terça-feira, 26 de julho de 2016

Luis Bunuel: 'Assim é a Aurora' conecta histórias de amor com a luta de classes de forma sensível e inteligente! - Marcos Doniseti!

Luis Bunuel: 'Assim é a Aurora' conecta histórias de amor com a luta de classes de forma sensível e inteligente! - Marcos Doniseti!
'Cela S'Appelle L'Aurore' (1956): Este belíssimo filme do genial Luis Bunuel é a primeira parte de uma trilogia, que também reúne 'A Morte No Jardim' (1956) e 'Os Ambiciosos' (1959). 
Assim é a Aurora' é um belíssimo filme e também é um dos mais acessíveis e fáceis de assistir da vasta e genial obra do grande Luis Bunuel, embora no mesmo estejam presentes características que a marcam profundamente, como as críticas feitas à Burguesia e à Igreja, bem como temos muitos elementos que levam o espectador a refletir sobre o significado da presença dos mesmos no filme (os gatos, uma pequena tartaruga...).

A trama do filme se desenvolve na França, em um povoado de uma pequena ilha da Córsega, e que está longe de tudo, principalmente da vida agitada das grandes cidades.

Mas, no povoado que aparece no filme vemos, porém, uma espécie de microcosmo da sociedade burguesa capitalista, à qual Bunuel faz duras e impiedosas críticas, embora isso seja feito de uma forma elegante, em alguns momentos, e mais crua em outros.

A luta de classes, a aliança entre a Igreja e Burguesia, a exploração e pobreza dos trabalhadores, a submissão da Justiça e da Polícia (logo, do Estado) aos interesses burgueses estão presentes nesta bela obra de Bunuel.

Inclusive, na cena que abre o filme, vemos um grupo de crianças brincando de correr atrás de uma outra criança que faz o papel subversivo ou revolucionário e que acaba sendo presa. E quando o 'subversivo' estava para ser fuzilado, aparece um outro grupo de crianças que apedreja o local, a fim de libertar o seu companheiro que está prestes a morrer.
Valerio, ao centro, é o médico que trabalha visando ajudar a população pobre de um povoado da Córsega, como é o caso de Magda e Sandro, que trabalham na fazenda de um rico, poderoso, insensível e imoral burguês (Gorzone).  
O recado é claro, com Bunuel defendendo o direito do povo de se revoltar contra classes sociais e governos de natureza tirânica ou ditatorial, mesmo que seja necessário usar da violência revolucionária para isso.

Em função disso, estudiosos da obra de Bunuel apontam 'Assim é a Aurora' como sendo a primeira parte de uma trilogia, que também inclui 'La Mort en ce Jardin' ('A Morte no Jardim', 1956) e 'La Fièvre Monte à El Pao' ('Os Ambiciosos, 1959). Nestes três filmes, Bunuel defende uma estratégia de luta de caráter revolucionário, que promova a destruição da sociedade capitalista. 

A história do filme gira em torno da ação de um poderoso burguês (industrial e fazendeiro), Gorzone, que explora sem hesitar os trabalhadores que emprega e que não demonstra nenhuma sensibilidade frente aos problemas que eles enfrentam. 

Um destes trabalhadores é Sandro Galli, que trabalha na fazenda de Gorzone, onde vive junto com a sua amada esposa, Magda. Esta se encontra gravemente doente e, em função disso, Sandro passa a relaxar no trabalho, deixando de fazer as atividades necessárias.
Valerio e a sua esposa, Angela, uma pequena burguesa que está infeliz e insatisfeita, pois o marido se preocupa mais em ajudar a população pobre do povoado do que em fazê-la feliz. Ela prefere a vida em Nice, cidade grande, onde possui muitos amigos burgueses, ricos, que frequentam os mesmos lugares (teatros, restaurantes...). Seu desprezo pelos pobres dos quais Valerio cuida é bem evidente.  
Gorzone visita a fazenda, constata que o trabalho na mesma não é realizado há vários dias, fica irritado com o fato e demite Sandro, ordenando que o mesmo deixe a fazenda, pois já contratou outro trabalhador para ocupar o seu lugar (o exército de reserva de mão-de-obra está aí para isso mesmo...).

O poderoso burguês Gorzone também abusa do seu poder para paquerar, na cada-dura, uma enfermeira que trabalha em sua indústria, onde ocorreu um acidente que feriu mais de 40 trabalhadores (logo, não existe preocupação alguma com a segurança no trabalho).

Até mesmo a sua esposa reclama do seu comportamento, bastante indiscreto, dizendo que todos já estão sabendo do que está acontecendo, mas ele não dá a mínima, tratando de minimizar o fato, desprezando a reclamação da esposa.

E mesmo assim ela se submete ao marido, afinal ela pode continuar desfrutando da riqueza e do prestígio que são decorrentes do fato de ser casada com um rico e poderoso membro da burguesia, mesmo que este se revele uma pessoa desonesta e infiel. Aliás, ela nem sequer pede que Gorzone lhe seja fiel, mas apenas que ele seja 'discreto' em seu caso com a enfermeira, que já chegou ao conhecimento de todos. 

Mas nem essa simples reclamação ele aceita, como se o imenso poder do qual desfruta na sociedade lhe desse o direito de fazer o que bem entende, sem dar satisfação à ninguém, nem mesmo à sua esposa, demonstrando o seu caráter desonesto, aético e imoral.
Clara (interpretada pela belíssima Lucia Bosé) e Valerio sentiram uma forte atração logo na primeira vez em que se encontraram. Eles tem uma postura ambígua durante quase todo o filme, pois enquanto convivem com pessoas da burguesia, também mantém laços afetivos com os membros do proletariado. Mas no final do filme, quando os conflitos entre Gorzone/Burguesia/Justiça/Polícia X Sandro/Proletariado explode, eles acabarão escolhendo um dos lados. 
Outra trama importante que vemos no filme, e que se conecta com os conflitos entre o burguês Gorzone e o proletário Sandro, se dá em torno da vida do Dr. Valerio, que trabalha ali apenas e tão somente com o objetivo de oferecer assistência médica à paupérrima população da localidade que é muito pobre e que não tem a menor condição de pagar pelos seus serviços.

Valerio é casado com uma típica pequena burguesa, Angela, que o ama intensamente, mas que se cansou totalmente da tediosa e monótona vida na ilha, bem como do fato de que ele não tem mais tempo livre para ela. Assim, ela tenta convencer o marido a ir embora dali, para Nice, cidade bem maior, mais rica e com muito mais atrativos para ela (museus, teatros, restaurantes, amigos burgueses).

Porém, Valerio somente aceita deixar o local caso consiga um substituto, pois não quer deixar a população local sem assistência, o que não é nada fácil, é claro, pois não são todos os médicos que se sujeitam a trabalhar em benefício dos mais pobres e sem ganhar nada por isso.

Com isso, Angela decide ir para Nice, onde vai morar junto com o seu pai, e deixa Valerio sozinho por ali, o que acaba se revelando um grave erro, pois o mesmo acaba conhecendo uma jovem e belíssima viúva (Clara), que é interpretada pela belíssima e estonteante Lucia Bosé. E é claro que eles irão se sentir fortemente atraídos já na primeira vez em que se vêem.
Clara fica sabendo que Valerio é casado e diz que não há mais como ficarem juntos, mas ele insiste, pois está perdidamente apaixonado pela bela e jovem viúva. E a paixão é correspondida, o que leva ao início de um intenso romance entre os dois. 
Este primeiro contato acontece quando um velho tentou abusar da sua neta, uma criança, e a polícia convocou o Dr. Valerio para prestar atendimento à garota. 

Clara estava presente no local e acaba ajudando Valerio, bem como ganha uma carona dele até casa do irmão, na qual passou a residir depois que o seu marido faleceu. E a forte atração que sentem leva-os a combinar de se encontrar novamente no dia seguinte.

E quem também percebe esse interesse mútuo entre Clara e Valerio é o Comissário Fasaro. Bastou ele entrar no quarto em que Valerio e Clara atendiam à garota para ele notar que havia uma forte atração entre ambos. Já nesse primeiro encontro ela tratou de informar Valerio que ela estava sozinha, que não esperava por ninguém e que é nova no povoado.

Um aspecto importante dos filmes de Bunuel, e que também está presente neste belíssimo 'Assim é a Aurora', é a natureza contraditória dos personagens.

Isso fica claro, por exemplo, quando vemos que o Comissário Fasaro dá um bronca nos policiais que tratam um preso com brutalidade e que, ao mesmo tempo, colabora com as forças dominantes da sociedade (Igreja, Burguesia), mesmo sabendo do caráter insensível e violento das mesmas.
Após se encontrarem e sentirem uma irresistível atração, Valerio e Clara iniciam um romance. Eles tentam ser discretos, mas em pouco tempo um número cada vez maior de pessoas irá descobrir a respeito do relacionamento deles. 
E este mesmo Comissário que está à serviço das classes dominantes, tem um quadro de Salvador Dali (mostrando Cristo crucificado) e um livro do poeta Paul Claudel em seu escritório, bem como gosta de compor as suas próprias poesias, embora elas não sejam lá grande coisa. 

A natureza contraditória dos personagens de Bunuel é um aspecto que também está presente em muitas outras obras suas, tal como ocorre em 'Viridiana' e em 'Tristana', por exemplo. E o mesmo ocorre com outros personagens deste belo filme que é 'Assim é a Aurora'.

Quando Valerio vai encontrar Clara, no dia seguinte, ela não quer mais nada com ele, pois a mesma descobriu que Valerio é casado. Mas ele insiste e fica claro que está perdidamente apaixonado por ela, sendo que ela corresponde à sua paixão. 

Desta maneira, eles iniciam um intenso romance, mas procurando ser bastante 
discretos, de maneira a que ninguém fique sabendo do mesmo.

Mas, logo depois, Pietro vai até a casa do irmão de Clara, para avisar Valerio de que Magda está muito mal. Valerio quer saber como é que este descobriu a sua presença ali, e ele diz que recebeu a informação do Comissário Fasaro.
Gorzone, o burguês explorador, desonesto, insensível e imoral, Azzopardi, seu pau-mandado e Pietro, proletário e grande amigo de Sandro, que o ajuda sempre que necessário. 
Fica nítido também que o Dr. Valerio tem grandes dificuldades para romper com os valores burgueses, pois ele não quer se divorciar da esposa, à qual não deseja fazer sofrer com um dolorida separação, mesmo tendo um romance muito intenso com Clara, que é a mulher a qual verdadeiramente ama.

Valerio é como a pequena tartaruga que levou para Clara, que caiu de costas no chão e que tem grandes dificuldades para se virar e caminhar por sua própria conta. E Valerio tem imensas dificuldades para conseguir romper com os valores de sua classe social, que o obrigam a ficar com a esposa e esquecer da amante, Clara, mesmo sendo esta a mulher que verdadeiramente ama.

Valerio tenta convencer Clara de que o melhor é que todos eles devem ir embora para Nice, onde o romance entre eles será mais fácil (afinal, é uma cidade grande...), mas ela diz que Valerio não saberá mentir para a esposa e chora. Mas Valerio diz que ninguém conseguirá separá-lo de Clara.

Porém, Magda acaba falecendo, o que provoca uma reviravolta na história. A sua morte ocorreu depois que ela e Sandro foram expulsos da fazenda por Gorzone. Essa expulsão acabou acontecendo mesmo depois que Gorzone havia prometido ao Dr. Valerio que Sandro e a esposa poderiam continuar morando e trabalhando em sua fazenda.
A morte da esposa, Magda, levou Sandro a se vingar de Gorzone, que os havia expulsado de sua fazenda, obrigando-os a ir embora do local. Magda, bastante doente, morreu durante a viagem, deixando Sandro inconsolável.
A mentira de Gorzone e a morte de Magda, quando a mesma estava sendo transportada para a casa de Pietro, amigo dela e de Sandro, faz com que o marido fique inconsolável.

Extremamente revoltado e indignado com a situação, Sandro decide se vingar de Gorzone, a quem responsabiliza pela morte de Magda, indo até a mansão deste, onde o mesmo dava uma festa da qual participavam outros burgueses ricos, bem como alguns membros da Igreja, mostrando claramente a aliança existente entre a Igreja e a Burguesia.

Um dos religiosos pede que Sandro, armado com um revólver, vá embora, mas o mesmo desfere três tiros em Gorzone, que acaba morrendo ali mesmo, logo depois da chegada do Dr. Valerio ao local para lhe prestar atendimento, que acabará sendo desnecessário.

Desesperado, Sandro acaba indo até a casa do Dr. Valerio e encontra-se com Clara, que havia escrito e levado um bilhete para o amante. Ele fica escondido e vê quando Valerio chega à casa, levado pelo Comissário Fasaro.
Valerio ama Clara de forma muito intensa, mas se recusa a se separar da esposa, Angela, mostrando que tem dificuldades em romper com os seus valores burgueses. Eles não querem que Angela sofra, mas ambos sofrem com a ideia de ficarem separados. 
E o Comissário deseja um 'boa noite' em tom irônico para Valerio, olhando para a casa, demonstrando claramente que sabe do caso deste com a jovem e bela Clara, o que deixa Valerio irritado pela ironia que o mesmo usou. E Clara informa Valerio da presença de Sandro na casa, escondido no jardim.

Obs1: Sandro, o assassino, está no jardim. E o filme que integra a segunda parte desta trilogia de Bunuel se chama justamente 'A Morte no Jardim'.

Valerio e Clara decidem esconder Sandro num quarto dos fundos da casa do médico. Ela diz que Sandro amava Magda e Valerio fala que teria feito o mesmo, se estivesse no lugar do amigo.

Assim, foi somente quando os membros da pequena burguesia (Clara e Valerio) se identificaram com a situação de pobreza, miséria, injustiça e violência em que o casal de proletários (Sandro e Magda) vivia é que eles romperam com os valores, ideias e interesses da Grande Burguesia (Gorzone), deixando de caminhar a reboque desta.
O comissário Fasaro, fumando, foi o primeiro a notar a forte atração existente entre Clara e Valerio e a perceber que eles haviam iniciado um romance. Ele condenava a brutalidade policial e escrevia poesias, mas não hesitava em colocar a força ao lado dos interesses das classes dominantes, da Igreja e da Burguesia. 
Assim, há uma clara identificação de Valerio/Clara com a situação vivida por Sandro/Magda. O que aconteceu com o casal de proletários, também poderia acontecer com eles. 

Afinal, Valerio e Clara se amam de forma tão forte e intensa quanto Sandro e Magda se amavam e eles poderiam, muito bem, estar no lugar do casal proletário que foi vítima das injustiças e violências de Gorzon, o burguês imoral e insensível.

Obs2: De fato, a história está repleta de exemplos (Revolução Francesa, Revoluções Liberais do século XIX) em que a pequena burguesia, quando é explorada, torna-se vítima de injustiças e de violências e se transforma em uma força revolucionária, ela também acaba sendo vítima da brutal repressão desencadeada pelos governos que estão a serviço dos interesses do Grande Capital.

Para ajudar Sandro, ele correu o risco até de ser preso, junto com Clara, para poder ajudar aquele pobre trabalhador, Sandro, que decidiu fazer justiça com as próprias mãos, pois este sabia que a Justiça jamais faria qualquer coisa contra o rico, poderoso, influente, desonesto e imoral burguês que é Gorzone.
Luis Bunuel, de camisa branca, e Lucia Bosé, sentada, no set de filmagem de 'Assim é a Aurora'. 
É como se Bunuel estivesse dizendo que as ações revolucionárias até podem contar com a participação da pequena burguesia, mas é o proletariado que tem que tomar a liderança e conduzir a Revolução. Valerio também decide pedir a ajuda de Pietro (outro trabalhador de origem humilde), que é um grande amigo de Sandro, e eles decidem tirá-lo da ilha no barco de um primo de Pietro, que o levará para o continente na noite seguinte.

No dia seguinte, na delegacia, o Comissário fala para Valerio que não há como Sandro fugir, pois o porto está tomado por policiais e que se alguém esconder e proteger Sandro acabará se dando mal por isso, o que é um claro recado a Valerio, que é muito amigo do fugitivo, fato este que é do conhecimento do Comissário, é claro.

Enquanto isso, Angela e seu pai chegam à ilha e Valerio sequer se dá ao trabalho de ir recebê-los, mostrando claramente o crescente afastamento que ele sente em relação à esposa e aos valores que a mesma representa. 

O pai dela fica desconfiado sobre a presença de alguém em um quarto dos fundos e, colocado contra a parede, Valerio confessa que está protegendo e escondendo Sandro. E mesmo pressionado por Angela e o pai desta, ele se recusa a entregar Sandro para a polícia, o que vai provocar o fim do seu casamento.
Matéria sobre este ótimo filme do genial Luis Bunuel. Notem a cotação do filme: A 'Centrale Catholique' diz 'para adultos, com reservas', devido às críticas de Bunuel à Igreja que estão presentes no filme. Sem falar dos quadros de Salvador Dali que aparecem no mesmo...
Angela e o seu pai estão convencidos de que a ruptura com Valerio se dá por culpa da proteção deste a Sandro, mas eles desconhecem o romance entre Valerio e Clara. Valerio até tentou falar para Angela a respeito do seu caso com Clara, mas não conseguiu.

Obs3: Na sala em que Valerio discute com Angela e o pai desta há um quadro que mostra um castelo medieval, um feudo, portanto. Esta é uma forma de Bunuel mostrar que o tema principal do filme é a luta de classes e que a mesma tem raízes históricas.

Assim, foi necessário que o proletário (Sandro) tomasse a iniciativa de atacar o burguês (Gorzone), para que o membro da pequena burguesia (Valerio) rompesse com a classe dominante e se aliasse aos trabalhadores explorados.

Quando a polícia, devidamente avisada por Angela e seu pai, vai até a casa de Valerio, com um mandado judicial para ver se Sandro se encontra escondido por lá, o médico não se opõe. 
Magda, esposa doente de Sandro, e um gato. Os gatos estão presentes neste filme de Bunuel e talvez passem a ideia de que, tal como os pobres moradores do povoado, eles também precisam de alguém que cuide deles, que os proteja e os ajude. 
Afinal, Valério e Clara já fizeram a sua escolha, já optaram por um dos lados conflito que ocorre entre a burguesia (Gorzone) e o proletariado (Sandro), fechando uma aliança com a classe revolucionária (o proletariado) e estão dispostos a pagar o preço pela opção que fizeram. 

Mas Sandro fugiu, acabou perseguido e cercado pela Polícia, preferindo cometer suicídio no final, para evitar que Valerio e Clara fossem prejudicados. Valerio e Clara lamentam a morte do amigo e aliado.

E a falsidade e hipocrisia do Comissário Fasaro ficam explícitas no final, quando ele diz para Valerio que sente muito pela morte de Sandro mas, logo na sequência, chama o mesmo de 'porco' e agradece pelo fato que Sandro guardou a última bala  do revólver para se matar.

Com a fuga e morte de Sandro, Valerio e Clara se livram da prisão e caminham ao lado de Pietro e de outros proletários, que são os seus novos aliados na luta pela transformação revolucionária da sociedade.

Fim.
Valerio (pequeno burguês) e Pietro (operário), dois grandes amigos de Sandro, de classes sociais diferentes, mas que se unem para ajudar o amigo proletário a fugir. A pequena burguesia e o proletariado se unem para combater a burguesia. 
Informações Adicionais:

Título: Cela S'Appelle L'Aurore ('Assim é a Aurora');
Diretor: Luis Bunuel;
Roteiro: Luis Bunuel e Jean Ferry (adaptação do romance de Emmanuel Robles);
Duração: 98 minutos;
Ano de Produção: 1956; País de Produção: França/Itália;
Elenco: Lucia Bosé (Clara Bernacci); Georges Marchal (Dr. Valerio); Jean-Jacques Delbo (Gorzone); Giani Esposito (Sandro Galli); Nelly Borgeaud (Angela); Julien Bertheau (Comissário Fasaro); Brigitte Eloy (Magda); Roberto Le Fort (Pietro); Henri Nassiet (pai de Angela); Simone Paris (esposa de Gorzone); Pascal Mazzotti (Azzopardi); Gaston Modot (novo empregado da fazenda); Yvette Thilly (Delphine). 

Links:

Informações sobre o filme:


Comentários sobre elementos importantes do filme:


Vídeo - Trecho do Filme: 

Nenhum comentário: