico', Juliana Crain tem acesso a filmes que mostram que os Aliados venceram a guerra e 'herda' um bilhete, que pertencia a sua irmã (também integrante da Resistência), que a levará para o Colorado, onde deverá se encontrar com outro membro do movimento.

O seriado é baseado em um livro de mesmo nome do genial escritor Philip K. Dick, um dos principais nomes da literatura de Ficção-Científica de todos os tempos.

Neste livro, os Aliados foram derrotados na Segunda Guerra Mundial. Com isso, a Alemanha Nazista e o Japão dividiram o Mundo entre si, incluindo o continente americano.

Os EUA também foram divididos: A parte Leste e o Centro ficou com os alemães, o Oeste com os japoneses e, entre as duas regiões, há uma Zona Neutra.

A série estreou em Janeiro de 2015 (quando foi exibido o episódio 'Piloto'), mas os episódios restantes foram exibidos apenas no último biimestre do ano. No total, tivemos a produção e a exibição de 10 episódios nesta primeira temporada.
O ótimo livro de Philip K.Dick, no qual a série se baseou.

A série é uma produção da Amazon (sendo que Ridley Scott é um dos produtores) e foi criada por Frank Spotnitz, excelente produtor e roteirista, que trabalhou em 'Arquivos-X' entre a 2a. e a 9a. temporadas, bem como nos dois filmes da série de Sci-Fi e suspense de maior sucesso da história da TV mundial.
A primeira temporada do seriado obteve ótimos índices de audiência e, com isso, ele foi renovado para mais uma temporada.
No IMDB, o seriado alcança um ótimo rating, de 8,2 (vai de 0 a 10), sendo que foi avaliada por quase 22.700 pessoas.
Gostei muito do primeiro episódio ('The New World'). Ele apresenta todo o contexto histórico no qual a temporada irá se desenvolver. 

O episódio mostra que a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos países do Eixo e que a Alemanha Nazista e o Japão dividiram o mundo entre eles. Os EUA ficaram assim: Costa Leste e Centro caíram sob domínio Nazista. Já a Costa Oeste passou a ser região de domínio nipônico. 

Entre as duas regiões existe uma Zona Neutra, mas onde as autoridades se submetem ao poder alemão. Logo, os japoneses estão virtualmente confinados à região Oeste dos EUA. 

Essencialmente, o 1o. episódio se concentra em mostrar a luta de uma Resistência contra a dominação nazista dos EUA. A história gira em torno de um rolo de filme que mostra que, ao contrário da realidade na qual as pessoas vivem, os Aliados é que venceram a Segunda Guerra Mundial, o que resultou na destruição do Nazismo.
John Smith é o brutal Obergruppenfuhrer, que manda torturar de forma implacável aos prisioneiros, mesmo que isso seja feito apenas para enganar e iludir a Resistência. 
Uma das integrantes dessas Resistência é Trudy, mas ela está sendo perseguida pela polícia. Com isso, o rolo do filme é entregue por Trudy para a sua irmã, Juliana, que não possuía qualquer conexão com a luta da Resistência. Na sequência, Trudy acaba sendo morta pela polícia japonesa. Mas, após a morte de Trudy, Juliana assiste ao filme e meio que herda essa luta, mesmo sem querer. 

Assim, Juliana deixa Frank (com quem vivia em São Francisco) para trás e o abandona. 

Frank é todo certinho, se preocupa apenas com a sua carreira profissional, ansiando por ascender social e economicamente e não quer saber de qualquer envolvimento com a Resistência. Inclusive, ele também vê trecho dos filme e tenta convencer Juliana a entregá-lo para a Polícia, dizendo ainda que aqueles filmes são ficcionais, sendo produzidos por um membro da Resistência que é chamado de 'O Homem do Castelo Alto'. 

Juliana diz que fará isso, mas com a morte da irmã, ela está decidida a não agir desta maneira, o que fará com que ela dê continuidade à luta da irmã assassinada.

Juliana, antes de herdar a luta da irmã, também era totalmente apolítica, e demonstrava um grande interesse pela cultura japonesa, bebendo muito chá e lutando aikidô, motivo pelo qual ela era muito criticada pela mãe, que a crítica por conviver com as pessoas que mataram o pai dela durante a Guerra. A justificativa de Juliana é que os japoneses com quem ela convive não são violentos e que eles não foram os responsáveis pela morte de seu pai durante o conflito.

Assim, após assistir um grupo de policiais japoneses matar friamente à sua irmã, ela decide levar o filme para o local ao qual Trudy iria viajar, Canon City (no Colorado, que faz parte da Zona Neutra). E para informar Frank de que fez a viagem, ela deixa um colar para trás e que, depois, o noivo irá ver, descobrindo que ela viajou para o Colorado.
Na obra de Philip K. Dick, que agora virou série, Nova York faz parte do Grande Reich Nazista. 
Enquanto isso, um jovem que aparenta ser membro da Resistência, Joe Blake, também se encarrega de ir, de caminhão, ao mesmo local para o qual Juliana se dirige, mas eles não se conhecem e somente saberão quem são na hora em que se encontrarem.

No momento em que estava prestes a ir embora, a empresa no qual Joe pegou o caminhão, e que servia como fachada para a Resistência, foi atacada pela polícia nazista e um dos seus integrantes acabou feito prisioneiro. Com isso, ele será barbaramente torturado a fim de entregar informações sobre as atividades do grupo.

Porém, os torturadores, comandados por um oficial nazista, John Smith, já possuem todas as informações que desejam, pois é revelado que Joe Blake é, de fato, um agente infiltrado pelos nazistas na Resistência.

Durante a viagem de Joe, ele teve que parar em função de pneu furado, contando com a ajuda de um policial para trocá-lo. E quando ele vê algo flutuar no ar e pergunta ao policial o que é aquilo, o mesmo informa que às terças-feiras, no hospital, 'aleijados e doentes terminais' são mortos.

Obs1: De fato, o governo de Hitler colocou em prática um programa desse tipo, inclusive assinando documentos que determinaram a morte de todos os doentes mentais e deficientes físicos em toda a Alemanha. Na época, ao perceberem o que estava acontecendo, muitas pessoas começaram a reclamar disso e até lideranças religiosas (que apoiavam o governo nazista) protestaram contra essa política cruel e desumana. Por isso, Hitler mandou 'suspender o programa'. 

Mas, de fato, ele continuou com tal programa. E Hitler também tirou uma importante lição disso, ou seja, de que não deveria assinar documentos que comprovassem a prática desse tipo de política. E foi isso o que ele fez quando os nazistas começaram a política de 'Solução Final', ou seja, a exterminar os judeus (fonte: livros de Richard J. Evans sobre o regime nazista: 'A Chegada do Terceiro Reich', 'O Terceiro Reich no Poder' e 'O Terceiro Reich em Guerra').

Cuidado, Juliana... Esse Joe não é de muita confiança, não... 
Antes de ver Joe, Juliana acaba se encontrando, em uma estação, com um membro da Resistência, que aguardava por Trudy, mas que acaba convencido por ela de que ela tem condições de cumprir com a missão que era da irmã assassinada. 

Porém, quando Juliana irã se encontrar com Joe Blake, ela evidentemente não sabe disso. O que ele quer, mesmo, é pegar os filmes que mostram a realidade alternativa, aquela na qual os Aliados venceram a guerra.

Assim, Joe procura ganhar a confiança de Juliana, a fim de se aproximar dela e roubar o rolo de filme produzido pelo 'Homem do Castelo Alto'.

No filme também vemos imagens de Hitler, já idoso e doente (sofria do Mal de Parkinson... aliás, isso é fato histórico... Hitler já tinha a doença nos anos finais da Guerra). A morte do Fuhrer está próxima e ficamos sabendo que os dois líderes que desejam sucedê-lo a frente do Reich Nazista são dois fanáticos delirantes, Goebbels e Himmler.

Inclusive, vimos um agente secreto alemão Alemanha e o embaixador do Japão se encontrarem secretamente para conversar a respeito da situação política, pois os japoneses temem que, após a morte de Hitler, Goebbels ou Himmler comecem uma guerra nuclear contra o Japão.

Aliás, no episódio fica claro que existe uma espécie de 'Guerra Fria' entre japoneses e alemães, que apesar de serem aliados, fica claro que existe muita desconfiança entre os dois Impérios. E os próprios japoneses reconhecem que a Alemanha Nazista é mais forte e poderosa do que o Japão, possuindo uma tecnologia mais avançada do que a dos nipônicos.
Este é o terceiro volume da essencial obra de Richard J. Evans sobre a ascensão, auge e queda do Nazismo. 
Durante a viagem, Juliana acaba sendo roubada por uma mulher que percebe que ela é uma novata na Zona Neutra mas, pelo menos, ela consegue preservar o filme. Sem dinheiro para comer, Joe se aproxima dela lhe pagando a conta no restaurante.

Enquanto conversam, vemos imagens dos membros da Resistência sendo presos, incluindo o homem com quem Juliana se encontrou na estação, Frank é espancado pelos policiais japoneses. E ela ainda perguntou para Joe se ele estava procurando por uma Trudy... 

No final, vemos Joe conversando com John Smith e se cumprimentando com a saudação 'Heil Hitler'. 

Gostei muito do episódio. A qualidade de produção é excelente, o elenco é ótimo e o roteiro é muito bom, prendendo a atenção do começo ao fim. A fotografia do seriado é belíssima e a trilha sonoro também é muito boa. 

Enfim, se a qualidade deste episódio 'Piloto' for mantida, então pode-se dizer que temos mais uma ótima série para assistir. 
Juliana assiste ao filme, feito pelo ''Homem do Castelo Alto'', que lhe deu esperanças para lutar contra a tirania nazista. 

Obs2: Junto com mais dois amigos, criei um grupo no Facebook para debater e trocar informações sobre a série. Ele é o primeiro grupo do Facebook em português a respeito do seriado.

Quem quiser entrar para o mesmo, o link é esse aqui:]

https://www.facebook.com/groups/459238014281429/

Links: The Man in the High Castle (O Homem do Castelo Alto):

http://www.imdb.com/title/tt1740299/?ref_=nv_sr_1

Richard J. Evans escreveu a grande 'biografia' do Nazismo:

http://www.jornalopcao.com.br/colunas/imprensa/sai-a-grande-biografia-do-nazismo

Trailer - Vídeo:




Nenhum comentário: