quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

'The X-Files' - Como é possível explicar a volta do Canceroso? E qual seria a sua conexão com as Mitologias? - Marcos Doniseti!

'The X-Files' - Como é possível explicar a volta do Canceroso? E qual seria a sua conexão com as Mitologias?- Marcos Doniseti!
Olha o Canceroso queimando em 'The Truth', episódio final da 9a. temporada de 'Arquivos-X'. Mas será que era mesmo o Canceroso? 
Muitos fãs de 'Arquivos-X' estão se perguntando: Afinal, como é que o Canceroso pode estar vivo, se um míssil disparado por um helicóptero militar exterminou o grande Vilão do seriado, lá no episódio final da 9a. temporada ('The Truth' - 9X19 e 9X20)?

Bem, antes de mais nada, não custa nada lembrar que muitos personagens da série morreram e depois retornaram, de uma maneira ou de outra, em novos episódios, por meio de flashbacks, sonhos e visões de outros personagens. 

Exemplos: 

1) Garganta Profunda: Foi morto em 'The Ernlenmeyr Flask - Jogo de Gato e Rato' (1X24) e reapareceu em 'The Blessing Way - O Caminho da Cura' (3X01) e em 'A Sexta Extinção 2 - Amor Fati' (7X02); 

2) Bill Mulder: Foi morto (por Krycek) em 'Anasazi' (2X25) e reapareceu em 'O Caminho da Cura' (3X01); 

3) X: Foi morto em 'Herrenvolk - Procura Incessante' (4X01) e reapareceu em 'Unusual Suspects - Suspeitos Incomuns' (5X03) e em 'The Truth' (9X19 e 9X20); 

4) Pistoleiros Solitários: Foram mortos em 'Jump the Shark - Eles Nunca Morrem' (9X15) e reapareceram em 'The Truth'; 

5) Krycek: Foi morto em 'Existence' (8X21) e reapareceu em 'The Truth'. 

E Chris Carter sempre disse que 'ninguém realmente morre em Arquivos-X' e que sempre é possível trazer um personagem que já morreu de volta à história. Todos estes reaparecimentos post-mortem são a comprovação disso que o criador da série falou. 
Mulder sendo testado com o Vírus, pela facção russa do Sindicato, que tentava criar uma vacina que neutralizasse o Vírus alienígena (Tunguska - 4X08). 
E ainda bem que o Canceroso não morreu, pois ele é 'O Vilão' de 'The X-Files'. Não se criam vilões tão bons quanto o Canceroso a todo o momento. Isso é muito raro, seja no TV ou no Cinema. De certa maneira, ele se tornou mais do que um mero personagem. Ele passou a simbolizar e a representar o Mal em 'Arquivos-X'. 

Mas entendo que haverá, sim, como explicar esse retorno dele ao seriado de uma forma bem plausível, lógica e coerente. A explicação desse retorno poderá até não agradar a todos, mas que é possível fazer isso, sem dúvida que é.

E é justamente isso que procurarei demonstrar a seguir:

1) Não sabemos, ainda, em qual contexto o Canceroso apareceu no primeiro episódio da 10a. temporada ('My Struggle' - 'Minha Luta'). 

Essa aparição dele pode ter ocorrido em um sonho, na visão ou na imaginação de outro personagem. 

Afinal, não vimos William (já adolescente) aparecer nesta temporada, mas com isso acontecendo apenas na imaginação de Mulder e Scully? 

Ou então, o Canceroso apareceu no sonho (ou melhor, pesadelo...) de um outro personagem. Ou a sua imagem era fruto de uma visão, embora não saibamos de quem. 

Então, se isso já ocorreu com outros personagens do seriado, então porque o mesmo não pode ter acontecido com o Canceroso neste primeiro episódio da 10a. temporada?; 

2) Outra possibilidade: Este Canceroso que vimos no final de 'My Struggle' era um Rebelde Sem Face, que são ETs que podem mudar de aparência quando bem entendem (como faziam o Jeremiah Smith e o Caçador de Recompensas). 

Logo, qualquer um destes RSF poderia ter assumido a aparência do Canceroso. 
Canceroso, no Pentágono. Ele entrava e saía do FBI e do Pentágono com a maior facilidade, o que era uma demonstração clara do seu poder e influência dentro do aparato estatal e do Governo. É como o Canceroso disse ao filho, Jeffrey: 'Trata-se de Acesso. Acesso'. 
Não podemos esquecer que (nas 7a., 8a. e 9a. temporadas, em especial) os RSF eram os responsáveis pelos planos de Colonização da Terra e que criaram e usaram os supersoldados (Billy Miles, Knowle Rohrer, entre muitos outros, incluindo um chefão do FBI) para atingir os seus objetivos. 

Assim, os RSF podem estar preparando a Colonização da Terra, que deveria ter começado em 22/12/2012, mas que pode ter sido adiada, por algum motivo que ainda não conhecemos. Ou então, esse projeto de Colonização pode ter acontecido, mas acabou fracassando e, agora, os mesmos RSF irão fazer uma nova tentativa.

E usar de alguém com a aparência do Canceroso pode estar, de alguma maneira, inserida nestes planos dos RSF. 

Afinal, o Canceroso era alguém extremamente poderoso e influente, com muitos contatos nos serviços de inteligência (CIA, FBI) e entre os militares (Pentágono), além de possuir conexões com outros governos importantes do mundo todo, como são os casos da Rússia, França, Alemanha, Japão (ver o episódio 'Anasazi'). 

Então, ter um 'Rebelde Sem Face', com a aparência do Canceroso, infiltrado no FBI, na CIA e no Pentágono (Departamento de Defesa) é algo que poderia ser extremamente útil para os RSF, seja para iniciar o seu projeto de Colonização, ou então para retomá-lo, caso a primeira tentativa tenha fracassado;

3) Outra possibilidade: O Canceroso que morreu no final da 9a. temporada não era ele, mas um clone ou mesmo um Rebelde Sem Face. 

Como assim? 

Quem comandava o projeto de Colonização dos supersoldados eram os Rebeldes Sem Face, certo? 

E estes RSF sabiam muito bem que o Mulder iria lutar contra os seus planos de colonizar a Terra e exterminar a humanidade. 

Então, era preciso impedir que o Mulder continuasse a trabalhar nos 'Arquivos-X' e, mais do que isso, era necessário matá-lo. 
William: Olha o pedaço de Nave Espacial pairando sobre o garoto todo-poderoso. Ele foi criado pelo Canceroso para ser o Salvador da Humanidade, um Messias que impediria a Colonização da Terra pelos Aliens. E, ao mesmo tempo, ele seria um Adão, que daria origem a uma nova Humanidade, muito mais poderosa e evoluída, sem as fraquezas da espécie humana atual. Então, ele seria uma espécie de 'Mutação Fundadora'...
Por isso é que o Mulder foi expulso dos 'Arquivos-X' e, depois,  ele também sofreu outra acusação, que foi a de matar o Knowle Rohrer. Não podemos esquecer que Knowle Rohrer era um supersoldado e que, logo, não havia como ele morrer  eletrocutado, pois somente a magnetita poderia matá-lo. 

Aliás, foi foi exatamente o que aconteceu no final de 'The Truth' (9X19 e 9X20). 

Como vimos, o julgamento de Mulder foi uma farsa total, completamente forjada pelos supersoldados, que eram controlados pelos RSF. E com isso garantiu-se a condenação de Mulder à morte. Ele somente não foi executado porque Kersh, Skinner, Doggett e Monica ajudaram na sua fuga, junto com Scully. 

Porém, como o Gibson Praise falou para Doggett e Monica, depois, os supersoldados sabiam para onde Mulder e Scully haviam fugido e a dupla correu atrás para avisá-los. E é claro que Knowle Rohrer foi atrás de todos eles, mas acabou morrendo quando chegou perto daquela montanha de magnetita, que era a única coisa que matava os supersoldados. 

Inclusive, isso foi descoberto pelo Mulder, em 'TrustNoOne' (9X06). Neste episódio, o Duchovny não participou, mas os produtores do seriado usaram um ator que, à distância, lembrava o jeito de caminhar e de correr Mulder e que o interpretou (lembram-se da cena em que o Doggett grita 'Muldeeeerrrr' e ele se volta, mas continua a correr?).

Os RSF também tinham muito medo de que o William, quando crescesse, seguisse o exemplo de Mulder e lutasse ao lado do mesmo, contra os seus planos de colonização da Terra, o que poderia fazer com que os mesmos fossem inviabilizados. 

E não podemos esquecer que William era uma criança especial, fruto de um 'Milagre', e que era bastante poderoso. 
Olha o Capeta aí... rs. Em 'Arquivos-X', o Canceroso foi além da mera condição de personagem e passou a representar e a simbolizar o Mal. 
William era um tipo diferente de supersoldado, criado a partir de um projeto do Canceroso, que usou das técnicas de hibridação genética criadas pelo Dr. Ishimaru Zama (ver episódios 'Nisei-Os Japoneses/731-O Falso Alienígena', 3X09 e 3X10) e que foram aperfeiçoadas pelos Drs. Parenti e Lev (episódios 'Per Manum', 'Essence' e 'Existence'; 8X13, 8X20 e 8X21). 

O Dr. Zama anotou todas as informações relacionadas às suas pesquisas em um diário e o mesmo ficou com o Canceroso (ver '731' - 3X10). Quanto quis retomar o projeto de Colonização, após a destruição da primeira tentativa (ver 'Two Fathers/One Son' - 6X11 e 6X12), ele tentou fazer uma aliança com os RSF, mas estes a rejeitaram (ver 'Réquiem' - 7X22). 

Tais médicos (Lev e Parenti) usavam de clínicas de fachada (dizendo que tentavam curar deficiências do nascimento, o que era mentira, é claro) para desenvolver e aperfeiçoar as técnicas de hibridação genética do Dr. Zama e, para isso, usavam dos óvulos retirados de mulheres como a Scully e de DNA de origem alienígena. Muitos dos bebês nasciam com sérias deficiências de formação e outros nasciam com aparência de alien e, por isso, eram descartados. 

A intenção dos Drs. Lev e Parenti (este monitorou a gravidez da Scully), que trabalhavam para o Canceroso, era criar supersoldados híbridos, humano-alienígena, que fossem ainda mais poderosos evoluídos do que os próprios aliens. O DNA alienígena era introduzido nos óvulos e, com isso, criava-se um embrião de um supersoldados híbrido. 

E depois este embrião era introduzido nas mulheres que, como a Scully, haviam sido sequestradas anteriormente pelos militares, a serviço do Sindicato, e que haviam sido submetidas a inúmeros testes e que haviam ficado estéreis em função dos seus óvulos terem sido retirados pelos médicos que trabalhavam para o Canceroso e cia. 
O Dr. Parenti era o médico que trabalhava para o Canceroso (na clínica 'Zeus Genetics') e que, ao mesmo tempo, monitorava a gravidez de Scully. Ele acabou sendo uma vítima de Billy Miles, um dos supersoldados criado pelos Rebeldes Sem Face. 
Mulder até chegou a encontrar os óvulos que foram retirados de Scully (ver 'Lembranças Finais/Memento Mori' - 4X14), mas na época ele guardou segredo do fato e não disse nada para ela, algo que ele somente foi admitir para Scully no episódio duplo 'Christmas Carol-Surpresas no Natal/Emily' (5X06 e 5X07). 

Inicialmente, os RSF desconheciam a natureza do projeto do Canceroso (ver 'Essence' e 'Existence' - 8X20 e 8X21), mas quando o descobriram trataram de destruí-lo, pois viam o mesmo como uma séria ameaça aos seus planos de colonização da Terra. 

Foi por isso que Billy Miles (um supersoldado criado pelos RSF) matou os dois médicos e também ao Duffy Haskell, outro que trabalhava para tal projeto, bem como aquela falsa enfermeira, Lilly, que foi contratada pela mãe de Scully (Margaret, que vimos morrer no episódio 'Home Again' - 10X02).  

Os RSF também ficaram muito interessados em saber, afinal, como é que uma mulhel estéril, como era a Scully, poderia ter engravidado e, por isso, mobilizaram os supersoldados controlados por eles para que os mesmos pudessem assistir ao parto de William ('Existence' - 8X21).

No caso de Scully, o DNA utilizado no processo de hibridação genética foi retirado do Mulder, pelo Canceroso, no episódio 'A Sexta Extinção - Amor Fati' (7X02), pois este era um híbrido nessa época, como já comentei aqui. 

Desde o episódio 'Tunguska' (4X08) que Mulder tinha o vírus em seu organismo. 

Naquela época, a facção russa do Sindicato tentava desenvolver uma vacina que neutralizasse o Vírus, tornando-o inerte. E para isso os russos usavam de campos de mineração da região de Tunguska como fachada para realizar os testes com a vacina em centenas de cobaias humanas. 
Lizzy Gill trabalhava junto com Duffy Haskell no projeto de criação dos supersoldados híbridos do Canceroso. Ela se disfarçou de babá e foi contratada por Margaret, mãe de Scully, para trabalhar como ajudante desta durante a gravidez. 
Mulder e Krycek chegaram a ficar presos nesse campo de mineração, mas somente o primeiro foi submetido aos testes. Em primeiro lugar, os russos aplicaram a vacina em Mulder e, depois, introduziram o Vírus em seu organismo. Porém, a presença da vacina impediu que Mulder fosse controlado pelo mesmo. 

Quando o Canceroso ficou sabendo da descoberta da Nave Espacial pela Scully na Costa do Marfim (ver 'Biogenesis' - 6X22), ele interpretou o fato como um sinal de que o Vírus estava voltando e que iria dar início a um novo Projeto de Colonização, já que a primeira tentativa havia sido destruída justamente pelos 'Rebeldes Sem Face' ('Two Fathers/One Son' - 6X11 e 6X12). 

Nesta mesma época, Mulder entrou em contato com inscrições na língua dos Navajos, que lhes foi mostrada por Scully, e que eram semelhantes às que a mesma Scully viu gravadas na Nave Espacial 'africana' e isso ativou a sua parte alienígena. 

Foi por isso que Mulder começou a ter a capacidade de ler a mente das pessoas, embora não tivesse a habilidade de controlar tal poder (tal como a Sveta, em 'My Struggle - 10X01). 

Canceroso percebeu que isso, a capacidade de Mulder de ler a mente dos outros, significava que Mulder era um híbrido e que se a Colonização tivesse início, ele sobreviveria. 

Desejando ter esse mesmo 'poder' de Mulder, Canceroso o levou (com a autorização da mãe, Teena) até o Departamento de Defesa, onde realizou uma cirurgia de transferência de parte do material genético de Mulder para o seu organismo, visando se transformar, também, em um híbrido ('A Sexta Extinção: Amor Fati - Parte 2';. 7X02). 
Canceroso retorna à 'The X-Files', na 10a. temporada da série. Seu reaparecimento no seriado é um mistério para os fãs, devido ao que aconteceu no final da 9a. temporada. Mas existem várias hipóteses que podem explicar essa volta do grande Vilão da história de 'Arquivos-X'.
Logo, o Canceroso tinha o material genético retirado do Mulder (híbrido), as técnicas de hibridação genéticas desenvolvidas pelo Dr. Ishimaru Zama e que foram aperfeiçoadas pelos Drs. Lev e Parenti. Agora, ele só precisava da Scully para completar o seu projeto de criar o William. 

E isso o Canceroso conseguiu quando levou Scully para um local desconhecido e isolado de tudo. Scully ficou desacordada por 9 horas e, durante esse período, os médicos a serviço do Canceroso introduziram o embrião, que gerou o William, que é 'A Salvação da Humanidade' (episódio 'En Ami - 7X15). 

Assim, com as técnicas de hibridação genética do Dr. Zama, devidamente aperfeiçoadas pelos Drs. Lev e Parenti, usando dos óvulos da Scully e do DNA híbrido do Mulder, foi possível criar o William. E este é ainda mais poderoso do que os própríos RSF/Aliens. É por isso que estes o temem. 

Desde bebê que o William já mostrava os seus poderes, tal como ficou claro na cena em que um pedaço da nave espacial voou até o berço e ficou pairando sobre ele ('Provenance/Providence' - 9X09 e 9X10). 
O supersoldado que era um chefão do FBI e que ameaçava Kersh e influenciava nas decisões até dos militares. Ele manipulou o julgamento de Mulder para que este fosse condenado à morte. Gibson Praise o desmascarou, no episódio 'The Truth', dizendo que ele não era humano. Foi ao ler a mente dele que Gibson ficou sabendo que Mulder e Scully corriam perigo. 
E foi justamente por isso que a seita que seguia a liderança dos RSF, e que sequestrou o William, disse para a Scully que somente o devolveriam caso ela matasse o Mulder. Mas os membros da seita foram mortos pela Nave Espacial (controlada por Deus...) e William foi devolvido para a Scully 

Obs: Esse episódio duplo ('Provenance-Providence') foi inspirado na Bíblia e se baseou no capítulo 12 do 'Apocalipse'. Leiam o capítulo e, depois assistam ao episódio e vocês irão confirmar a semelhança das duas histórias. O interessante é que não há nenhuma citação no episódio que remeta ao capítulo 12 do Apocalipse. Eu descobri isso de maneira acidental, quando lia o 'Apocalipse'. 

Então, neste contexto em que o William representava uma séria ameaça aos planos de Colonização da Terra pelos RSF, visto que seria mais poderoso do que os próprios aliens, qual seria a melhor maneira de convencer o Mulder a desistir de lutar contra os planos dos RSF? Mostrando para ele que a data da invasão estava marcada e que não havia nada que ele pudesse fazer para lutar contra esses planos ('The Truth' - 9X19 e 9X20). 
Meme que brinca com o retorno do Canceroso ao seriado...
Assim, os Rebeldes Sem Face tirariam o Mulder da 'jogada' e fechariam os Arquivos-X. Aliás, foi exatamente isso que acabou acontecendo, de fato, no final de 'The Truth'. 

Com isso, ele e a Scully deixariam de atrapalhar os planos dos RSF. E o plano de invasão da Terra pelos RSF poderia começar sem maiores problemas.

Desta maneira, um dos Rebeldes Sem Face, que tem o poder de mudar de aparência quando bem entenderem, se transformando em qualquer pessoa que eles desejarem, se disfarçou de Canceroso e atraiu o Mulder e a Scully até aquela caverna, o último local em que os Anasazi viveram. 

Obs: Achei sensacional essa conexão entre o episódio final da 9a. temporada, 'The Truth', que encerrou a série na TV por quase 14 anos, e o episódio 'Anasazi'. Afinal, foi em 'Anasazi' que a Mitologia  do Vírus/Sindicato efetivamente começou. 

Não se esqueçam de que foi o Canceroso que enviou o cartão que permitiu a Mulder entrar na base militar em que este ficou sabendo qual era a data que havia sido definida para dar início à invasão da Terra pelos RSF/Aliens (22/12/2012). 

Com isso, é como se os RSF estivessem dizendo ao Mulder: 'Não adianta você lutar. A invasão é inevitável e não há nada que você poderá fazer para impedir, ainda mais agora que está fora dos 'Arquivos-X'. Você perdeu'. 

Inclusive, com outras palavras, mas não muito diferente destas, foi exatamente isso que o Canceroso disse para o Mulder. 

E ali o falso 'Canceroso', que era um Rebelde Sem Face, morreu.  

6) Como se percebe, há várias possibilidades que podem explicar essa volta do Canceroso ao seriado nesta 10a. temporada, mesmo depois do míssil que o atingiu no final da 9a. temporada. 
Kath McCready, esposa de Duffy Haskell, foi mais uma das mulheres estéreis submetidas ao processo de hibridação genética dos Drs. Lev e Parenti, tal como aconteceu com Scully ('Per Manum', 8X13). 
Pode ser que nenhuma destas hipóteses seja a explicação correta para o reaparecimento do Canceroso na série, na 10a. temporada, mas a minha intenção ao escrever esse texto não é adivinhar coisa alguma. Quero apenas demonstrar que é possível, sim, promover o retorno do maior Vilão da história de 'Arquivos-X' de maneira lógica e coerente, que faça sentido. 

E para fazer isso, basta usar a imaginação. E isso C.Carter e os produtores e roteiristas tem de sobra... 

Links:

The X-Files - As Mitologias da série e a 10a. temporada:

http://popeseries.blogspot.com.br/2015/12/the-x-files-as-mitologias-da-serie-e-10.html

'Fonder's Mutation' conecta a Conspiração atual com as Mitologias antigas do seriado:

http://popeseries.blogspot.com.br/2016/01/the-x-files-founders-mutation-conecta.html

Lista completa dos episódios das Mitologias da série:

http://popeseries.blogspot.com.br/2015/05/the-x-files-lista-completa-dos.html

Nenhum comentário: