sábado, 24 de junho de 2017

‘Act of Violence’ mostra o peso de um passado que é melhor esquecer, mas que sempre volta! – Marcos Doniseti!

‘Act of Violence' mostra o peso de um passado que é melhor esquecer, mas que sempre volta! – Marcos Doniseti!
Fred Zinnemann dirigiu 'Act of Violence', um clássico filme Noir de 1949. 
Esse ótimo filme Noir trata dos efeitos da Segunda Guerra Mundial sobre os cidadãos americanos e mostra que nem todos os soldados do país se comportaram como heróis durante o conflito. 

Mas o assunto principal de 'Act of Violence' é um tema que está sempre presente nos filmes Noir, que é o retorno do passado, de algo que aconteceu na vida do protagonista e que ele procura esquecer, mas do qual não consegue fugir. Esse passado sempre acaba voltando. 

Quanto a Segunda Guerra começou, os EUA possuíam um Exército pequeno, de cerca de 115 mil soldados. A principal força militar do país era a Marinha, que atuava intensamente na América Latina e na Ásia, onde promovia inúmeras intervenções militares desde a segunda metade do século XIX (Cuba, Porto Rico, Filipinas). 

Mas nos anos posteriores ao início da Segunda Guerra Mundial, o General Marshall comandou um processo de rápido crescimento do Exército americano, que chegou a possuir um efetivo total de 12 milhões de soldados em seu auge. 

É claro que para conseguir atingir esse tamanho foi necessário adotar o alistamento militar obrigatório e, assim, milhões de cidadãos comuns (operários, professores, engenheiros, jovens, etc) foram convocados para prestar o serviço militar. 
Um homem na cidade, sozinho, à noite: Uma cena clássica dos filmes Noir. 

Depois de vários anos mobilizados e lutando em várias frentes de combate (África, Europa e Ásia) esses milhões de soldados retornaram para as suas casas e retomaram as suas vidas, junto às suas namoradas e esposas. 


A trama de ‘Act of Violence’ gira em torno de dois destes ex-soldados: Frank Enley e Joseph Parkson. 

O capitão Frank Enley é considerado como sendo um herói de guerra, sendo até homenageado pela população da pequena cidade californiana na qual vive (Santa Elisa), mas cuja atuação no conflito mundial é cercada de alguns mistérios, que serão revelados durante o filme.

Quando voltou da Guerra, o capitão Enley tornou-se um pequeno empreiteiro, muito bem sucedido, e se casou com a bonita e fiel Edith, com quem teve um filho (Georgie). 
Joe Parkson se prepara para se vingar de Frank, seu capitão durante a Segunda Guerra Mundial, onde o mesmo agiu de maneira que o prejudicou, bem como aos seus amigos. 

Eles formam a típica família de classe média ‘WASP’ (Branca, Anglo-Saxônica e Protestante) feliz e bem sucedida que a propaganda ianque adorava divulgar pelo mundo todo como sendo uma legítima representante do chamado ‘american way of life’. 


Assim, Frank e família são felizes e bem sucedidos, sendo que ele também é um herói de guerra. Tudo parece perfeito. Parece. 

Até que surge Joe Parkson, um veterano de guerra que era um velho amigo de Frank, mas que por motivos desconhecidos (no início do filme, é claro) vai atrás do mesmo para se vingar por algo que ocorreu durante a Guerra. E justamente por isso, Joe quer matar Frank de qualquer jeito. 

Assim, o tema principal deste clássico filme ‘Noir’ é um assunto que quase sempre está presente nos filmes do ‘gênero’: A fuga do passado. 
Frank, carregando o filho (Georgie, de dois anos), ao lado da esposa (Edith). Ele lutou na Segunda Guerra Mundial e, depois, se tornou um pequeno construtor de sucesso e montou uma família unida, bem de vida e feliz. Mas o 'american way of life' que ele e família desfrutam esconde um passado o qual ele prefere não se lembrar.  

Em muitas produções ‘Noir’ o protagonista destes filmes sempre tem algo em seu passado do qual ele foge e que procura esquecer, mas esse passado sempre ressurge, na presença de uma pessoa que o procura, com o objetivo de ‘acertar as contas’ ou de relembrar o que aconteceu.


Obs1: Outro excelente e clássico filme Noir que trata justamente deste assunto é 'Out of the Past' ('Fuga do Passado’), produção de 1947, que foi dirigido por Jacques Torneur. 

Quando Joe chegou à Santa Elisa, ele imediatamente foi até a residência de Frank, mas a esposa lhe diz que o mesmo foi pescar com um amigo. 
Ingenuamente, e sem saber quem é aquele homem que manca o tempo inteiro (resquício da Guerra), ela lhe diz qual é o lugar para o qual Frank foi. 

Quando é informado, pelo dono do pesqueiro, que foi procurado por um homem alto e que mancava, Frank percebe que está sendo procurado por Joe e decide ir embora imediatamente do local, o que o amigo e vizinho estranha, pois eles acabaram de chegar ao mesmo. 

Joe chega à Santa Elisa, pequena cidade californiana na qual vive Frank, do qual ele deseja se vingar. Ele viu uma matéria no jornal exaltando o 'herói' Frank. Este já havia saído de Siracusa em função da perseguição que Joe lhe movia há muito tempo. 

Assim, Frank retorna rapidamente para a sua bonita e confortável casa e procura fechar as portas e janelas da mesma, bem como apaga todas as luzes da residência, o que deixa a sua jovem esposa muito preocupada com a situação. 


Edith quer saber o que está acontecendo e Frank conta que Joe é um   ex-amigo, da época em que prestaram serviço militar durante a Guerra, e que o mesmo o considera responsável por algo de ruim que lhe aconteceu durante o conflito. 

Ele também diz para a esposa que Joe é louco, mas em nenhum momento Frank conta em detalhes o que foi que aconteceu entre ele e o seu vingativo ex-amigo para que o mesmo esteja, agora, lhe perseguindo desta maneira e com uma imensa vontade de mata-lo.  

Na ânsia de fazer o ex-amigo parar de persegui-lo, Frank vai até Los Angeles, com o objetivo de participar de uma festiva reunião que contará com a participação de pequenos empreiteiros. 
Joe vai ao pesqueiro, atrás de Frank, com o objetivo de matar o mesmo. Ele não consegue se livrar do passado, do qual sofre as consequências. Joe culpa Frank por isso.

Joe chegou a ir até a casa de Frank, novamente, forçando a sua entrada na mesma, mas o mesmo não se encontrava no local e a esposa recusou-se a lhe informar para onde Frank tinha ido, pois percebe que ele deseja matar o seu marido. 


Edith decide ir para Los Angeles, até o local da convenção dos empreiteiros, e encontra Frank, que finalmente lhe conta, com todos os detalhes, o que havia acontecido entre ele e Joe na época da Guerra. 

Frank diz que ele era capitão e que o seu avião foi abatido pelos alemães e que ele e os outros soldados que estavam sob o seu comando foram feitos prisioneiros. Eles foram levados para um campo alemão, onde eram muito mal tratados, sendo que mal tinham o que comer. Com isso, os prisioneiros tentavam fugir, mas sempre que isso acontecia os soldados da SS matavam os fugitivos. 

Frank havia sido informado que Joe e outros prisioneiros estavam planejando uma fuga e que cavaram um túnel para isso. Com medo de que eles fossem mortos pelos alemães, Frank procurou o chefe do campo (um oficial da SS), que lhe garantiu que nada aconteceria aos fugitivos se ele lhe informasse os detalhes (dia e horário) da fuga. 
Frank fica assustado com a perseguição feita por Joe e se tranca dentro de sua casa, junto com a esposa e o filho. Inicialmente, ele evita de lhe dizer qual é o verdadeiro motivo desta perseguição que sofre por parte do ex-amigo. 

Frank confiou no oficial da SS e lhe informou tudo, mas quando Joe e os demais tentaram fugir, os mesmos foram executados pelos alemães, sendo que apenas Joe sobreviveu. E agora Joe quer vingança. 


Com isso, Edith chora muito e percebe que o seu marido não é aquele homem perfeito que imaginava, mas que é um ser humano comum, com suas fraquezas e que o mesmo também comete erros. 

Apesar disso, ela decide continuar ao lado de Frank, que sempre procurou esquecer tudo o que havia acontecido. Mas a tentativa de vingança que Joe leva adiante faz com que ele tenha que se defrontar com aquilo que fez. 

Com isso, Frank reconhece o erro que cometeu e diz para a esposa que não há nada que possa ser feito. Ele tem que caminhar em direção ao seu destino, que é a morte, mas em nenhum momento ele diz isso para Edith, é claro. 
Frank finalmente conta para a esposa o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial. Um fato da época é que provoca a perseguição e o desejo de vingança de Joe. 

O esperto Joe consegue descobrir para onde ele viajou, ao telefonar para a vizinha de Frank (Martha) que não sabia quem era Joe e o que ele queria com Frank. 

A namorada de Joe (Ann) também viajou de Nova York até Los Angeles e, sabendo o que o mesmo planejava fazer, procurou por Edith e lhe contou que Joe tinha descoberto para onde Frank tinha viajado. 

Desesperada, Edith telefona para Frank, mas ele estava no bar e o barulho o impedia de ouvir o que ela dizia. Mas, neste momento, ele viu Joe e lhe desferiu um soco, conseguindo fugir na sequência. 

Frank acaba saindo pela cidade e entra em um bar, no qual encontra uma mulher (uma prostituta) que está disposta a lhe ajudar. Ela o leva para o local em que mora e Frank termina por lhe contar o que está acontecendo. Ela diz que conhece um ‘advogado’ (Gavery) que poderia ajuda-lo a resolver a situação. 
Ann, a namorada de Joe, tenta evitar que o mesmo prossiga com o seu plano de levar adiante a sua vingança contra Frank, não consegue e, com isso, ela vai avisar Edith a respeito dos planos de Joe.

Mas o tal advogado é, de fato, um intermediário que contrata um assassino de aluguel (Johnny) que cobra muito caro (8 a 10 mil dólares) para fazer os seus trabalhos sujos. Totalmente embriagado e sem ter inteira consciência do que está fazendo, Frank acaba concordando com que Johnny marque um encontro com Joe, com o objetivo de mata-lo, em um local de Santa Elisa. 


Frank fica desesperado com o que está para acontecer e retorna para Santa Elisa, onde se despede da esposa (e do filho) sem que a mesma perceba que ele está indo embora para encontrar o seu destino e que nunca mais irá vê-lo vivo novamente.  

Obs2: O fatalismo é outra característica marcante dos filmes ‘Noir’. Entre outros elementos do ‘Noir’ que estão presentes no filme nós temos a escuridão, a ambiguidade dos personagens e a volta do passado. Em compensação não temos aqui nem a figura de uma ‘femme fatale’ e tampouco de policiais corruptos. 

Quando Frank sai da casa, Edith fica desesperada. Mas ele vai encontrar Joe, com o objetivo de avisar ao ex-amigo que o mesmo será morto.
O desesperado Frank corre pela cidade, à noite, fugindo de Joe.

Porém, Johnny já está esperando por Joe dentro de um veículo e quando Frank vê que o mesmo será assassinado, ele entra na frente e recebe o tiro que se destinava a Joe. Frank sobrevive e se atira na direção do carro, provocando um acidente fatal, que resulta na morte de ambos.


Joe e a namorada (Ann) e outros moradores do local observam o corpo de Frank estendido no chão, já sem vida. O falso herói de Guerra deu a sua vida para salvar o amigo. 

Agora, sim, ele tornou-se um herói. 

Quando vê que o homem que perseguia se sacrificou para salvá-lo, um consternado Joe coloca o braço de Frank sobre o peito e vai embora com Ann. 

Fim. 
Frank recebe proposta de 'ajuda' de Pat e Gavery, mas isso o colocará em uma situação bastante complicada.  

Informações Adicionais:


Título: Act of Violence (Ato de Violência);
Diretor: Fred Zinnemann;
Roteiro: Robert L. Richards, Collier Young;
Ano de Produção: 1949; 
País de Produção: EUA;
Duração: 82 minutos; 
Gênero: Policial Noir;
Música: Brosnilau Kaper; 
Fotografia: Robert Surtees;
Elenco: Robert Ryan (Joseph Parkson); Janet Leigh (Edith Enley); Van Heflin (Frank Enley); Mary Astor (Pat); Berry Kroeger (Johnny); Phyllis Thaxter (Ann Sturges), Taylor Holmes (Gavery); Will Wright (Pop); Harry Antrim (Fred Finney); Connie Gilchrist (Martha Finney). 
Frank entra na frente de Joe e leva o tiro que se destinava ao seu ex-amigo, evitando que o mesmo fosse assassinado.

Vídeo - Trecho do Filme:

Nenhum comentário: