domingo, 21 de fevereiro de 2016

'The X-Files': 10a. Temporada: Série se atualiza, preserva a sua essência e mantém o seu grande sucesso!

'The X-Files': 10a. Temporada: Série se atualiza, preserva a sua essência e mantém o seu grande sucesso!
Chris Carter atualizou 'Arquivos-X' e introduziu novas tramas e personagens na série, revitalizando a mesma, ao mesmo tempo em que preservou a sua essência, com todas as características originais estando presentes na 10a. temporada.
Esta nova temporada de 'Arquivos-X' mostra que a série se atualizou, adaptando-se aos novos tempos, ao mesmo tempo em que preservou a sua essência. Tudo isso fez com que ela conquistasse uma grande audiência, algo que aconteceu no mundo inteiro, trazendo milhares de novos fãs para a série. 

Nesta 10a. temporada da série, vimos novas tramas e assuntos sendo introduzidos, visando atualizar a mesma aos novos tempos, evitando que 'Arquivos-X' se tornasse datada e repetitiva. 

Temas como o terrorismo, espionagem em escala global, alterações climáticas, epidemias globais, liberdade de expressão, imigração ilegal, direitos constitucionais já apareceram nesta 10a. temporada. 

E uma nova Conspiração, de responsabilidade exclusivamente humana, também teve início na mesma, sendo que a mesma foi anunciada pelo Tad O'Malley em 'My Struggle' (10X01). 

E mesmo ela sendo uma mini-temporada, tivemos todos os principais elementos do seriado presentes novamente: mitologia (vide 'Founder's Mutation' - 10X05), conspiração (vide 'My Struggle' - 10X01 e 10X06), humor (vide o 'Mulder e Scully Meet the Were-Monster' - 10X03), fenômenos paranormais e sobrenaturais (vide a Tulpa de 'Home Again' - 10X02 - e a forma como o Mulder conseguiu impedir que ocorresse um novo atentado terrorista, em 'Babylon' - 10X04).
Tad O'Malley levou Mulder a rever as suas ideias sobre os 'Arquivos-X', tornando-o temporariamente cético a respeito de fenômenos paranormais ou conspirações alienígenas. Mas ele irá recuperar as suas crenças, gradualmente, durante a temporada, processo que se conclui no ótimo episódio 'Babylon'.
Desta maneira, 'Arquivos-X' consegue, mesmo com as mudanças que ocorreram no mundo desde que a ótima 9a. temporada foi encerrada, preservar a sua essência e se atualizar, ao mesmo tempo. 

E o resultado disso é o sucesso mundial que a 10a. temporada de 'The X-Files' está alcançando, como já foi afirmado aqui. 

Talvez a única observação mais crítica em relação à 10a. temporada da série deva ser feita ao fato de que a Mitologia dos supersoldados não foi abordada na mesma, mas tudo indica que isso aconteceu em função do reduzido número de episódios nesta temporada (foram apenas 6). 

Também faltou uma explicação mais detalhada a respeito do William, cuja situação atual não foi mostrada. Porém, vimos como a ausência dele afetou Mulder e Scully, que sofrem intensamente pela ausência do filho, que já é um adolescente, mas cujo processo de crescimento eles não tiveram como poder acompanhar. E Scully sofre ainda mais, pois foi dela a decisão de doar o filho para adoção, tal como vimos no episódio 'Home Again' (10X02). 

E se a próxima temporada tiver mais episódios (uns 12-13, pelo menos), será possível abordar essa Mitologia novamente, aprofundando e desenvolvendo a trama que foi iniciada no final da 7a. temporada e que foi desenvolvido durante as 8a. e 9a. temporada, mas que não chegou a ser concluída, bem como promover o retorno de William para o seriado, volta esta que já foi claramente insinuada na 10a. temporada.

O grande gancho ao final da 9a. temporada foi que a data da invasão alienígena estava marcada para 22/12/2012. Mas tudo indica que essa não aconteceu, tendo sido adiada. O pequeno número de episódios impediu que esse desenvolvimento da Mitologia dos supersoldados tenha sido levado adiante na 10a. temporada. 

Espera-se que isso volte a acontecer mais adiante também em um terceiro filme. cujo roteiro Chris Carter já escreveu e que ele já anunciou que será Mitológico.

E a próxima temporada da série já está praticamente garantida, faltando apenas um anúncio oficial neste sentido, visto que tanto C.Carter quanto a Fox já disseram que existe a intenção de produzi-la, faltando apenas acertar tudo com David Duchovny (que declarou que deseja trabalhar em novas temporadas do seriado) e Gillian Anderson. 

Que assim seja. 

Links:

Arquivos-X: Série deverá ter nova temporada, dizem presidente da Fox e Chris Carter:

http://spoilercultural.com.br/2016/02/19/atores-da-serie-e-presidente-da-fox-falam-sobre-a-renovacao-de-arquivo-x/

Chris Carter: Nova temporada foi inspirada no caso de Edward Snowden:

http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-116478/

Pré-estreia de Arquivos-X foi aplaudida em pé em Cannes:

http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-116419/

Nenhum comentário: