quarta-feira, 28 de setembro de 2016

'Oldás és Kötés' ('Cantata'): Miklós Jancsó fez um belo filme, influenciado por Antonioni e pelo Existencialismo! - Marcos Doniseti!

'Oldás és Kötés' ('Cantata'): Miklós Jancsó fez um belo filme, influenciado por Antonioni e pelo Existencialismo! - Marcos Doniseti!
'Oldás és Kötés' ('Cantata') foi o quarto longa-metragem realizado pelo húngaro Miklós Jancsó, um dos mais importantes cineastas do Leste Europeu do Pós-Guerra. Ele ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1972, como melhor diretor, e realizou 21 curtas-metragens antes de fazer o seu primeiro longa-metragem.
Este belo filme de Miklós Jancsó tem uma nítida influência da obra genial de uma dos principais cineastas da história, que é Michelangelo Antonioni, bem como do Existencialismo. A ótima trilha sonora do filme (Jazz, Twist e Rock'n'Roll) e a bela fotografia também são destaques deste excelente filme. O diretor, Miklós Jancsó, declarou que o filme 'A Noite' (Antonioni) foi a maior influência na realização de 'Oldás és Köntés'.

A história do filme gira em torno de um cirurgião, Járom Ambrus, que fica indignado porque não consegue fazer a cirurgia cardíaca de uma mulher, esposa de um amigo (Gyula, que também é médico). Esta acaba sendo operada por um outro cirurgião (Ádámfy), já idoso (70 anos), e que há dois anos que não operava ninguém.

Járom questiona se o velho cirurgião teria ainda a habilidade necessária para fazer a cirurgia, bastante delicada, e diz que a medicina moderna gira em torno de um trabalho de equipe (cirurgião, biólogo, engenheiro químico) e não depende mais de 'lobos solitários'.

As cirurgias modernas, afirma Jaróm, precisam de um 'maestro' e não de um 'artesão'. Ele tenta convencer seu antigo professor de medicina (Sandor), sobre o erro de escolher Ádámfy para fazer a cirurgia, mas o mesmo foi aluno do velho cirurgião e discorda dele.
O velho cirurgião (Ádámfy) ainda faz milagres com as suas mãos. 
Porém, mesmo assim, a cirurgia da mulher, foi bem sucedida, graças justamente à habilidade individual do veterano cirurgião, que conseguiu ressuscitar a mulher, cujo coração tinha parado de bater, ficando em situação de morte clínica.

Assim, o resultado da cirurgia negou tudo aquilo que Jaróm disse. Sandor lhe diz que Ádámfy, o cirurgião da 'velha escola', tinha energia, tenacidade e solidão. No hospital, onde se passam os primeiros trinta minutos do filme, Járom pergunta a Sandor se este percebeu, na Universidade, se ele tinha vocação para ser médico ou se era apenas um carreirista, questionando-se a respeito da escolha profissional que fez.

O Professor lhe responde que, como ele tem 32 anos, Jaróm tem mais um ano para decidir se irá preferir ser crucificado ou se irá viver como os outros, dizendo ainda que primeiro ele tem que aprender a viver e que, depois, poderá começar a filosofar.

Tudo isso mostra que Jaróm está passando por um momento pessoal difícil, por uma crise existencial, possuindo inúmeras dúvidas a respeito da sua trajetória de vida, perguntando-se se as decisões que tomou até ali foram corretas ou não. E ele se dá conta dos inúmeros erros que cometeu e que o levaram à situação de angústia, solidão e alienação na qual se encontra.
A jovem e bonita loira diz que está apaixonada por Járom, mas este reage com frieza.
Desta maneira, a influência do Existencialismo sobre este belo filme de Miklós Jancsó é mais clara do que nunca (até pela influência de Antonioni). O protagonista (Járom) parece ter saído de um café parisiense do começo dos anos 1960, com seu sobretudo negro, sua solidão, angústia e  amargura.

Járom vivencia um processo de alienação em relação a tudo: amigos, mulheres, família, sociedade. Ele tenta se envolver com as pessoas que lhe são próximas, mas não consegue.

Quando ele encontra seus amigos em um restaurante, vemos uma jovem e bonita mulher loira, uma amiga, que lhe diz claramente que é apaixonada por ele, mas Járom não responde. Depois, eles vão a um ateliê, onde assistem a um filme, que gera um debate da qual ele fica totalmente excluído.

A loira jovem e bonita chega a lhe entregar a chave do seu apartamento, mas ele não irá até lá. Járom não consegue se envolver sentimentalmente com ela e tampouco interage com o grupo de amigos. Enquanto os amigos bebem, conversam, dão risada, ouvem música, dançam intensamente (ao som do Rock'n'Roll), divertem-se, interagem, ele fica isolado de tudo.
Járom em meio a um grupo de amigos, mas ele não consegue interagir com eles, ficando isolado. 
Quando ele sai do ateliê e vai ao encontro de um outro grupo de amigos, que está em um restaurante, onde os mesmos conversam a respeito de questões artísticas, históricas e culturais, ele fica quieto e não consegue se enturmar, num tédio mortal.

Depois, Jaróm retorna para o grupo de amigos no ateliê e eles estão assistindo a um filme antigo, que mostra Járom e Martá, uma antiga namorada, juntos, à beira do rio (Danubio).

Assim, vemos que Járom já vivenciou um momento em que ele não esteve sozinho, mas fica claro que as angústias existenciais já faziam parte da sua vida. 

No ateliê, fica claro que ele e Martá ainda se amam e chegam a se beijar, conversam, dão risada, algo raro. Jaróm tenta convencer Martá a ficar com ele, mas a mulher pela qual ele demonstra possuir um sentimento mais forte agora é casada e diz que não pode abandonar o marido.

Com isso, Jaróm se dá conta de que talvez tenha perdido a oportunidade de ter sido feliz em sua vida, deixando de ficar com a mulher que amava. E agora é tarde demais para mudar isso.

Em função de tudo, Járom pede ao professor (Sandor) que empreste o seu carro para que ele possa viajar por dois dias, para visitar a família, que mora na área rural, onde o seu pai é um pequeno proprietário de terra. Com isso, Ambrus decide retornar para a pequena cidade onde nasceu, onde também reencontra um antigo amor (a bela Eta) e o seu irmão.
Marta é uma antiga paixão de Járom, com quem ele teve um romance intenso, mas que se casou com outro. Eles continuam a se gostar, mas a separação foi inevitável, pois ela se recusou a abandonar o marido.  
Desta maneira, Jaróm embarca numa viagem em busca das suas raízes, fazendo uma tentativa de tentar entender o que o levou à situação em que se encontrava naquele momento, marcada pela angústia, solidão e pelo sentimento de total alienação que vivencia.

Em contraste com a condição de infelicidade, angústia e de alienação que afetam Járom, o seu pai é uma pessoa plenamente integrada ao mundo que o cerca. Ele é tão solitário quanto Járom (que tem apenas um irmão), mas não se sente sozinho e nem angustiado, muito pelo contrário.

Nas conversas que Jaróm tem com o pai, percebe-se o quanto esse está inteiramente integrado à realidade em que vive, com a natureza. Até os animais lhe obedecem, a cada ordem sua, fazendo exatamente o que ele manda.

Obs1: Na casa da família, Jaróm fica em um quarto que é uma reprodução quase que totalmente fiel de um quadro de Van Gogh. Esta é uma das várias referências culturais que temos no filme. O compositor húngaro Bela Bartók e o escritor Jean Giono (cuja obra trata da condição humana) também são referências usadas por Jancsó em seu belo filme.
A jovem e bonita loira entrega a chave do seu apartamento para Járom, mas este não irá ao mesmo.
Logo, o pai de Járom (é um personagem sem nome) é feliz ali, tanto que quando Járom convida-o para ir morar em Budapeste, o mesmo acaba recusando o convite e decide continuar residindo no campo, onde irá morrer em breve, como ele mesmo prevê. Percebe-se que ele faz parte daquele mundo no qual nasceu e viveu toda a sua vida.

É esse enraizamento que Jaróm não consegue desfrutar e sentir em sua vida, em Budapeste, com os seus amigos ou com as mulheres com as quais se envolve. E no campo, ele também se sente deslocado, pois saiu dali já há muitos anos e já não é mais a mesma pessoa. Assim, ele não se sente parte de nenhum lugar em particular, passando por um completo processo de alienação (social, familiar).

Járom afirma que ele é o filho de um camponês que se tornou cirurgião e que ele não deveria ter tido acesso tão fácil a tudo, como se não fosse merecedor dos esforços e sacrifícios que a família fez para que ele chegasse à Universidade. Ele diz que tudo foi tão fácil para ele: entrar na Universidade, trabalhar numa clínica. Ele diz que até mesmo o fato de ser filho de um camponês pobre tornou tudo mais fácil para ele e que isso teve um ônus (que foi a sua alienação).
Járom enfrenta uma crise existencial que o leva a refletir sobre as decisões que tomou em sua vida. 
Obs2: Esse comentário de Jaróm se explica pelo fato de que os governos do chamado 'Socialismo Real' poderiam ter inúmeros defeitos (como o autoritarismo, a repressão e a censura), mas eles, de fato, permitiram que milhares de jovens filhos de humildes operários e camponeses pudessem ter acesso ao Ensino Superior, algo com que os seus pais jamais poderiam sonhar que fosse acontecer. Jaróm faz parte da primeira geração de jovens húngaros, originários das camadas populares, que teve condições de ter acesso à Universidade. Até mesmo o historiador britânico Tony Judt (um ferrenho anti-comunista) reconheceu esse fato em seu livro 'Pós-Guerra: Uma História da Europa desde 1945'.

Obs3: Nos países do chamado 'Socialismo Real', as terras eram coletivizadas, ou seja, passaram para o controle do Estado. Mas em alguns países do bloco soviético era permitida a existência de pequenas propriedades rurais privadas. Estes foram os casos da Polônia, da Hungria e da Tchecoslováquia, três países que foram atingidos por Rebeliões populares em diferentes momentos da sua história (Hungria em 1956; Tchecoslováquia em 1968; Polônia em 1956 e em 1970). Em função disso, até para poder manter a insatisfação popular sob controle, os governos destes países foram mais tolerantes e permitiram que uma parte da economia ficasse nas mãos de pequenos proprietários particulares (incluindo pequenos negócios nas cidades). O acesso a bens de consumo duráveis (automóveis, aparelhos de tv, rádios, etc) também foi outra forma de atender às exigências da população.
Járom quer compreender os motivos que o levaram a um sentimento de solidão, angústia e alienação. 
Em sua viagem, Járom também encontrou um antigo amor (Eta), mas ele lhe disse que, no passado, até gostou dela, mas que nunca a amou. Percebe-se claramente que ela ainda o ama, mas ele recusa qualquer envolvimento com a ainda bonita mulher que ela é, apesar de ser mãe de dois filhos. Eta o questiona a respeito do fato de que ela não recebeu apoio dele na Universidade.

A fala de Eta sugere que a mesma teria participado ativamente da 'Revolução de 1956', que se desenvolveu contra o sistema stalinista e a dominação soviética na Hungria e que resultou na invasão do país pelas tropas do 'Pacto de Varsóvia' (Novembro de 1956) e que, em função disso, teria sido expulsa da Universidade. 

Agora, porém, ela diz que terá que terminar o curso que foi interrompido, caso contrário perderá o seu emprego na fazenda.

Obs4: Milhares de pessoas que participaram da chamada 'Revolução Húngara de 1956' perderam seus cargos no governo, em universidades, e foram perseguidas politicamente, chegando a cumprir penas de vários anos de prisão. E muitos húngaros saíram do país, em busca de refúgio em outros países da Europa.
Járom volta à sua cidade natal, na área rural, e reencontra um antigo amor (Eta).
Assim, ficamos sabendo que ela também foi estudante universitária (curso de Agronomia), mas que em função das suas atividades revolucionárias, Eta foi expulsa da Universidade, enquanto que Járom continuou na mesma devido aos seus 'contatos socialistas'. Ela também diz que eles poderiam ter se casado. Logo, ela foi mais uma mulher com quem ele se envolveu romanticamente, mas que acabou abandonando, tal como também fez com relação a Márta.

Eta lhe apresenta os seus dois filhos (Gyuri e Ferko) e estes dizem que desejam ser médicos quando crescerem. E é claro que isso não deixa Jaróm nenhum pouco feliz, talvez por temer que eles serão tão angustiados, infelizes e alienados quanto ele.

Jaróm também estimula o seu irmão a estudar e o convida para ir morar com ele, em Budapeste,, mas o mesmo parece não ter interesse nisso, preferindo viver ali mesmo como um pequeno fazendeiro. Talvez o próprio fato de ver o que aconteceu com Jaróm o convença de que o melhor a fazer é viver e morrer ali mesmo, no campo, ao qual está perfeitamente integrado.

Jaróm também tenta convencer o pai a voltar com ele.

Desesperado, ele diz: 'Nada parece certo! Eu realmente não sei mais de nada. O jeito que vivi. Tudo tão fácil. Mas agora estou tão só. Ajude-me'. Mas o pai continuará vivendo ali, em seu mundo, ao qual também se integra facilmente. E ali irá morrer, como diz ao filho infeliz.
Járom, seu pai e o irmão: Enquanto ele enfrenta uma situação de alienação em relação a tudo (família, amigos, sociedade), eles se sentem perfeitamente integrados ao mundo no qual vivem. 
Járom faz uma viagem de volta, sozinho, à Budapeste, sendo que no meio do caminho ele deu carona a um jovem ao qual, pouco antes, ele quase atropelou. Ele conversou e riu ao conversar com o jovem caroneiro, que planeja estudar Agronomia, dizendo que as pessoas da sua vila irão apoiá-lo. Assim, ele poderá voltar viver em meio ao local onde cresceu, junto com as pessoas que sempre conheceu, privilégio este que Jaróm não teve, o que o deixa com a sensão de que aquele, sim, é um privilegiado.

Quando chega à Budapeste, Járom reflete sobre a sua tentativa de compreender a situação que vivencia naquele momento e uma frase encerra o filme: ‘Se você olhar diretamente para dentro do Sol e perder a sua visão, não culpe o Sol, mas seus olhos'.

Fim.

Informações Adicionais:

Título: 'Oldás és Kotés' ('Cantata');
Diretor: Miklós Jancsó;
Roteiro: Miklós Jancsó; Gyula Hernádi; Jozsef Lengyel.
Duração: 90 minutos; Gênero: Drama;
Ano de Produção: 1963; País de Produção: Hungria;
Elenco: Zoltán Latinovits (Dr. Járom Ambrus); Andor Ajtay (Professor Ádámfy); Béla Barsi (Pai de Ambrus); Miklós Szakáts (Professor Sandor); Gyula Bodrogi (Kiss Gyula, médico); Edit Domján (Márta); Mária Medgyesi (Eta); Gyöngyver Demjén (Fiatal Iány); István Avar (Balázs).
Járom volta para Budapeste, onde continuará tentando encontrar uma solução para os seus dilemas. 
Links:

Informações sobre o filme:


Textos sobre o filme:



Trecho do filme:

Nenhum comentário: