sábado, 11 de março de 2017

‘Chove Sobre o Nosso Amor’: Bergman critica o conservadorismo da sociedade burguesa! – Marcos Doniseti!

‘Chove Sobre o Nosso Amor’: Bergman critica o conservadorismo da sociedade burguesa! – Marcos Doniseti!
'Chove Sobre Nosso Amor' é o segundo filme de Ingmar Bergman, um dos principais cineastas da história. Neste filme já temos alguns dos elementos que estarão presentes em suas principais obras, mas que tem um tom mais leve e bem humorado. 
Este não é um dos filmes mais famosos e comentados do genial cineasta sueco Ingmar Bergman, mas nele fica claro o seu inegável talento.

A trama do filme se desenvolve em torno de um jovem casal e que é formado por dois seres errantes e desajustados, que são David Lindell e Maggi. 

Ambos estão procurando por uma pessoa com quem possam ter uma vida normal, serem felizes, ter filhos, possuírem suas dívidas e pagarem seus impostos, a fim de serem aceitos pela sociedade. 

Enquanto David acabou de sair da prisão (da qual vive entrando e saindo), Maggi saiu pelo mundo para seguir uma improvável carreira de atriz, desejando fazer um curso de arte dramática, mas carrega no ventre um bebê cujo pai é desconhecido. Mas aos olhos da sociedade burguesa, 'cristã, iluminista e democrática' da Suécia eles são apenas marginais que não querem viver de forma decente. 

David e Maggi acabam se cruzando ao acaso, em uma praça, e acabam passando a noite juntos, em um hotel, no qual se relacionam sexualmente, mesmo sem que nenhum dos dois soubesse o nome do outro. Essa liberdade sexual da qual desfrutam é um dos motivos pelos quais eles não são aceitos pela sociedade. 
David e Maggi são dois jovens desajustados que desejam desfrutar de uma vida normal, mas que enfrentam inúmeros obstáculos para atingir os seus objetivos. Burocracia estatal, pequenos burgueses, Justiça e aproveitadores fazem de tudo para atrapalhar os seus planos de querer viver de forma livre e honesta. 
Quando ela se apresenta no hotel, junto com David, Maggi é obrigada a mostrar que possui uma mala, a fim de provar que não é uma prostituta. David critica os valores dominantes da sociedade, dizendo que esta usa a posse de uma mala para definir se uma pessoa é decente ou não. 

Eles acabam se apaixonando e ele se lembra de um antigo amigo (Tornberg), a quem pede por um trabalho, mas a esposa do mesmo não permite, pois não gosta de David, em função do seu passado pouco recomendável. Os valores conservadores vão começar, desde o início, a atrapalhar as intenções de David e Maggi. 

David e Maggi vão parar na área rural de uma cidade sueca, onde também irão sofrer com o preconceito da população local. A chuva torrencial que os atinge, logo no início, é um sinal dos problemas que eles terão que enfrentar. 

Eles acabam se instalando em um chalé, que pensam estar abandonado, mas que pertence a um velho solitário (Per Hakansson), um pequeno proprietário que vive apenas com os seus inúmeros gatos e que chama a Polícia, que desfere algumas bordoadas em David, enquanto Hakansson ri de Maggi, que teme que o namorado volte para a prisão. 

Hakansson, porém, permite que David e Maggi passem a viver ali, passando a cobrar um aluguel do casal. Mas eles desconhecem o fato de que o tal chalé é, na verdade, uma casa móvel e pré-fabricada que Hakansson vive levando para outros lugares a fim de explorar pessoas ingênuas como David e Maggi. Hakansson não toma uma atitude sequer que não seja pensando em se aproveitar dos outros. Ele é, claramente, o Diabo em pessoa. 
A forte chuva que cai sobre David e Maggi no início do filme é um sinal das dificuldades que eles irão enfrentar. 
David consegue um emprego em um centro de jardinagem, onde também irá sofrer o preconceito da esposa do proprietário (Andersson), a quem David protege, para que o mesmo possa ir ao bar. A mulher é uma velha rabugenta que oprime o marido e a filha, sendo que o marido se vinga saindo para beber. Afinal, somente estando muito bêbado, mesmo, para aguentar viver com uma megera dessas. 

Ela chega a suspeitar que David esteja roubando alguns objetos da loja (cafeteira, pá), que desapareceram depois que ele passou a trabalhar no local, embora ele seja inocente. Na verdade, os responsáveis pelos furtos são dois vizinhos ‘trambiqueiros’ circenses e amigos de David, que fizeram amizade com ele e Maggi logo depois que o casal chegou à cidade e de quem o jovem casal ganhou um rádio de presente de Natal. Eles furtam por toda a região, nunca são descobertos e entregam os objetos para os amigos. 

Na noite de Ano Novo, David diz que eles serão iguais a todas as outras pessoas, possuindo contas na mercearia e pagando impostos. 

Ele a pede em casamento, mas ela resiste, e David não compreende a razão disso. 

Mais adiante, Maggi fala para David que está grávida, deixando-o muito surpreso quando ela ainda afirmou que o pai era um ilustre desconhecido com quem ela havia se relacionado pouco tempo antes de conhecer David e com o qual manteve relações sexuais apenas uma vez. 
Hakansson se apresenta como alguém que estaria disposto a ajudar David e Maggi, mas não é bem assim. 
Em um primeiro momento, inconformado e sofrendo com a situação, David afasta-se de Maggi, mas o medo de ficar sozinho (tal como o Anjo que diz) faz com que ele volte para a mulher que ama. No início, David rejeita a ideia de que Maggi deva ter a criança, mas depois ele acabará aceitando o fato ou, pelo menos, aparenta isso. 

Afinal, ele realmente gosta de Maggi e não quer perde-la.  

Logo, David e Maggi tem uma vida calma, tranquila e feliz, que é tudo o que desejavam, mas eles sempre são discriminados pelos outros, apesar dos seus esforços em serem aceitos por esta sociedade formada por pequenos proprietários (um microcosmo da Suécia daquela época?). 

Um exemplo desde preconceito que sofrem se dá quando eles decidiram se casar, mas descobriram que a burocracia não permitia que isso acontecesse e que Maggi teria que ir morar em uma casa maternal. Apesar disso, eles continuaram juntos e felizes, mas o filho dela acabaria nascendo morto. 

Esse preconceito que as pessoas manifestam em relação a David e Maggi é a ‘chuva’ do título do filme. A sociedade faz de tudo para impedir que o jovem e apaixonado casal possa ter uma vida normal e que possam se integrar à mesma, que é tudo o que eles mais desejam. Eles querem ter um trabalho, uma casa, pagar contas e impostos, tudo o que os outros já possuem. Mas a pequena burguesia, os burocratas, a Polícia, os aproveitadores (Hankasson) fazem de tudo para impedir que isso aconteça.
A dupla de 'trambiqueiros', amigos de David e Maggi, dá um rádio de presente para o jovem casal. Junto com Hanna, a vizinha, eles formam um grupo de amigos que se ajudam em todos os momentos, cultivando valores que a sociedade burguesa despreza, como o companheirismo e a solidariedade. 
Assim, David e Maggi têm que lutar contra os preconceitos e os valores conservadores da sociedade burguesa para que possam atingir os seus objetivos. Embora vejamos elementos de conflitos de classes no filme de Bergman, o jovem casal não quer se rebelar contra a sociedade burguesa, mas se integrar à mesma. A questão é que David e Maggi parecem que não percebem que há um preço a pagar para que eles, dois desajustados libertinos, possam ser aceitos pelas pessoas ditas 'decentes e normais'. 

No filme, também temos a presença de um personagem, um homem idoso, que faz comentários sobre a trama, falando diretamente com o espectador, e que também interage com os personagens (David, em especial). Em um determinado momento, por exemplo, ele diz para David que o mesmo havia ficado contente com a morte do bebê, pois este não era filho dele. Ele sempre fala à consciência de David. 

Enquanto isso, Hakansson, que havia alugado o chalé para David e Maggi, e que havia se apresentado como alguém que tinha interesse em ajuda-los, também mostrou ser uma pessoa ardilosa e manipuladora, pois confessou para o jovem casal que ele não podia, segundo a Lei, alugar o chalé para ninguém, mas apenas vender o mesmo. 

Assim, ele diz que se David e Maggi não comprarem o chalé, eles terão que ir embora do lugar. Assim, Davi decide comprar o chalé. Na visão de David aquele é um passo a mais que ele e Maggi estão dando para se tornarem um casal feliz e que possa ser aceito pela sociedade. 
David estapeia o burocrata (Purman) que não liga a mínima para o que irá acontecer com ele e Maggi depois que forem expulsos do chalé. Em função disso, ele será levado a julgamento. 
Afinal, agora eles são proprietários, o que, em uma sociedade capitalista na qual predominam os valores burgueses, é sinônimo de ‘pessoas respeitáveis’. 

Assim, se Hakansson representa o Mal, esse homem idoso (um Anjo) representa o Bem. E ambos procuram, de diferentes maneiras, influenciar o comportamento e as decisões de David e Maggi. De certa maneira, o filme trata justamente disso, ou seja, o conflito entre o Bem e o Mal, que procuram, cada um à sua maneira, influenciar e determinar o comportamento dos seres humanos.

Logo depois que Maggi e David retornam para o chalé, eles são comunicados que a prefeitura irá desalojá-los do local, onde serão construídas novas moradias, mas ele expulsa e agride o funcionário (Purman) que os avisou do fato. Purman é um burocrata frio e insensível que não se importa com o que irá acontecer com o jovem casal caso eles percam o chalé). 

Com isso, David acaba sendo levado a julgamento, no qual são relembradas todas as suas passagens anteriores pela Polícia e a sua vida errante e marginal.

E os moradores da cidade dão vários depoimentos, todos bastante negativos a respeito de David e o promotor os acusa de não terem tentado construir uma vida respeitável. Na verdade, isso foi tudo o que eles mais desejaram e tentaram alcançar, de todas as maneiras, mas as pessoas não os ajudaram, muito pelo contrário. 

O advogado de defesa chama Hanna Ledin (a vizinha do jovem casal), no entanto, fala muito bem deles, dizendo que os mesmos desconheciam o fato de que a dupla de 'trambiqueiros' roubava os bens que lhes dava como presentes. E o advogado também diz que, de uma maneira esquisita, eles tentaram, sim, levar uma vida respeitável e se integrar à sociedade. 
O 'Anjo' defende David durante o julgamento e o mesmo acaba sendo absolvido. 
Mas eles foram enganados, desprezados, tratados como suspeitos de crimes que não cometeram e os seus problemas não foram levados em consideração pelo governo quando foram avisados de que teriam que abandonar o local em que moravam. David finaliza dizendo que está arrependido de ter agredido Purman e pede que não seja enviado para a prisão, pois ele e Maggi estão apaixonados e querem viver de forma decente.

David é declarado inocente e, logo depois, o ardiloso Hakansson desfaz o negócio da venda do chalé para David. Este, na sequência, é avisado por Hakansson de que a Prefeitura irá pagar uma indenização aos moradores que abandonarem o local onde as casas serão construídas. Hakansson diz que David é uma boa pessoa, mas que age impulsivamente, sem pensar. E ele Hakansson se aproveita da ingenuidade e inexperiência de David, mostrando o quanto é picareta e desonesto. 

No fim, David e Maggi decidem ir embora (sem dinheiro algum, somente com as roupas do corpo e uma pequena mala), pois as novas casas que foram construídas no lugar são feias e cercadas e eles desejam ter uma vida calma, junto a um lago, em meio a natureza. 

Eles encontram o advogado (que mais parece um anjo, tal como é dito por Maggi), que lhes diz que irá chover e que oferece um guarda-chuva para o jovem e inexperiente casal, como se tivesse oferecendo uma proteção contra os problemas, dificuldades e obstáculos que eles irão enfrentar na vida. 

Fim.
O "Anjo" dá um guarda-chuva de presente para David e Maggi, a fim de que eles fiquem preparados para superar os problemas que irão enfrentar em suas vidas.  

Informações Adicionais:

Título: Det Regnar pa Var Karlek' ('Chove Sobre o Nosso Amor');
Diretor: Ingmar Bergman;
Roteiro: Herbert Grevenius e Ingmar Bergman;
País de Produção: Suécia; Ano de Produção: 1946;
Duração: 96 minutos; 
Gênero: Drama; Romance;
Música: Erland von Koch;
Elenco: Barbro Kollberg (Maggi); Birger Malmsten (David); Ludde Gentzel (Hakansson); Julia Caesar (Hanna Ledin); Douglas Hage (Andersson); Gunnar Bjornstrand (Purman); Erik Rosen (Juíz); Magnus Kesster (Tornberg); Gosta Cederlund (Anjo).

Vídeo - Trecho do Filme:
                                           

Nenhum comentário: