sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

'The X-Files' - Chris Carter atualizou a série e a tornou relevante novamente! - Marcos Doniseti!

'The X-Files' - Chris Carter atualizou a série e a tornou relevante novamente! - Marcos Doniseti! 
David, Gillian e Chris Carter, o criador de 'Arquivos-X' e que soube atualizar a série, tornando-a relevante mesmo depois de 22 anos após a estreia da mesma. 
Estou gostando muito das mudanças promovidas por Chris Carter, o criador de 'Arquivos-X', no seriado nesta 10a. temporada. 

E afirmo isso por vários motivos, como:

1) As mudanças feitas no seriado foram um imenso sucesso: 

Estas mudanças foram necessárias para que Chris Carter pudesse atualizar a série, adaptando-a aos novos tempos.

Isso fez com que a série se tornasse relevante novamente e pudesse produzir episódios muito interessantes, de alta qualidade, e sem que se limitasse a repetir as antigas tramas.

Afinal, para se trazer 'The X-Files' de volta à TV, depois que ela se tornou uma série de grande sucesso e se transformou em um ícone cultural mundial na década de 1990, algo de novo teria que ser apresentado nas tramas do seriado. Não faria sentido algum produzir o seriado novamente se fosse para fazer tudo igual ao que foi realizado entre 1993-2002. 

E as mudanças feitas no seriado foram muito bem sucedidas. 
Na nova temporada da série, os monstros somos nós...
Desta maneira, a nova temporada conseguiu conquistar uma grande audiência, inclusive trazendo novos e ardorosos fãs para 'The X-Files'. Muitos novos fãs passaram a frequentar as redes sociais procurando se informar sobre o seriado com os fãs antigos, que viram a série durante as 9 temporadas anteriores, bem como assistiram aos dois filmes (lançados em 1998 e em 2008). 

Somente nos três primeiros episódios da nova temporada de 'Arquivos-X' a audiência mundial ultrapassou os 50 milhões de pessoas.

2) Teorias de Conspiração tornaram-se populares e bastante comuns:

Aquilo sobre o que o Mulder tanto falava no período 1993-2002, a respeito de Teorias de Conspiração nas quais o governo dos EUA estaria envolvido, poderia ser novidade lá na época em que a série foi criada, mas agora isso não acontece mais. 

Atualmente, esse tipo de discurso se tornou bastante popular e está presente em todos os lugares (TV, rádio, redes sociais, blogs, etc). O personagem de Tad O'Malley, inclusive, foi inspirado em um muito popular apresentador de rádio dos EUA (Alex Jones) que é especialista em divulgar tais teorias.

A própria divulgação de inúmeros segredos governamentais, por parte de Julian Assange e Edward Snowden, por exemplo, mostrou que o Mulder estava certo e que o governo dos EUA mente, sim, descaradamente para a população, escondendo a verdade desta.
Mulder ainda precisa entender melhor como funcionam as novas tecnologias... 
3) Contexto histórico mundial se modificou:

O próprio contexto histórico, político e social dos EUA e do Mundo se modificou bastante desde que a série terminou em 2002. E 'Arquivos-X' tem muito a ver com isso.

Atualmente, é de conhecimento geral que o governo dos EUA (e de mais alguns países) passou a espionar a todo o mundo, incluindo governantes de países como Alemanha, Brasil, França, entre muitos outros. De fato, todos os governantes dos países que não fazem parte do 'Projeto Echelon' (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia) são espionados pela NSA. Até mesmo governantes de países aliados (Angela Merkel e François Hollande) foram espionados pelos EUA. 

Entre 1993-2002, vimos que Mulder e Scully eram espionados, mas isso não era considerado como algo possível e era visto como uma teoria maluca naquele momento. 

Afinal, porque o FBI espionaria os seus próprios agentes não é mesmo?

Agora, no entanto, existem tecnologias que permitem espionar as pessoas, no mundo todo, o tempo inteiro, não importa se elas estão usando telefones celulares, smartphones, notebooks, telefone fixo... Toda e qualquer forma de comunicação eletrônica é passível de ser monitorada por serviços secretos dotados de muitos recursos financeiros, humanos e tecnológicos, como é o caso da NSA.
Memorial em homenagem às vítimas dos atentados de Paris, em Janeiro de 2016. 
E Edward Snowden provou que é exatamente isso que acontece. 

Com isso, o que temos, no mundo atual, é uma espécie de 'Big Brother' Global. 

Ah, isso não é uma referência aquele lixo de programa que a 'Rede Globo' exibe, mas ao livro de George Orwell ('1984') e que foi adaptado para o cinema. 

4) As alterações climáticas estão na ordem do dia e preocupam a todos: 

E é claro que 'The X-Files' não poderia deixar de citá-las, visto que afetam a praticamente toda a população mundial. Mas é claro que, na série, isso tem uma 'pitada' de conspiração, pois a série apresenta a teoria de que muitas destas mudanças climáticas são artificiais, provocadas com o uso de tecnologias extremamente sofisticadas. 

E também é dito, na série, que isso faria parte de um plano elaborado e colocado em prática por elites fascistas globais que desejam impor uma Ditadura Mundial. E para atingir os seus objetivos elas estariam dispostas, se necessário, ao extermínio da humanidade.

Qualquer semelhança com o 'Projeto para um Novo Século Americano' dos Neocons dos EUA (como Donald Rumsfeld, Paul Wolfowitz, Dick Cheney, entre outros) não é mera coincidência; 
Antigamente, as 'Teorias de Conspiração' eram coisas de malucos, como o Mulder, que não lucravam nada com isso. Mas agora elas fazem com que alguns apresentadores se tornem extremamente populares e fiquem milionários. Tad O'Malley foi inspirado em Alex Jones, popular teórico da Conspiração dos EUA. 
5) Terrorismo, Guerras, Revoluções Coloridas e Guerras Encobertas se disseminaram pelo Mundo: 

As guerras estão globalizadas.

Até na Europa temos uma guerra atualmente (na Ucrânia), onde EUA e Rússia revivem a Guerra Fria e tentam influenciar os acontecimento no país, que está literalmente rachado entre aliados das duas potências. Ásia e África sofrem com guerras brutais, envolvendo países como Nigéria, Líbia, Síria, Iraque, Afeganistão, Iêmen, entre muitos outros. 

Na América Latina vemos inúmeros processos de desestabilização de governos locais (na Venezuela, Equador, etc) e nos quais existem provas do envolvimento de organizações estrangeiras, governamentais e não-governamentais, de outros países, principalmente dos EUA. 

Países como Ucrânia, Iugoslávia, Egito, Tunísia, passaram por processos de desestabilização política que foram chamados de 'Revoluções Coloridas' e que resultaram no colapso do país ou na derrubada de seus governantes.

Em muitos países, grupos militares privados de elite a serviço do governo dos EUA passaram a agir de forma encoberta, sem que exista qualquer controle sobre as suas atividades, que resultam na morte de milhares de pessoas inocentes pelo munto todo. 

Jeremy Scahill, jornalista investigativo dos EUA, escreveu um excelente livro a respeito do assunto, chamado 'Guerras Sujas', e fez um documentário que foi indicado ao Oscar em 2014 (ver abaixo). 
Kyle e Molly são irmãos e também são dois jovens muito poderosos, que foram criados como parte de um projeto secreto do Departamento de Defesa. Logo, os monstros (e que foram os responsáveis pela criação dos jovens superpoderosos) não são mais aliens, vampiros ou lobisomens, mas seres humanos, mesmo... 
Os Neocons dos EUA adotaram, a partir dos atentado do 11/09/2001, no governo Bush, a política de 'Guerras Infinitas', sobre a qual Tad O'Malley comenta no primeiro episódio da nova temporada da série, que, somada às políticas de desestabilização, visam criar uma situação de caos que permita impor uma 'Ditadura Mundial' por parte de algumas elites fascistas globais. 

Quem já leu algum documento ou matéria sobre os Neocons dos EUA, sabe que são exatamente estes os seus principais objetivos no século XXI;

O Terrorismo se espalhou pelo Mundo, com grupos extremistas atuando em dezenas de nações e promovendo atentados e massacres em inúmeros países, de vários continentes, tais como fazem a Al-Qaeda, o Boko Haram, o Daesh/Estado Islâmico, entre muitos grupos extremistas que atuam pelo planeta. 

Países como Rússia, França, Espanha, Inglaterra, Indonésia, Tunísia, Síria, Iraque, Índia, Líbia, só para citar alguns, já foram alvos de brutais atentados terroristas promovidos por várias organizações extremistas.

E os 'novos' terroristas são bem diferentes daqueles que eram retratados nos filmes ou seriados de antigamente, como se fossem pessoas brutais, com uma aparência cruel, verdadeiramente demoníacas. Nada disso. Eles são pessoas comuns, que convivem com outras pessoas comuns, em inúmeras cidades do mundo.
Em seu livro 'Guerras Sujas', Jeremy Scahill mostra como funcionam as guerras secretas, encobertas, promovidas pelo governo dos EUA pelo mundo afora, em inúmeros países, que transformaram o planeta em um imenso campo de batalha. O livro de Scahill serviu de fonte para a produção de um documentário, que chegou a ser indicado ao Oscar em 2014. 
6) Novas tecnologias:

O rápido desenvolvimento tecnológico que tivemos nas últimas décadas tornou comuns novos aparelhos, como os smartphones, com os quais Mulder demonstrou ter encontrado dificuldades para usar (episódio 10X03 - Mulder & Scully Meet the Were-Monster), levaram a novas e ultrassofisticadas tecnologias de espionagem (com o uso de satélites), a Internet está muito mais presente na vida das pessoas do que ocorria entre 1993-2002, a nanotecnologia está sendo pesquisada em escala mundial para uso na medicina, a engenharia genética já permitiu a produção de clones de animais. 

Enfim, muitas das tecnologias que, na primeira vez em que a série foi produzida, poderiam se parecer com algo próximo da ficção científica, já se tornaram realidade no mundo de hoje.

7) Os maiores perigos estão aqui na Terra e os monstros são os próprios seres humanos:

Com tudo isso, as pessoas não estão mais com medo de serem abduzidas por alienígenas, de serem controladas por demônios ou de serem mortas por vampiros ou lobisomens. 

Hoje, o maior inimigo de qualquer pessoa pode ser o seu próprio vizinho, que pode ser vista como uma pessoa normal, mas que também pode ser integrante de um grupo terrorista que poderá jogar um avião quando milhares de pessoas estiverem em um edifício (11/09/2001, em Nova York) ou que poderão explodir um bomba quando outras milhares estiverem usando o metrô (atentados de Madri e Londres), se divertindo numa boate (atentados na Indonésia em 2002, 2005) ou querendo assistir a um show de um grupo de Rock (atentados de Paris em 2016).

Portanto, tudo indica que os aliens ficaram para trás nessa nova temporada. 

As conspirações alienígenas do passado aconteceram, sim, mas nessa nova fase do seriado eles não estão presentes. Afinal, os monstros somos nós mesmos, como disse o Darin Morgan no 3o. episódio (Mulder e Scully Meet the Were-Monster')

Aliás, nesta nova temporada estou notando que há um mesmo conceito por trás dos episódios, que é o de que os seres humanos são os únicos responsáveis por tudo o que acontece aqui na Terra. 

Os aliens não tem nada a ver com isso.
Sede da NSA (em Fort Meade, Maryland), que é a mais poderosa agência secreta dos EUA, com um orçamento e um número de funcionários muito maior do que o da CIA. 
Então, se havia vontade de voltar com a série, todos estes elementos da atualidade precisavam estar, necessariamente, presentes nas novas tramas. Se isso não fosse feito, a série acabaria se mostrando datada, ultrapassada e não conseguiria, tal como aconteceu, se tornar um grande sucesso novamente. 

Portanto, pode-se dizer, tranquilamente, que tal como ocorreu em 1993, Chris Carter acertou em cheio novamente.

Assim, 'The X-Files' voltou com toda a força, para a imensa alegria dos seus milhões de fãs (antigos e novos) espalhados pelo mundo todo. 

Link: 

Alex Jones inspirou criação do personagem Tad O'Malley:

http://www.infowars.com/foxs-x-files-revival-has-controversial-new-theories/

Ataques terroristas na Indonésia: 

http://www.dn.pt/mundo/interior/indonesia-jihadistas-voltam-a-atacar-um-destino-turistico-4980834.html

Paris: Atentados deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos:

http://noticias.r7.com/internacional/franca-diz-que-atentados-em-paris-deixaram-129-mortos-e-352-feridos-14112015

Atentado em Madri deixou 191 mortos em 2004:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34323/madri+relembra+dez+anos+de+atentado+a+trens+com+missa+e+homenagem+as+vitimas.shtml

Atentado em Londres mata 56 pessoas e fere mais de 700:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22897/hoje+na+historia+2005+-+atentados+em+londres+causam+a+morte+de+56+pessoas.shtml#
Membros do Daesh/ISIS/Estado Islâmico prontos para executar cristãos etíopes. Quem não se converte à sua versão do Islamismo (o Wahabismo de origem saudita) é morto pelos fanáticos, intolerantes e extremistas integrantes do ISIS. 
Nanotecnologia é pesquisada para ser usada na medicina:

http://www.einstein.br/einstein-saude/tecnologia-e-inovacao/Paginas/nanotecnologia.aspx

Engenharia Genética - A ciência da Vida:

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/engenharia_genetica_(a_ciencia_da_vida).html

EUA armaram Estado Islâmico e se recusaram a ajudar Síria no combate ao grupo:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/37414/wikileaks+eua+armaram+estado+islamico+e+se+recusaram+a+ajudar+siria+no+combate+ao+grupo.shtml

O que é a NSA:

http://canaltech.com.br/o-que-e/espionagem/O-que-e-a-NSA/

Invasão do Iraque levou à criação da Al-Qaeda e do Estado Islâmico, diz Bernie Sanders:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/42290/desastrosa+invasao+dos+eua+ao+iraque+levou+a+criacao+do+ei+diz+pre-candidato+bernie+sanders.shtml#

EUA enchem de alvos o seu campo de batalha:

http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2013/04/guerras-sujas-washington-enche-de-alvos.html

Neocons: Moniz Bandeira, o Império Ianque e o PNAC:

http://guerrilheirodoanoitecer.blogspot.com.br/2014/03/moniz-bandeira-o-imperio-ianque-e-o.html

EUA, a Síria e a Doutrina Wolfowitz:

http://www.vermelho.org.br/noticia/275911-9

Vídeo - Guerras Sujas, de Jeremy Scahill:



Nenhum comentário: